sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Educação Humanística e Teantrópica - Man and God-Man - (São Justino Popovich)





A educação indica um fato verificado e constantemente testado pelas várias experiências da humanidade: o homem é um ser imperfeito e inacabado. Todas as filosofias, religiões, ciências e culturas testemunham isso. O homem é algo que precisa ser aperfeiçoado e completado. O objetivo principal da educação é, portanto, aperfeiçoar e completar o homem. Mas uma pergunta irresistível impõe-se sem piedade: por que meios o homem pode tornar-se perfeito e completo? 

Observado de qualquer aspecto, o ser do homem está aberto a outros seres e outros mundos. Ele não é de modo algum a mônada fechada de Leibniz. Com toda a sua vida, tanto física como psíquica, o homem conscientemente e inconscientemente, voluntariamente e instintivamente, se entreteve constantemente em um tecido grandioso da vida universal cósmica, que é impossível de se imaginar. Se é verdadeiramente humana, a educação deve partir desse fato óbvio como uma suposição lógica básica. Quando se busca na história humana por um homem perfeito e completo, uma questão ardente ressoa: quem é esse homem perfeito e completo, quem? 

Platão? Mas, devido à percepção total de sua própria imperfeição, Platão se transformou em uma flecha voltada para os mundos superiores, os mundos das ideias e dos ideais eternos. Ele não é, portanto, um homem perfeito e completo. 

Buda? Masatormentado por um sentimento monstruoso e implacável de sua imperfeição humana, ele baniu as aspirações do ser humano pela perfeição no nirvana, o reino da eterna insensibilidade e ausência de compaixão. Nem ele, portanto, é um homem perfeito e completo. 

Moisés? Mas, perseguido pelos terríveis problemas de seu povo e sua impotência pessoal, Moisés constantemente pediu ajuda para o céu e tentou desesperadamente adoçar a amargura de sua humanidade por visões proféticas de um futuro Messias e Salvador. Nem ele, portanto, é um homem perfeito e completo. 

Maomé? Mastorturado pela força sanguinária de seu inferno e pela luxúria de seu céu, Maomé correu por este planeta para cumprir seus sonhos proféticos com espada e fogo, pisoteando, em êxtase fanático, sobre cadáveres "pagãos". Ele não é, portanto, um homem perfeito e completo.  

Kant? Mas, assediado pela imperfeição e incompletude do ser humano, Kant lançou tudo o que é humano para fora de seu casulo da crítica racionalista, no abismo de "coisas per se", e deixou a mercê do incerto, do desconhecido e do terrível. Nem ele, portanto, é um homem perfeito e completo. 

Shakespeare? Mas, em sua ansiedade insaciável pelo Perfeito e Acabado, tendo experimentado a imperfeição humana de inúmeras maneiras trágicas, Shakespeare levou o ser humano ao mundo superior e o deixou lá, perplexo e atônito. Nem ele, portanto, é um homem perfeito e completo. 

Goethe? Mas, experimentando a amplitude e a profundidade do drama do ser humano, em que Mephistopheles desempenha um papel de liderança, Goethe demonstrou claramente por seu grito de morte: Lichtmehr Licht! (Luz, mais luz!) - A infelicidade com que ele passou deste mundo para o outro. Nem ele, portanto, é um homem perfeito e completo. 

Tolstoi? Mas, em sua constante e implacável luta com a imperfeição humana, Tolstoi caiu em tanta turbulência espiritual, que a agonia insuportável o levou logo antes de sua morte a fugir de casa, na tentativa de escapar de si mesmo e de sua trágica imperfeição. Nem ele, portanto, é um homem perfeito e completo. 

Nietzsche? Mas, no sentido cataclísmico da trágica imperfeição e insuportável insuficiência do ser humano, em todas as dimensões e realidades deste mundo, Nietzsche perdeu a cabeça em uma busca irrestrita pelo homem mais elevado, perfeito e completo. Nem ele, portanto, é um homem perfeito e completo. 

E assim por diante, desde o primeiro até o último, pela triste linha de homens imperfeitos e incompletos. No meio deles está o misterioso e milagroso Deus-Homem, divinamente perfeito e humanamente real. Sua bondade humana, verdade e amorsão divinamente perfeitos e completos, assim como a justiça, a misericórdia e a compaixão, a imortalidade, a eternidade e a beleza - todas humanamente reais, mas também divinamente perfeitas e completas. Não se surpreenda com isso: Ele transfigurou o humano ao divino; Ele o aperfeiçoou e completou pelo divino. Em resumo: n'Ele, o homem é divinamente aperfeiçoado e divinamente completo. 

Você não acredita nisso? Apenas tente imaginar um Deus, ou um homem, mais perfeito do que Cristo. Mas você não poderá fazê-lo, porque nenhum pensamento humano individual ou coletivo pode imaginar um Deus, ou um homem, mais perfeito do que Cristo. O que é excepcional e único em tudo isso, é que todas as perfeições divinas em Cristo são humanamente reais e concretas. A verdade e o amor divinos, a justiça, a bondade e a beleza são dadas nele como as realidades humanas e terrenas mais claras. Não existe uma perfeita verdade ou uma perfeita belezaque não possa ser encarnada em Sua Pessoa e realizada em Sua vida. Por todas estas razões, Ele é aquele homem perfeito e completo que a humanidade, o pensamento humano e o coração humano procuram através da religião, filosofia, ciências, arte e cultura. Em relação à educação, esta conclusão pode ser afirmada assim: Cristo é o homem ideal, o qual a educação humana procura como objetivo, propósito e ideal. Com Ele e d'Ele, nós, homens, sabemos o que é um homem real, ideal e perfeito. Nele, temos o modelo segundo o qual, qualquer homem pode erguer-se em um homem idealmente bom, justo, perfeito e completo. Tudo isso é viável sem grandes e insuperáveis dificuldades, pois Ele dá poderes divinos a todos os que se esforçam para fazer tudo o que é próprio dEle: Sua divina justiça, verdade, amor e bondade. 

Você pode sentir que já estamos no fluxo principal da filosofia teantrópica da educação. Examine de perto e objetivamente, a arquitetura interna daquela educação: o plano, o tecido, o programa, a alma, o espírito: tudo é evangélico, tudo é teantrorópico. Todos os seus valores são divinos e todos os seus métodos evangélicos. Nela, Deus sempre é colocado em primeiro e o homem em segundo; o homem vive, pensa, sente e age por Deus; isto é, o homem é educado e iluminado por Deus. Não por algum tipo de Deus abstrato, transcendente, supra-celestial, platônico-kantiano, mas o Deus da realidade terrestre e diretamente humana, o Deus que se tornou homem e, no contexto humano, nos deu tudo o que é divino, imortal, e eterno. Por este motivo, somente Ele, o Cristo Deus-Homem, de toda a humanidade, tem o direito de buscar a perfeição divina dos homens: "Sede, portanto, perfeito, assim como o vosso Pai, que está nos céus, é perfeito" (Mateus 5:48 ), e instituir essa perfeição divina como objetivo da vida, como objetivo da educação e da cultura e de toda atividade humana. Ao mesmo tempo, ao fazer isso, Ele dá aos homens todos os meios e poderes necessários para alcançar essa perfeição divina. Quais são esses meios e poderes? As virtudes evangélicas: fé e amor, jejum e oração, mansidão e humildade, misericórdia e bondade, esperança e longanimidade, justiça e verdade. Quando elas são realizadas, essas virtudes produzem um homem santo; e isso significa um homem perfeito e completo. Esse homem conhece o verdadeiro propósito do mundo e da vida, e ele se esforça com todo o seu ser para cumprir este propósito, estabelecido em todas as esferas da atividade humana. Permeado pelas virtudes santas, ele constantemente atrai os poderes imortais do eterno Theanthropos, com todo o seu ser. Por esta razão, ele se sente imortal e eterno, mesmo neste mundo, e ele vê em cada outro homem um ser imortal e eterno. As virtudes evangélicas são canais de luz divina, e cada um destes canais irradia raios desta luz no homem. É por isso que um santo irradia, brilha e ilumina. Ele tem em si mesmo "a Luz do mundo"; ilumina o mundo inteiro por ele, e ele vê seu propósito e valor eternos. A Luz do mundo é ao mesmo tempo "Luz da vida"; Ilumina o caminho que conduz o homem à imortalidade e à vida eterna. Em nosso mundo humano, a luz e a vida são sinônimos, assim como são a escuridão e a morte. 

Um exemplo disto é a história dos ortodoxos sérvios: São Sava é o maior educador sérvio (iluminador, santificador), porque ele é o maior santo sérvio. A educação (iluminação) é simplesmente a projeção da santidade, a radiação da luz; o santo brilha e, assim, ilumina e santifica. A educação é inteiramente condicionada pela santidade; apenas um santo pode ser um verdadeiro educador e iluminador. Sem os santos, não pode haver iluminadores; sem santidade, não pode haver educação; sem iluminação, não pode haver santificação. A santidade é santidade, somente pela luz divina. A verdadeira iluminação é simplesmente a radiação da santidade; somente os santos são verdadeiramente iluminados e santificados, porque derramaram a luz divina sobre todo o seu ser pela prática das virtudes evangélicas e, assim, se purificaram de todas as trevas do pecado e do vício. A santidade evangélica, justiça evangélica, vive e respira, irradia e age pela luz. Ao santificar, ao mesmo tempo ilumina-se e se esclareceIsto é claro a partir da etimologia da palavra sérvia para a educação (prosvetar), que é derivado dpalavra eslava da Igreja, prosvyeshchenieSvyet significa luz, de modo que a educação significa iluminação. 

Sim, a educação significa iluminação e, em particular, iluminação através da santificação pelo Espírito Santo, o Espírito de Cristo, como o Criador, o Portador e o Dador de santidade e luz. É por isso que os santos, santificados e iluminados pelo Espírito Santo, são educadores. São Sava, pelo Espírito Santo, deu vida e vida nova a seus filhos espirituais, os sérvios, e os santificou pelas virtudes evangélicas. O trоpаrion para São Sava fala disso com eloqüência. Ensinado por São Sava, nosso povo, por toda a eternidade, equiparou o conceito de educação com o de santidade e o conceito de educador com o de um santo. Tudo isso é personificado em São Sava como nosso primeiro e maior santo e educador, o primeiro e o maior. Por esta razão, em nossa tradição legada por São Sava, a Igreja e a escola são gêmeos indivisíveis. Eles vivem, existem e crescem com e por meio do outro. 

+++ 

A educação sem santidade, sem santificação pelo Espírito Santo, a educação sem o aperfeiçoamento e a realização do homem pelo Deus-Homem, educação sem Deus, foi inventada pela Europa em sua idolatria humanista. É imaterial se essa idolatria se manifesta na divinização do Papa ou da cultura, ciência, civilização, tecnologia, política ou moda. O objetivo principal em tudo isso é organizar o homem, a sociedade e o mundo sem Deus, sem Cristo. O mesmo vale para a educação, cujo principal objetivo é educar o homem e a humanidade sem Cristo, nosso Deus. Para este fim, a educação humanista dedicou-se à criação de um novo homem. O plano para tal homem é classicamente claro e simples: nem Cristo, nem qualquer coisa pertencente a Ele, pode ter qualquer parte neste novo homem. Então, a Europa começou a trabalhar: começou a criar o homem sem Deus, a sociedade sem Deus, a humanidade sem Deus. 

O Renascimento disparou muitos corações com esperança. O Vaticanismo dissecou o homem europeu com seu "escolasticismo" na filosofia e seu "jesuitismo" na ética, e drenou sua força de vida criativa. O mais essencial era renovar o homem europeu pelo espírito humanista da Grécia antiga, e assim evitar sua morte. Isso poderia ser alcançado, em primeiro lugar, afastando o homem europeu de Cristo; em segundo lugar, rompendo todas as suas conexões com os mundos superiores e invisíveis. 

Aqui entra Rousseau. Segundo ele, o homem deve ser retomado na natureza e purgado de todo o supranatural, tudo o que é natural é bom, e o homem natural é o melhor homem. Estas são as questões de ética e pedagogia de Rousseau. 

Rousseau trouxe uma grande quantidade de natureza para o homem. Mas a questão é: no que consiste a natureza do homem? Os sentidos, responde a filosofia sensualista, personalizada por Locke. O homem como os sentidos: esse é o verdadeiro homem. Os sentidos são o começo e o fim da natureza do homem. Quando tudo que não é essencial para o homem é descartado, os sentidos são tudo o que resta, e eles fazem do homem o que ele é. 

Reduzido aos sentidos, no entanto, o homem é muito primitivo, muito áspero e direto. Em contraste com isso, a filosofia racionalista, liderada por Descartes e Kant, sugere outro tipo de homem: o homem como razão.  Em primeiro lugar, o homem é um ser racional; a razão é o que torna o homem um homem, e tudo o mais é muito supérfluo para ser de importância primária ao seu ser. 

Filósofos voluntaristas liderados por Schopenhauer e Stirner protestaram que o fator mais importante havia sido excluído: o homem não é nem o sentido nem a razão, nem um nem outro; ele é principalmente vontade. Sim, o homem como vontade é o homem verdadeiro, o novo homem. 

Ao procurar este novo homem, a Europa então se aventurou entre os seres inferiores ao homem e começou a procurar a origem do homem entre eles, para criar de alguma forma o homem sem Deus, confiando no reino animal. Não houve pouca alegria, e mesmo alguns gritos histéricos, quando uma hipótese de que o homem é descendente de macacos e outros mamíferos, trovejaram pela Europa. Então Nietzsche desceu sobre o mundo do pensamento lerdo europeu, com todas as suas tempestades e terremotos. Com o êxtase e a chama de um poeta, ele proclamou o seu evangelho do super-homem ao mundo. Mais apaixonado pelo pensamento do que no sentimento, ele extraiu uma conclusão audaz e lógica do voluntarismo de Schopenhauer e do evolucionismo de Darwin: se o macaco é um estágio de desenvolvimento para o homem, por que o homem não pode ser uma transição para o super-homem? Sim, o homem é uma transição para, e a passagem para o super-homem. Sim, o homem é algo a ser conquistado e transcendido. "O que é um macaco para um homem? Chacota e tristeza. Isso também é o que o homem deve ser para o super-homem: escárnio e vergonha." O super-homem é o motivo da existência da Terra e o objetivo da história. Em que consiste o super-homem? Consiste em quatro princípios principais. O primeiro é: Deus deve ser morto. Para vocês, homens superiores, diz Zaratustra aos discípulos, este Deus tem sido o maior perigo. Mas não temas: "Deus está morto", anuncia Zaratustra; não há perigo para você, não há obstáculo para o aparecimento do super-homem. O segundo princípio é: não poupe o seu próximo; o que cai deve ser afastado. O terceiro princípio: o mais importante é o desejo de poder, uma sede imprudente e implacável de poder. O quarto princípio: tudo é permitido; para o super-homem, não há nem o bem nem o mal; ele vive além do bem e do mal, além da verdade e da ilusão, além da consciência e da responsabilidade. 

Façamos uma pausa. O drama do humanismo é completo: um novo homem é criado - o super-homem. Do embrião de Rousseau, o homem humanista tornou-se um super-homem. O homem renascentista culminou com o super-homem. Mas qual é a essência do super-homem? Em que ele consiste? Ele vem de um único instinto, o instinto de autopreservação. Mas, pode até o mais pequeno besouro ser construído por apenas um instinto, e muito menos o homem, o ser mais complexo na Terra? Em todo o reino animal, que compreende mais de seiscentas mil espécies, não há nem uma única mosca minúscula forjada de apenas um instinto, mesmo o instinto de autopreservação. Nietzsche, no entanto, proclamou que o super-homem é o produto de um único instinto. O super-homem é, portanto, de fato sub-humano e, portanto, não humano. Se você quiser, o super-homem é a mais brilhante caricatura do homem que existe neste planeta escurecido. O que é válido para o super-homem é válido também para seus antepassados humanistas. O homem natural de Rousseau é meio homem, porque todo o supranatural foi removido dele. O meio humano é o mesmo que sub-humano, pois todos os males naturais crescem nele, incansáveis e mimados pela educação humanista. 

O homem de Locke como os sentidos, o que ele é? Um fragmento de homem que é proclamado um homem. Este é outro sub-homem, outro monstro humano. Que são os sentidos sem a alma? Um violino com cinco cordas, mas não um violinista. 

O homem kantiano como razão, o que ele representa? Um pedaço de homem pronunciado ser um homem. Onde está o mundo infinito dos sentimentos humanos, que contém nosso céu e o nosso inferno? Um homem pode ser um homem sem isso? Na verdade, o homem kantiano também é uma caricatura do homem. 

E o homem de Nietzsche-Schopenhauer, como ele se parece com o homem? Onde está a alma nele, com toda a sua infinitude, consciência e compaixão? Um homem pode ser um homem sem tudo isso? É também uma caricatura do homem, apenas uma outra caricatura. 

Examine essa exibição de novos homens humanistas: um meio homem após o outro, um sub-homem após o outro, um não-humano após o outro, e isso significa uma caricatura após a outra, um anão após o outro. Você não vê que a educação humanista europeia criou uma série de anões e uma Europa povoada com eles? O homem natural de Rousseau é um anão, o homem como os sentidos é um anão, o homem como razão é um anão, o super-homem também é um anão. São todos homens atrofiados, fragmentos e frações de homens. Um homem inteiro, integrado, não pode ser encontrado. Estamos testemunhando uma exibição trágica: sem Deus, através da educação humanista, o homem europeu degenerou em uma miniatura, um anão. 

Uma lamentação, como a de Jeremias, é convocada aqui. O humanismo europeu realizou sua missão; criou um homem novo, um homem sem Deus e sem alma. Mas, onde está esse homem novo, esse super-homem? Ele não existe como uma pessoa individual, mas como uma força coletiva que destrói a Europa através da filosofia, ciência, educação, cultura, tecnologia e civilização humanistas. Um tipo específico de homem europeu foi assim desenvolvido: l’hоmmе-machine de Holbach, o homo faber, o homo technicus. Em todos os aspectos, este é um homem sem Deus e sem alma; em outras palavras, um ímpio, desalmado, um robô. Um robô é um robô, por seu não reconhecimento de Deus ou a alma. Você sabe o que o apoia particularmente? Psicologia experimental, Psychologie ohne Seele (psicologia sem alma). Esta é a ciência humanística e europeia da alma, uma ciência da alma que não reconhece a existência da alma. Pode haver um absurdo maior do que isso? Mas esse absurdo é o palácio inviolável habitado por sua majestade divina, Psychologie ohne Seele, e muitos robôs europeus o adoram como um ser infalível e divino. 

Sim, de fato, uma fábrica de robôs: do Renascimento até hoje, é isso que a Europa está sendo transformada e finalmente se tornou. Um robô é o tipo mais miserável de homem. Quem tem olhos para ver, pode ver que nunca houve, neste planeta, um homem mais miserável, monstruoso e não humano do que o robô europeu. A vergonha e a infâmia, a vergonha eterna e a infâmia da Europa, este é o "homem novo": o homem desprovido de Deus com uma alma que existe simplesmente como um robô. 

Depois de matar Deus e a alma dentro de si mesmo, o homem europeu vem se suicidando gradualmente nas últimas décadas, pois o suicídio acompanha inescapavelmente o deicídio. A educação sem Deus atraiu a Europa para uma grande escuridão, jamais experimentada por nenhum outro continente. Ninguém pode reconhecer alguém naquela escuridão; ninguém reconhece o outro como um irmão... Perguntemos qual é o objetivo da educação, se não a iluminação do homem, a iluminação de todos os seus abismos e poços, o banimento de toda a escuridão dele. Como o homem pode dispersar a escuridão cósmica que o ataca de todos os lados, e como ele pode banir as trevas do seu ser, sem essa luz, sem Deus, sem Cristo? Mesmo com toda a luz que é dele, o homem sem Deus não é senão um vaga-lume na escuridão infinita deste universo. Sua ciência, sua filosofia, educação, cultura, tecnologia e civilização são apenas pequenas velas que ele acendeu na obscuridade de eventos terrenos e cósmicos. O que todas essas pequenas velas significam na noite interminável e na escuridão dos problemas e eventos individuais, sociais, nacionais e internacionais? Elas já não se apagaram, e uma escuridão densa e pesada já não caiu sobre a Europa? 

Essa fé frívola na onipotência da ciência humanística, educação, cultura, tecnologia e civilização humanista beira a insanidade. Sob sua influência trágica, a educação humanista européia criou um conflito em nós, entre a Igreja e a escola, que sempre expressou uma catástrofe para os nossos ortodoxos. Sob a sua influência, até mesmo o homem da nossa nação e fé começou a se mecanizar e robotizar. 

Existe apenas uma maneira de evitar essa catástrofe final. Qual caminho é esse? Adotar a educação teantrópica e apresentá-la em todas as escolas, desde a mais baixa até a mais alta, em todas as instituições educacionais, nacionais e estaduais, desde a primeira até a última. A educação teantrópica irradia, esclarece e ilumina, pela única luz inextinguível em todos os mundos: Cristo, Deus-Homem. Esta luz não pode ser extinta ou superada por qualquer escuridão, mesmo a da Europa. Ela simplesmente destrói toda a escuridão do homem, da sociedade, da nação e do estado. É a única luz verdadeira, iluminando cada homem até seu centro e revelando-nos em todos, nosso irmão imortal, divino e eterno. Ensina-nos que os problemas da pessoa, da sociedade, da nação e da humanidade, podem ser facilmente e claramente compreendidos e resolvidos, apenas quando a pessoa, a sociedade, a nação e a humanidade são vistas no contexto de Cristo Theanthropos. 

A principal direção e as características da educação teantrópica, podem ser formuladas assim: 

1. O homem é um ser que pode ser aperfeiçoado e completado, de maneira ideal e realista, pelo Deus-Homem; 
2. A perfeição do homem pelo Deus-Homem é alcançada por meio das virtudes evangélicas; 
3. Um homem iluminado vê em cada outro homem o seu irmão imortal e eterno; 
4. Toda atividade humana - filosofia, ciência, comércio, agricultura, arte, educação e cultura - recebe seu valor eterno quando são santificadas e quando seu significado é dado pelo Deus-Homem; 
5. A verdadeira iluminação é alcançada por uma vida santa, de acordo com o Evangelho de Cristo; 
6. Os santos são os educadores mais perfeitos; quanto mais santa é a vida de um homem, melhor educador e iluminador ele é; 
7. A educação é a segunda metade do coração do Deus-Homem, a Igreja é a primeira; 
8. No centro de todos os centros, de todas as ideias e atividades, está o Deus-Homem e Seu coletivo teantrópico: a Igreja. 


Do Livro "Man and God-Man" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário