sexta-feira, 27 de julho de 2018

Fogo Oculto: Perspectiva Ortodoxa sobre Yoga (Joseph Magnus Frangipani)

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos. 
(2 Coríntios 6:14-16)


Eu fui criado católico romano. Eu amava a oração. Caminhando pela floresta, brincando em riachos, correndo pelos vastos campos da imaginação. Estas eram como oração para mim: o silêncio, a quietude, a hesychia que as crianças encontram quase por natureza. Eu nem sempre ficava nesse lugar de oração. Mas eu o reconhecia. E eu tomei como certo, como uma atividade simples dentro do coração.

Todos nós experimentamos isso em graus variados. Usamos palavras diferentes - ou nenhuma, porque todas parecem tão inadequadas - para expressar o movimento do coração em direção a Deus. Parece que quando somos inocentes de coração, especialmente quando somos muito jovens, há uma percepção tangível de dois nessas experiências. Amante e amado. O Outro alguém. Quando eu era criança, não articulei essa Presença como Cristo - assim como nunca articulei meus pais por seus nomes. Eu apenas conhecia eles.

* * * 
Como estudante do ensino médio - meus avós me colocaram em uma escola católica romana só para meninos - eu queria ser um monge trapista. Eu frequentava os cultos regularmente e lia a Bíblia com frequência. A escritura realmente é como uma porta. Você pode entrar através dela e o Espírito Santo te leva a lugares sem realmente levantar seus sapatos do chão. Mas eu sabia que havia algo mais. Uma diferença entre ler sobre as experiências e a própria experiência.

O Dr. Harry Boosalis escreve em Santa Tradição: "Não somos chamados simplesmente a 'seguir' a Tradição ou 'imitar' a Tradição. Somos chamados a experimentá-la ... assim como os santos têm e continuam a fazer." Sabemos que algo está faltando no mundo ao nosso redor. Alguma riqueza, alguma profundidade de que estamos vagamente conscientes e buscamos. Esta é, naturalmente, a riqueza do amor, da luz e da graça de Deus. Mas, naquela época da minha vida, eu não tinha a linguagem para expressar isso. Como muitos, atribui essa insatisfação, esse desconforto a outras coisas.

Então, um professor de psicologia no ensino médio orientou minha classe sobre a auto-hipnose. Minha intriga com a meditação seguiu rapidamente depois disso. Eu me senti relaxado. Eu abaixei minha guarda para novas experiências. Senti como se a porta dos fundos do meu coração se abrisse permanentemente. Eu rejeitei Deus 'para ir sozinho por conta própria'. Eu experimentei, muito claramente, uma luz apagando dentro de mim. A Presença, o Outro alguém, o Amigo respeitava essa decisão. Parecia que Ele partiu em silêncio. Ele respeita o livre arbítrio. Ele nunca se força. Ele bate na porta do coração e espera.

* * *

Então comecei a meditar regularmente. Inicialmente, especialmente na adolescência, foi realmente difícil: ficar sentado por horas com velhos budistas tibetanos, completamente imóvel, trazendo meus pensamentos de volta para a parede nua e para a estátua de bronze do Buda na minha frente. Comecei a estudar reencarnação, karma e samsara. [1] Eu ainda não estava ciente das origens do budismo tibetano na religião xamânica chamada Bon, nem sua adoção da astrologia, magia e outras práticas ocultistas. [2]

Eu queria aprender a acalmar a ansiedade e a depressão, como varrer pensamentos dispersos. Visitando salas de meditação budistas e ashrams hindus, fiquei intrigado com os 'fogos de artifício espirituais': os êxtases, transes, sentimentos e visões. Estes estão associados a todos os níveis de meditação e yoga e aumentam com a prática. Essas experiências e outras são às vezes chamadas de siddhis, ou poderes adquiridos através da sadhana (prática de meditação e yoga). A intriga tornou-se fascinação e o fascinante tornou-se familiar. Sem que eu percebesse, minha curiosidade inicial "inofensiva" sobre yoga e meditação se transformou em hábito. Passei mais de uma década imersa neste mar espiritual.

Durante esses anos, muitas perguntas foram feitas. Por exemplo, os padres e monges católicos romanos sabem se os primeiros cristãos acreditavam na pré-existência de almas e reencarnação? Eles disseram que não sabiam. E além disso, eles perguntaram, o que isso importa? Lendo mais sobre as origens e os significados das religiões do Extremo Oriente e ansioso por experimentar os bardos - as dimensões intermediárias dos mundos material e espiritual -, estudei o Livro Tibetano do Viver e Morrer.

Li toda a literatura mística ou esotérica na qual consegui colocar minhas mãos e guardei uma cópia do Bhagavad Gita no bolso li os escritos de Paramahansa Yogananda. Mergulhei nos escritos de Osho, li Ram Dass e Ramana Maharshi, convencido de que não havia mais ser divino do que eu mesmo. Cabia a mim quebrar meu eu ilusório. De acordo com muito do que li e ouvi, não pode haver relação pessoal com o Divino e isso me conflitou. A natureza calma e pacífica da infância se foi. Quanto mais mergulhava na meditação e yoga, mais urgências súbitas e inexplicáveis eu experimentava para me machucar. Minha alma estava sob ataque. Este foi um período muito sombrio e infeliz da minha vida.

Buscando calma, tomei o voto de Bodhisattva e busquei uma ordem monástica leiga contemplativa e pacífica dentro do budismo, em um esforço para me ancorar em algum lugar, com alguma coisa. Depois de um período inicial de relativa paz, desenvolveu-se ousadia, até imprudência, relacionada às atividades espirituais. Eu estava passando por uma espécie de alcoolismo espiritual. Mas eu não sabia disso.

* * *

O Filho Pródigo comeu a comida de porcos em um país distante. Mas ele voltou para casa quando se lembrou do sabor do Pão da casa de seu Pai. Por mais de uma década vivi neste país distante, comendo sua comida.

Eu vi muitas pessoas - muitos estranhos, alguns amigos - buscando a dissolução do eu. Eles tinham um desejo insaciável de se perder, não na vida e luz de Deus, mas na escuridão do vazio, em uma separação do Amor que Transcende Tudo. Essa separação é o inferno. Muitos homens, mulheres e crianças procuram este inferno, girando ao redor de relacionamentos promíscuos e pulando das janelas das drogas, através das quais tantos caem.

Mas eu estudei e pratiquei Kundalini Yoga e xamanismo, aprendendo a presença do medo e da frieza. [3]

Cresci em reputação de ler o tarô, um método oculto de adivinhação. Eu ensinei yoga e instruí grupos através de meditações guiadas e cantando em sábios desertos. Experimentamos a projeção astral - experiências fora do corpo através dos bardos descritos nos livros tibetanos. Eu carregava não apenas cópias sublinhadas do Bhagavad Gita, mas também das Upanishads e sutras dos budas em todos os lugares que eu ia [4]. Cada uma dessas atividades era um mergulho para longe da montanha sagrada de Cristo. Deixe cair água na pedra por tempo suficiente e ela irá embora. Esfregando a pasta de laranja pela minha testa, eu toquei sinos oferecendo frutas e fogo enquanto adorava Krishna, vagando descalço pelas ruas de Eugene, Portland, Seattle e finalmente Rishikesh, Haridwar e Dharamsala, no norte da Índia.

* * *

"Separado de Deus, que é a fonte da vida", escreve o arquimandrita Zacarias em seu livro Homem Oculto do Coração, "o homem só pode se retirar para dentro de si mesmo ... Aos poucos, ele fica desolado e dissoluto".

O budismo rejeita o eu, a alma e a pessoa. Ele dobra os braços em silêncio contra Deus. O sofrimento nunca é transfigurado. Existem cruzes no budismo, mas nunca há ressurreição. Pode-se dizer que o budismo encontra o túmulo vazio e declara esse vazio como o estado natural das coisas, até mesmo o objetivo. No budismo, tudo - céu, inferno, Deus, o eu, a alma, a pessoa - é uma ilusão esperando ser superada, descartada, destruída. Esse é o objetivo. Obliteração total. Nesse axioma do século IX, a essência do budismo é resumida: "Se você vir o Buda, mate-o".

O budismo não professa - nem pode - curar alma e corpo. Tanto a alma como o corpo devem ser superados e descartados. Na Igreja Ortodoxa, no entanto, a alma e o corpo devem ser curados. O budismo ensina que nada tem valor intrínseco. A Igreja ensina que tudo que Deus faz tem valor intrínseco. Isso inclui o corpo humano. Somos seres complexos. As ações do nosso corpo, mente e alma estão ligadas. E essas ações interligadas estão diretamente relacionadas ao nosso relacionamento com Deus e o reino espiritual.

Para os cristãos ortodoxos, tudo - até o sofrimento - é uma porta oculta através da qual nos encontramos com Cristo, por meio da qual nos abraçamos um ao outro.

* * * 

Um outono, viajei para Rishikesh, na Índia. Esta cidade tem o nome do deus pagão Vishnu, "o senhor dos sentidos". Rishikesh é a "capital da yoga do mundo". É geralmente aceito como o lugar da terra de onde a yoga se originou. Durante 40 dias, estudei e pratiquei o chamado caminho espiritual secreto da yoga integral no sopé dos Himalaias. [5] Isso cobria não só a academia de yoga da América; cada aula começava e terminava com uma oração ao "deus da tempestade que ruge", Shiva.

Isso aconteceu enquanto eu ensinava inglês para refugiados tibetanos e trabalhava para o governo nacional tibetano como editor. Yoga é historicamente enraizada no hinduísmo. Curioso, falei com um rinpoche no mosteiro do Dalai Lama em Dharamsala. [6] Eu perguntei quem ou o que esses deuses hindus são de acordo com a cosmologia budista. Sua resposta é alarmante: "Eles são seres criados, com um ego ... eles são espíritos presos no ar." [7]

* * *
O que é yoga? O que é energia kundalini?

O significado literal da yoga é "jugo". Significa amarrar sua vontade à serpente kundalini e elevá-la a Shiva e experimentar seu "verdadeiro" eu. Todos os caminhos do yoga estão interconectados como ramos de uma árvore. Uma árvore com raízes descendo nas mesmas áreas do mundo espiritual. Isso é evidente nos livros antigos do Bhagavad Gita e dos Sutras de Patanjali. Aprendi que o objetivo final do yoga é despertar a energia kundalini enrolada na base da espinha à imagem de uma serpente, de modo que ela o leve a um estado em que você percebe Tat Tvam Asi. [8]

Naturalmente, a yoga pode facilitar experiências excepcionais do corpo e da mente. Mas o mesmo acontece com a ingestão de drogas que alteram a mente e venenos insípidos e imperceptíveis. Através da yoga, pouco a pouco, a pessoa está controlando a shakti, que os yogis chamam de Mãe Divina, a "deusa das trevas" ligada a outros grandes deuses hindus. Essa energia não é o Espírito Santo, e isso não é aeróbica ou ginástica. Anexados a todo este sistema estão bhajans e kirtans - equivalentes pagãos dos akathists ortodoxos, mas a deuses hindus - bem como mantras, que são fórmulas "sagradas", como cartões telefônicos ou números de telefone, aos vários gurus e deuses pagãos.

* * *

Como a yoga está ligada ao hinduísmo?

Para ser claro, o hinduísmo não se refere a uma religião específica. É um termo que os britânicos deram aos vários cultos, filosofias e religiões xamanísticas da Índia. Se você perguntar a um hindu se ele acredita em Deus, ele pode dizer que você é Deus. Mas pergunte a outro, e ele apontará para uma rocha, uma estátua ou uma chama de fogo. Esta é a polaridade hindu: ou você é Deus, ou tudo o mais é um deus.

Yoga está sob este guarda-chuva do hinduísmo, e em muitos aspectos é o pólo do guarda-chuva. Ela atua como um braço missionário para o hinduísmo e a Nova Era fora da Índia. [9] O hinduísmo é como uma extraordinária boneca russa: você abre uma filosofia e dentro dela estão mais dez mil.

E as que não foram abertas são riscos. Você pode nadar facilmente e descuidadamente em águas que você não conhece. Mas inconsciente das marés e nuances da área, você pode estar em perigo. Você pode ser arrastado pela correnteza. Você pode se cortar contra rochas escondidas e contrair infecção e veneno imperceptíveis.

Isso acontece na vida espiritual.

Quando mergulhamos no oceano, podemos nos sentir atraídos pelo peixe mais brilhante, mais colorido e intrigante, mas os mais coloridos e exóticos costumam ser os mais venenosos e mortais.

A primeira vez que visitei a Índia, tirei meus sapatos e meias e caminhei pela água, cocos, doces descartados e fogo cintilante do Templo Kalkaji. É um dos mais famosos templos dedicados a Kali, "a deusa da morte". Eu não sabia, mas eu estava bem no meio de seu festival mais importante do ano. O templo era um caos e a energia era muito elevada e sombria.

Milhares de homens, mulheres e crianças se reuniram neste templo de Rishikesh para adorar este demônio. Ao meu lado, os olhos de uma mulher rolaram para trás em sua cabeça, os braços balançando para frente e para trás, a língua rosa sacudindo de sua boca, as pernas levantando e caindo como uma marionete em cordas. Aquilo era claramente possessão demoníaca.

Uma vez, eu venerei o ícone Sitka da Mãe de Deus [10] e experimentei calor incrível, lágrimas de humildade e amor, clareza mental e paz. Era como andar na frente de uma janela cheia de luz do sol quente e perfumada. No templo de Kalkaji, experimentei o oposto.


Kali é frequentemente descrita como uma deusa assustadora e de muitos braços, com a pele roxa erguendo uma cabeça humana decepada e uma língua sangrenta pendurada na boca. Ela usa um colar de cabeças humanas e um cinto de braços.

Tomei café com pessoas instrumentais no movimento do yoga, do hinduísmo e da Nova Era na América que, para serem iniciadas em seu culto, eram levadas a comer cadáveres humanos de cemitérios nepaleses. Não muito tempo atrás, o popular jornal britânico The Guardian informou que os sacrifícios de crianças continuam até hoje, honrando este demônio Kali. [11] Tudo isso está ligado ao hinduísmo. E está ligado ao yoga porque as posturas do yoga não são religiosamente neutras. Todos as asanas clássicas têm significado espiritual. Por exemplo, como relata um jornalista, as Saudações ao Sol - talvez a série mais conhecida de asanas, ou posturas, de hatha yoga - o tipo mais comumente praticado na América - é literalmente um ritual hindu.

"A saudação ao sol nunca foi uma tradição de hatha yoga", diz Subhas Rampersaud Tiwari, professor de filosofia de yoga e meditação na Universidade Hindu da América, em Orlando, Flórida.“ É toda uma série de apreciações rituais ao sol, sendo grato por essa fonte de energia.” [12]

Pensar no yoga como um mero movimento físico é o mesmo que “dizer que o batismo é apenas um exercício embaixo dágua”, escreve Swami Param, da Academia Hindu de Yoga Clássica e Dharma Yoga ashram em Manahawkin, N.J. [13]

É a deusa Kali que tenta unir os praticantes através da shakti com Shiva por meio do yoga. Em seu templo, nos arredores de Nova Delhi, vi o medonho ídolo "auto-manifesto": uma rocha com estranhos olhos redondos, com bico e coberto de lodo amarelado e comida coalhada. No hinduísmo, ídolos são "acordados". Eles são vestidos. Eles são alimentados. Canta-se para eles. E eles são colocados para dormir. Eu fiz parte de centenas dessas cerimônias.

Com mais de cinco milhões de leitores, o Yoga Journal é a revista de yoga mais vendida do mundo. Em um momento revelador sobre a superioridade do yoga como psicoterapia, o Yoga Journal revelou a filosofia hindu por trás da prática:
“Do ponto de vista iogue, todos os seres humanos são 'nascidos divinos' e cada ser humano tem em seu núcleo uma alma (atman) que habita eternamente na realidade imutável, infinita e que tudo permeia (brahman). Na clássica afirmação de Patanjali dessa visão ... já somos aquilo que buscamos. Nós somos Deus disfarçado. Nós já somos inerentemente perfeitos e temos o potencial em cada momento de acordar para essa natureza verdadeira, desperta e iluminada. ”[14]
Professores e estudantes tipicamente se cumprimentam com o sânscrito "namaste", que significa "Eu honro o Divino dentro de você". Essa é uma afirmação do panteísmo e da negação do verdadeiro Deus revelado na Bíblia. As Saudações ao Sol, ou Surya Namaskara, originaram-se com a adoração da divindade solar hindu Surya.

Na hagiografia e iconografia da Igreja, nós veneramos santos - pessoas reais que viveram em retidão diante de Deus e participaram e continuam a participar de Sua luz e amor - pedindo suas intercessões. Ídolos, por outro lado, escreve Pe. Michael Pomazansky, “são imagens de falsos deuses, e a adoração deles era uma adoração de demônios, ou então de seres imaginários que não têm existência; e portanto, em essência, é uma adoração dos próprios objetos sem vida ”. [15]

Eu vi swamis - neste país, na América - transmitir essa energia kundalini demoníaca apenas olhando nos olhos de uma pessoa. E se alguém estiver aberto a ela, o corpo pode tremer e vibrar como um brinquedo de corda.

E, no entanto, quando chegou a hora de eu receber essa energia amaldiçoada através da Shaktipat, um medo inacreditável tomou conta de mim como uma água fria e eletrificada, então levantei meu escudo e espada: comecei a dizer a Oração de Jesus. [16] Glória a Deus! Esta presença terrível foi desviada pelo Nome de Jesus. Devemos lembrar, como escreve São Paulo: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. [17]

Com essa oração como escudo e espada, nadei em direção a Cristo. Eu dei um passo para longe do país distante. Eu dei um passo para a Casa do meu Pai.

* * *

Como a yoga está ligada à Ortodoxia?

Yoga é uma prática psicossomática, uma interação entre mente, corpo e espírito (s). Devemos lembrar a palavra "yoga" significa "jugo", como a cruzeta de madeira presa ao pescoço de animais presos ao arado. São Paulo nos adverte: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? [18]

Yoga não é bíblico nem é parte da Tradição Sagrada da nossa Igreja. Tudo o que procuramos, tudo, pode ser encontrado na e através da Igreja Ortodoxa. Então, o que queremos com yoga?

É importante saber que na yoga, assim como em muitas escolas místicas, luzes estranhas podem acompanhar os praticantes, mas muitas vezes são de demônios ou luzes criadas da mente, pois o próprio Satanás se transforma em um anjo de luz. [19] Muitos têm e estão seguindo os 'fogos de artifício espirituais' da chamada 'nova' era. Naturalmente, esta não é a Luz Incriada experimentada por Moisés e os discípulos no Monte Tabor. Não é a Luz Divina que São Gregório Palamas defendeu no século XIV contra o escolasticismo ocidental. O conhecimento direto de Deus é possível e a experiência direta, mas o conhecimento e a experiência do mal também estão certamente disponíveis. Temos livre arbítrio para escolher quem e o que buscamos. Isto, naturalmente, requer discernimento e testes, onde a responsabilidade perante um padre ou ancião experiente é absolutamente necessária. Indispensável, também, é sincera a participação nos Mistérios da Igreja. Fazemos melhor olhando nos mistérios de nossos corações do que entretendo essas imaginações da cabeça.

Além disso, algo deve ser dito em relação à afirmação de que formas populares de ginástica yoga não trazem perigo ou ameaça a um praticante. Alguém que possui tal opinião é ignorante, ou opta por ignorar, os muitos avisos que aparecem nos manuais de yoga orientais sobre o Hatha yoga que é praticado em tais classes. O instrutor está ciente dessas advertências e é capaz de garantir que nenhum dano chegue ao aluno?

Em seu livro Sete Escolas de Yoga, Ernest Wood começa sua descrição da Hatha Yoga afirmando: “Eu não devo me referir a nenhuma dessas práticas de Hatha Yoga sem soar uma advertência severa. Muitas pessoas causaram em si doenças incuráveis  e até mesmo loucura praticando-as sem fornecer as condições adequadas de corpo e mente. Os livros de yoga estão cheios dessas advertências… Por exemplo, o Gheranda Samhita anuncia que se começar as práticas em climas quentes, frios ou chuvosos, doenças serão contraídas, e também se não houver moderação na dieta, pois apenas uma metade o estômago deve ser preenchido com alimentos sólidos… O Hatha Yoga Pradipika afirma que o controle da respiração deve ser realizado gradualmente, "como os leões, elefantes e tigres são domados", ou "o experimentador será morto", e por qualquer erro surge tosse, asma, dores de cabeça, olhos e ouvido, e muitas outras doenças.” Wood conclui sua advertência sobre postura e respiração de yoga dizendo: “Eu gostaria de deixar claro que não estou recomendando essas práticas, pois eu acredito que todas as Hatha Yogas são extremamente perigosas”. [20]

Se um cristão ortodoxo quiser se exercitar, ele pode nadar, correr, caminhar e fazer exercícios de alongamento, aeróbica ou pilates. [21] Estas são alternativas seguras para o yoga. Nós também podemos oferecer prostrações diante de Deus. A Igreja não quer que nenhum de nós seja sem saúde ou infeliz. Devemos confiar nas prescrições da nossa Mãe, a Igreja, e segui-las da melhor maneira que a nossa capacidade e a graça de Deus permitir. Ninguém deve tentar prolongar a vida do corpo às custas da alma.

Acima de tudo, não devemos confiar em nosso próprio julgamento. Devemos prestar contas a alguém.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. [22]

Como cristãos ortodoxos, sabemos que as ações de nossos corpos, como reverências, prostrações e sinais da cruz, têm relação com o estado de nossa alma diante do Deus verdadeiro. Por que copiaríamos ações corporais que durante séculos estiveram diretamente relacionadas à adoração de demônios? Tais ações podem ter sérias conseqüências para nossa alma e corpo que pertencem a Cristo.

Sejamos sábios como serpentes e inofensivos como pombas. [23]

Notas


[1] Reencarnação é o conceito de que a alma se move para outro corpo humano, animal ou espiritual após a morte biológica. O karma, uma doutrina fundamental como a reencarnação do hinduísmo e do budismo, é o princípio em que a intenção e as ações de um indivíduo influenciam o futuro. O karma remove Deus da perspectiva, centrando você como seu próprio salvador. Samsara é o ciclo de repetição do nascimento, vida e morte.

[2] O xamanismo é uma prática perigosa que envolve canalizar (possessão) espíritos benevolentes e malévolos, empregar transes induzidos por drogas e evocar guias espirituais, presságios e adivinhação com ossos humanos ou de animais. Bon era uma antiga religião panteísta mergulhada em numerologia, astrologia, adivinhação, sacrifício de animais e magia. Esses elementos ainda existem em muitas escolas do budismo.

[3] Kundalini, um componente essencial mas perigoso da yoga, é representado como uma serpente enrolada na base da espinha, despertada através de posturas yóguicas e meditação. A presença da energia da Kundalini 'despertada', também chamada de Shakti, une os praticantes com Shiva, o criador e deus da yoga. A abertura de vários chakras - ou pontos de pressão espiritual - por todo o corpo, por meio de posturas físicas (hatha yoga) e meditação (raja yoga), facilitam esse desenrolar. Os sintomas associados ao despertar da Kundalini incluem estados alterados de consciência, aumento da pressão no crânio, espasmos, aumento da pressão arterial, desejo sexual extremo, dormência emocional e muito mais.

[4] O Bhagavad Gita, ou "Canção de deus", é um diálogo entre o deus hindu Krishna e um guerreiro a respeito de bhakti (yoga devocional), jnana ("libertação" através do conhecimento) e dharma, ou as responsabilidades espirituais do homem. Os Upanishads são escritos místicos védicos sobre a natureza da realidade e realização final. Sutras são ensinamentos tipicamente entregues por budas ou sábios hindus.

[5] Existem muitas "escolas" ou "braços" de ioga que atendem aos diferentes tipos de praticantes. Por exemplo, quatro tipos clássicos ou principais de yoga incluem: Jnana Yoga (yoga do conhecimento direto), Bhakti Yoga (yoga da devoção), Karma Yoga (yoga da ação) e Raja Yoga (o caminho 'real' que inclui Hatha, Tantra, Laya, Kundalini propriamente dito e outras formas de yoga).

[6] Um rinpoche é reconhecido como um professor de budismo reencarnado e realizado.

[7] São Paulo se refere a Satanás como "o príncipe do poder do ar" em Efésios 2: 2.

[8] Sânscrito para “Tu és aquilo” que aparece nos Upanishads e subsequentes textos yôguicos e védicos. A frase significa que o praticante é idêntico à Realidade Suprema, ou a um deus ou a Deus.

[9] O movimento da Nova Era, como o Hinduísmo, é difícil de definir, mas é geralmente associado, mas certamente não limitado ao gnosticismo, o ocultismo, Wicca, transes e "realizações" induzidas por drogas, xamanismo, UFOs, cristais, o politeísmo matriarcal e o movimento LGBT.

[10] Um presente dos trabalhadores da Catedral de São Miguel Arcanjo em Sitka, Alasca, este ícone milagroso excepcionalmente bonito é de fato uma janela para o céu.

[11] The Guardian, sábado, 4 de março de 2006.

[12] Dru Sefton, “Is Yoga Debased by Secular Practice?” Newhouse News, July 15, 2005, http://www.freerepublic.com/focus/f-religion/1445950/posts.

[13] Ibid.

[14] Stephen Cote, “Standing Psychotherapy on Its Head,” Yoga Journal, May/June 2001, p.104. http://michaeltalbotkelly.com/standing-psychotherapy-on-its-head/.

[15] Orthodox Dogmatic Theology, p. 323.

[16] Shaktipat é a concessão de energia espiritual demoníaca com uma palavra, olhar, pensamento ou toque. A Oração: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador.

[17] Efésios 6:12.

[18] 2 Coríntios 6:14.

[19] 2 Coríntios 11:14.

[20] O Sandilya Upanishad dá avisos semelhantes. Veja Seven Schools of Yoga, de Ernest Wood, pgs. 78-79.

[21] O Pilates é uma alternativa perfeitamente segura e apropriada ao yoga. Um sistema fitness mental que ajuda a flexibilidade, força e concentração, o Pilates é uma rotina de condicionamento que enfatiza a coordenação, o equilíbrio e a respiração. Estudos também mostraram que os exercícios de alongamento são uma alternativa eficaz para o yoga no tratamento da dor lombar.

[22] Provérbios 3: 5.

[23] Mateus 10:16.

http://orthochristian.com/80417.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário