terça-feira, 21 de novembro de 2017

Bíblia, Igreja, Tradição: Uma Visão Ortodoxa (Pe. Georges Florovsky) [PARTE 1]






A Perda da Mentalidade das Escrituras

"Como a verdade está em Jesus" (Efésios 4:21)




Os ministros cristãos não devem pregar suas opiniões particulares, pelo menos não do púlpito. Os ministros são comissionados e ordenados na Igreja, precisamente para pregar a Palavra de Deus. Eles recebem alguns termos fixos de referência - ou seja, o evangelho de Jesus Cristo - e estão comprometidos com esta única e perene mensagem. Espera-se que se propaguem e sustentem "a fé que uma vez foi entregue aos santos". É claro que a Palavra de Deus deve ser pregada "de forma eficiente". Ou seja, sempre deve ser apresentada para levar convicção e comandar a fidelidade de cada nova geração e de cada grupo particular. Pode ser atualizada em novas categorias, se as circunstâncias o exigirem. Mas, acima de tudo, a identidade da mensagem deve ser preservada. É preciso ter certeza de que alguém está pregando o mesmo evangelho que foi entregue e que não está apresentando, em vez disso, um "evangelho estranho" próprio. A Palavra de Deus não pode ser facilmente ajustada, ou acomodada, aos costumes e atitudes fugazes de qualquer idade em particular, incluindo o nosso próprio tempo. Infelizmente, muitas vezes estamos inclinados a medir a Palavra de Deus por nossa própria estatura, em vez de verificar nossa mente segundo a estatura de Cristo. A "mente moderna" também está sob o julgamento da Palavra de Deus. 

O Homem Moderno e as Escrituras: 

Mas é precisamente neste ponto que nossa principal dificuldade começa. A maioria de nós perdeu a integridade da mente bíblica, mesmo que alguns fragmentos de fraseologia bíblica sejam mantidos. O homem moderno muitas vezes se queixa de que a verdade de Deus é oferecida a ele em uma "linguagem arcaica" - isto é, na linguagem da Bíblia - que não é mais sua e não pode ser usada espontaneamente. Recentemente, foi sugerido que devemos radicalmente "desmistificar" a Escritura, o que significa substituir as categorias antiquadas da Sagrada Escrita por algo mais moderno. No entanto, a questão não pode ser evadida: o idioma das Escrituras realmente não é senão um envolvimento acidental e externo de que alguma "idéia eterna" deve ser removida e desenredada, ou é antes um veículo perene da mensagem divina, que foi Uma vez entregue por todos os tempos? Estamos em perigo de perder a singularidade da Palavra de Deus no processo de "reinterpretação" contínua. Mas, como podemos interpretar se esquecermos o idioma original? Não seria mais seguro dobrar nosso pensamento aos hábitos mentais da linguagem bíblica e reaprender o idioma da Bíblia? Ninguém pode receber o evangelho a menos que ele se arrependa - "muda de opinião". Pois na linguagem do evangelho, o "arrependimento" (metanoia) não significa meramente reconhecimento e contrição por pecados, mas precisamente uma "mudança de mentalidade" - uma mudança profunda da atitude mental e emocional do homem, uma renovação integral do próprio homem, que começa em sua auto-renúncia e é realizado e selado pelo Espírito.

Vivemos agora em uma era de caos intelectual e desintegração. Possivelmente, o homem moderno ainda não se decidiu, e a variedade de opiniões está além de qualquer esperança de reconciliação. Provavelmente, a única sinalização luminosa que temos para guiar-nos através da névoa mental da nossa era desesperada, é apenas a "fé que foi entregue aos santos", obsoleta ou arcaica, como o idioma da Igreja primitiva parece ser, julgado por nossos padrões passageiros. 
  
Pregar os Credos! 

 O que, então, vamos pregar? O que eu pregaria aos meus contemporâneos "em um tempo como este"? Não há espaço para hesitação: vou pregar Jesus, Crucificado e Ressuscitado. Eu vou pregar a todos, para quem eu possa ser chamado para dirigir a mensagem de salvação, como me foi transmitida por uma Tradição ininterrupta da Igreja Universal. Eu não me isolaria na minha época. Em outras palavras, vou pregar as "doutrinas do Credo".  

Estou plenamente consciente de que os credos são um obstáculo para muitos na nossa própria geração. "Os credos são símbolos veneráveis, como as bandeiras esfarrapadas nos muros das igrejas nacionais, mas para a guerra atual da igreja na Ásia, na África, na Europa e na América, os credos, quando são entendidos, são tão úteis como um machado de batalha ou um arcabuz nas mãos de um soldado moderno ". Isso foi escrito há alguns anos por um estudioso britânico proeminente, que também é um ministro devoto. Possivelmente, ele não os escreveria hoje. Mas ainda há muitos que sinceramente creem nessa afirmação vigorosa. Recordemos, no entanto, que os primeiros credos eram deliberadamente escriturários, e é precisamente a fraseologia bíblica que os torna difíceis para o homem moderno.
  
Então, voltamos a enfrentar o mesmo problema: o que podemos oferecer em vez da Sagrada Escritura? Preferiria o idioma da Tradição, não por causa de um "conservadorismo" preguiçoso e crédulo, ou uma "obediência" cega a algumas "autoridades" externas, mas simplesmente porque não consigo encontrar uma fraseologia melhor. Estou preparado para me expor à inevitável acusação de ser "antiquário" e "fundamentalista". E eu protesto que tal carga é gratuita e errada. Eu mantenho e seguro as "doutrinas do credo", conscienciosamente e de todo o coração, porque aprecio por fé sua adequação perene e relevância para todas as épocas e para todas as situações, incluindo "um tempo como esse". E acredito que são precisamente as "doutrinas do Credo" que podem permitir que uma geração desesperada, como a nossa, recupere coragem e visão cristã. 

A Tradição Vive 

 "A igreja não é um museu de depósitos mortos, nem uma sociedade de pesquisa". Os depósitos estão vivos - depositum juvenescens, para usar a frase de São Irineu. O Credo não é uma relíquia do passado, mas sim, a "espada do Espírito". A reconversão do mundo ao cristianismo é o que temos de pregar em nossos dias. Esta é a única maneira de sair desse impasse em que o mundo foi impulsionado pelo fracasso dos cristãos, em ser verdadeiramente cristãos. Obviamente, a doutrina cristã não responde diretamente qualquer questão prática no campo da política ou da economia. Nem o evangelho de Cristo. No entanto, seu impacto em todo o curso da história humana tem sido enorme. O reconhecimento da dignidade humana, da misericórdia e da justiça nas raízes do Evangelho. O novo mundo pode ser construído apenas por um novo homem. 
  
O que significou Calcedônia 

 "E foi feito homem". Qual é a conotação final desta declaração do Credo? Ou, em outras palavras, quem era Jesus, o Cristo e o Senhor? O que significa, na linguagem do Concílio de Calcedônia, que o mesmo Jesus era "homem perfeito" e "Deus perfeito", mas uma personalidade individual e única? O "homem moderno" geralmente é muito crítico com essa definição de Calcedônia. Ela não transmite qualquer significado para ele. A "imagem" do Credo é para ele, nada mais do que uma poesia, se ainda alguma coisa. Toda a abordagem, penso eu, é errada. A "definição" de Calcedônia não é uma afirmação metafísica, e nunca foi tratada como tal. Nem o mistério da encarnação foi apenas um "milagre metafísico". A fórmula de Calcedônia foi uma declaração de fé e, portanto, não pode ser entendida quando tirada da experiência total da Igreja. Na verdade, é uma "declaração existencial". A fórmula de Calcedônia é, por assim dizer, um contorno intelectual do mistério que é apreendido pela fé. Nosso Redentor não é um homem, mas o próprio Deus. Aqui está a ênfase existencial da declaração. Nosso Redentor é aquele que "desceu" e que, "sendo feito homem", identificou-se com os homens na comunhão de uma vida e natureza verdadeiramente humanas. Não só a iniciativa era divina, mas o Capitão da Salvação era uma pessoa divina. A plenitude da natureza humana de Cristo significa simplesmente a adequação e a verdade dessa identificação redentora. Deus entra na história humana e se torna uma pessoa histórica. Isso parece paradoxal. Na verdade, há um mistério: "E, sem controvérsia, é o mistério da piedade: Deus se manifestou na carne". Mas esse mistério foi uma revelação; o verdadeiro caráter de Deus havia sido divulgado na Encarnação. Deus estava tão intimamente preocupado com o destino do homem (e precisamente com o destino de todos os "pequenos"), como para intervir pessoalmente no caos e na miséria da vida perdida. A providência divina, portanto, não é apenas uma decisão onipotente do universo a partir de uma distância solene pela divina majestade, mas uma kenosis, uma "auto-humilhação" do Deus da glória. Há um relacionamento pessoal entre Deus e o homem. 

Tragédia em uma Nova Luz 
  
Toda a tragédia humana aparece, portanto, em uma nova luz. O mistério da Encarnação é um mistério do amor divino, da identificação divina com o homem perdido. E o clímax da Encarnação foi a cruz. É o ponto de viragem do destino humano. Mas o impressionante mistério da cruz é compreensível apenas na perspectiva mais ampla de uma Cristologia integral; isto é, apenas se acreditarmos que o Crucificado é na verdade "o Filho do Deus vivo". A morte de Cristo foi a entrada de Deus na miséria da morte humana (novamente em pessoa), uma descida para Hades, e isso significou o fim da morte e a inauguração da vida eterna para o homem. Existe uma consistente coerência no corpo da doutrina tradicional. Mas pode ser apreendido e compreendido apenas no contexto vivo da fé, pelo que quero dizer, em uma comunhão pessoal com o Deus pessoal. A fé sozinha faz fórmulas convincentes; A fé sozinha faz estas formulas viverem. "Parece paradoxal, contudo, é a experiência de todos os observadores das coisas espirituais: ninguém lucra com os Evangelhos, a menos que ele se apaixonasse por Cristo". Para Cristo não é um texto, mas uma pessoa viva, e ele permanece em seu corpo, a Igreja. 
  
Um novo nestorianismo 
  
Pode parecer ridículo sugerir que se deve pregar a doutrina de Calcedônia "em um tempo como este". No entanto, é precisamente essa doutrina - a realidade a que essa doutrina testemunha - que pode mudar toda a visão espiritual do homem moderno. Isso lhe traz uma verdadeira liberdade. O homem não está sozinho neste mundo, e Deus se interessa pessoalmente pelos acontecimentos da história humana. Esta é uma implicação imediata da concepção integral da Encarnação. É uma ilusão que as disputas Cristológicas do passado são irrelevantes para a situação contemporânea. Na verdade, elas são continuadas e repetidas nas controvérsias da nossa época. O homem moderno, deliberadamente ou subconscientemente, é tentado pelo Nestoriano extremo. Ou seja, ele não leva a Encarnação com seriedade. Ele não se atreve a acreditar que Cristo é uma pessoa divina. Ele quer ter um redentor humano, apenas assistido por Deus. Ele está mais interessado na psicologia humana do Redentor, do que no mistério do amor divino. Porque, em última instância, ele acredita com otimismo na dignidade do homem. 
  
Um novo monofisismo 
  
No outro extremo, temos nos nossos dias um avivamento das tendências "monofisitas" na teologia e religião, quando o homem é reduzido a uma passividade completa e só é permitido ouvir e esperar. A tensão atual entre "liberalismo" e "neo-ortodoxia" é, de fato, uma reconstituição da velha luta Cristológica, em um novo nível existencial e em uma nova chave espiritual. O conflito nunca será resolvido ou solucionado no campo da teologia, a menos que uma visão mais ampla seja adquirida. Na Igreja primitiva, a pregação era enfaticamente teológica. Não era uma vã especulação. O próprio Novo Testamento é um livro teológico. A negligência da teologia na instrução dada aos leigos nos tempos modernos é responsável, tanto pela decadência da religião pessoal, quanto por essa sensação de frustração que domina o humor moderno. O que precisamos na Cristandade, "em um tempo como esse", é precisamente uma teologia sadia e existencial. Na verdade, tanto o clero quanto os leigos estão com fome de teologia. E porque nenhuma teologia é geralmente pregada, eles adotam algumas "ideologias estranhas" e combinam-nas com os fragmentos das crenças tradicionais. Todo o apelo dos "evangelhos rivais" nos nossos dias é que eles oferecem algum tipo de pseudo-teologia, um sistema de pseudo-dogmas. Eles são aceitos de bom grado por aqueles que não conseguem encontrar qualquer teologia no cristianismo reduzido do estilo "moderno". 

Essa alternativa existencial que muitos enfrentam em nossos dias foi formulada corretamente por um teólogo inglês, "Dogma ou ... morte". A idade de um dogmatismo e pragmatismo fechou. E, portanto, os ministros da Igreja precisam pregar novamente doutrinas e dogmas - a Palavra de Deus. 
  
A crise moderna 
  
A primeira tarefa do pregador contemporâneo é a "reconstrução da crença". Não é de modo algum um esforço intelectual. A crença é apenas o mapa do mundo verdadeiro, e não deve ser confundido com a realidade. O homem moderno tem estado muito preocupado com suas próprias idéias e convicções, suas próprias atitudes e reações. A crise moderna precipitada pelo humanismo (um fato inegável) foi provocada pela redescoberta do mundo real, na qual acreditamos. A redescoberta da igreja é o aspecto mais decisivo desse novo realismo espiritual. A realidade não é mais rastreada pelo muro de nossas próprias ideias. É novamente acessível. Mais uma vez percebi que a igreja não é apenas uma companhia de crentes, mas o "Corpo de Cristo". Esta é uma redescoberta de uma nova dimensão, uma redescoberta da presença contínua do divino Redentor no meio de seu fiel rebanho. Esta descoberta lança um novo fluxo de luz sobre a miséria da nossa existência desintegrada em um mundo profundamente secularizado. Já é reconhecido por muitos que a verdadeira solução de todos os problemas sociais reside de alguma forma na reconstrução da Igreja. "Em um tempo como este" é preciso pregar o "Cristo inteiro", Cristo e a Igreja-totus Christus, caput et corpus, para usar a famosa frase de Santo Agostinho. Possivelmente, esta pregação ainda é incomum, mas parece ser o único meio de pregar a Palavra de Deus eficientemente, em um período de desgraça e desespero como o nosso. 

A relevância dos pais 
  
Tenho muitas vezes um sentimento estranho. Quando leio os antigos clássicos da teologia cristã, os Pais da Igreja, considero-os mais relevantes para os problemas e preocupações do meu tempo, que a produção de teólogos modernos. Os Pais estavam lutando com problemas existenciais, com as revelações dos problemas eternos que foram descritos e registrados na Sagrada Escritura. Eu arriscaria uma sugestão de que Santo Atanásio e Santo Agostinho estão muito mais atualizados do que muitos de nossos teólogos contemporâneos. A razão é muito simples: eles estavam lidando com as coisas e não com os mapas, eles não estavam preocupados com o que o homem pode acreditar, mas com o que Deus havia feito para o homem. Temos, "em um momento como este", que ampliar nossa perspectiva, para reconhecer os mestres antigos e para tentar, pela nossa era, uma síntese existencial da experiência cristã. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário