quinta-feira, 5 de julho de 2018

Os primeiros 40 dias após a morte (São João de Xangai e São Francisco)

Sem limites e sem consolo, seria nossa tristeza por pessoas próximas que estão morrendo, se o Senhor não nos tivesse dado a vida eterna. Nossa vida seria inútil se terminasse com a morte. Que benefício haveria então da virtude e da boa ação? Então aqueles que dizem "Vamos comer e beber, porque amanhã morreremos!" estariam corretos.

Mas o homem foi criado para a imortalidade, e por Sua ressurreição, Cristo abriu as portas do Reino Celestial, da bem-aventurança eterna para aqueles que acreditaram nEle e viveram em retidão. Nossa vida terrena é uma preparação para a vida futura, e esta preparação termina com a nossa morte. "Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Hb 9:27). Então o homem deixa todos os seus cuidados terrenos; o corpo se desintegra, para ressurgir na Ressurreição Geral. Muitas vezes esta visão espiritual começa nos que estão morrendo antes mesmo da morte, e enquanto ainda vêem aqueles que os cercam e até mesmo falam com eles, eles vêem o que os outros não vêem.


Mas quando deixa o corpo, a alma se encontra entre outros espíritos, bons e maus. Geralmente inclina-se em direção àqueles que são mais parecidos com ela em espírito, e se enquanto no corpo estava sob a influência de alguns, ela permanecerá em dependência deles quando deixar o corpo, por mais desagradáveis que possam ser ao encontrá-los.

Ao longo de dois dias, a alma desfruta de relativa liberdade e pode visitar lugares na terra que lhe eram queridos, mas no terceiro dia ela se move para outras esferas. Neste momento (no terceiro dia), passa por legiões de espíritos malignos que obstruem o seu caminho e acusam-na de vários pecados, aos quais eles próprios a tentaram.

De acordo com várias revelações, há vinte desses obstáculos, as chamadas "casas de pedágio" [1], em cada uma das quais uma ou outra forma de pecado é testada; depois de passar por uma, a alma segue para a próxima, e somente depois de passar com sucesso através de todas elas a alma pode continuar seu caminho sem ser imediatamente lançada no gehenna. Quão terrível são esses demônios e suas casas de pedágio pode ser visto no fato de que a própria Mãe de Deus, quando informada pelo Arcanjo Gabriel de Sua morte que se aproximava, respondendo a sua oração, o próprio Senhor Jesus Cristo apareceu do céu para receber a alma de Sua Mãe Mais-Pura e conduziu-a ao céu. Terrível, de fato, é o terceiro dia para a alma dos mortos e, por essa razão, precisa especialmente de orações para si.

Então, tendo passado com sucesso pelas casas de pedágio e se curvado diante de Deus, a alma pelo curso de mais 37 dias visita as habitações celestiais e os abismos do inferno, não sabendo ainda onde permanecerá, e somente no quadragésimo dia é seu lugar designado até a ressurreição dos mortos. Algumas almas se encontram (após os quarenta dias) em uma condição de antecipação da eterna alegria e bem-aventurança, e outras no temor dos tormentos eternos que virão de forma plena após o Juízo Final. Até lá, as mudanças são possíveis na condição das almas, especialmente oferecendo-lhes o Sacrifício Incruento (comemoração na Liturgia) e, da mesma forma, por outras orações.

Quão importante é a comemoração na Liturgia pode ser vista na seguinte ocorrência: Antes da descoberta das relíquias de São Teodósio de Chernigov, o monge-sacerdote (o renomado Starets Alexis do Eremitério Goloseievski, da Kiev-Caves Lavra, que morreu em 1916), que estava realizando a recuperação das relíquias, cansando-se enquanto estava sentado ao lado das relíquias, cochilou e viu diante de si o Santo, que lhe disse: "Eu agradeço por trabalhar comigo. Eu imploro também, quando você servir a Liturgia, para comemorar meus pais "- e ele deu seus nomes (Sacerdote Nikita e Maria). "Como você, ó Santo, pode pedir minhas orações, quando você mesmo está diante do trono celestial e concede às pessoas a misericórdia de Deus?" o monge-sacerdote perguntou. "Sim, isso é verdade", respondeu São Teodósio, "mas a oferenda na Liturgia é mais poderosa do que a minha oração".

Portanto, as panikhidas (ou seja, as orações Trisagion para os mortos) e a oração em casa pelos mortos são benéficas para eles, assim como as boas ações feitas em sua memória, como esmolas ou contribuições para a igreja. Mas especialmente benéfico para eles é a comemoração na Divina Liturgia. Houve muitas aparições dos mortos e outras ocorrências que confirmam quão benéfico é a comemoração dos mortos. Muitos que morreram em arrependimento, mas foram incapazes de manifestar isso enquanto estavam vivos, foram libertados das torturas e obtiveram repouso. Na Igreja, orações são oferecidas para o repouso dos mortos, e no dia da Descida do Espírito Santo, nas orações ajoelhadas às vésperas, há até uma petição especial "para os que estão no inferno".

Cada um de nós que deseja manifestar seu amor pelos mortos e dar-lhes ajuda verdadeira, pode fazer o melhor de tudo através da oração por eles e, particularmente, comemorando-os na Liturgia, quando as partículas que são cortadas para os vivos e os mortos são deixadas cair no Sangue do Senhor com as palavras: "Lave, ó Senhor, os pecados daqueles aqui comemorados pelo Teu Preciosíssimo Sangue e pelas orações dos Teus Santos".

Não podemos fazer nada melhor ou maior pelos mortos do que rezar por eles, oferecendo-lhes comemoração na Liturgia. Disto eles estão sempre em necessidade, e especialmente durante aqueles quarenta dias em que a alma do falecido está seguindo em seu caminho para as habitações eternas. O corpo não sente nada então: não vê seus entes próximos que se reuniram, não cheiram a fragrância das flores, não ouve as orações fúnebres. Mas a alma sente as orações oferecidas por ela e é grata àqueles que as fazem e é espiritualmente próxima delas.

Ó parentes e próximos dos mortos! Faça por eles o que é necessário para eles, dentro de seu poder. Use seu dinheiro não para adorno o exterior do caixão e da sepultura, mas para ajudar os necessitados, em memória de seus entes próximos que morreram, para as igrejas, onde são oferecidas orações por eles. Mostre misericórdia aos mortos, cuide das almas deles.

Diante de nós está o mesmo caminho, e como então desejaremos ser lembrados em oração! Portanto, sejamos misericordiosos com os mortos.

Assim que alguém repousar, chame ou informe imediatamente um padre para que ele possa ler as orações designadas para serem lidas para todos os cristãos ortodoxos após a morte.

Tente, se for possível, ter o funeral na Igreja e ter o Saltério lido sobre o falecido até o funeral.

Definitivamente providencie de uma só vez o serviço de memorial de quarenta dias, isto é, a comemoração diária na Liturgia por quarenta dias. (NOTA: Se o funeral é em uma igreja onde não há serviços diários, os parentes devem tomar cuidado para ordenar o memorial de quarenta dias onde quer que haja serviços diários.) Também é bom enviar contribuições para comemoração aos mosteiros, bem como para Jerusalém, onde há oração constante nos lugares santos.

Cuidemos dos que partiram para o outro mundo antes de nós, a fim de fazer por eles tudo o que pudermos, lembrando que "Bem-aventurados os misericordiosos, porque obterão misericórdia".

São João Maximovitch 


[1] NT: O termo inglês toll-houses também é traduzido por "telônios aéreos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário