sexta-feira, 18 de maio de 2018

A Oração (Sua Santidade, Patriarca Pavle)






Oração como necessidade essencial do homem 
 
A oração é a direção piedosa da alma do homem a Deus - ou a comunicação de nosso coração com Deus - através da qual Deus é representado perante o homem, enquanto o homem derrama os sentimentos de sua alma diante dEle. É o levantamento da mente e do coração para Deus, e com ele o homem é levado ao coro angélico e se torna um membro de sua bem-aventurança. A oração é o incenso mais aceitável a Deus, a ponte mais segura - para a passagem pelas tentadoras ondas da vida - a pedra indestrutível de todos os que crêem, o local de pouso pacífico, a vestimenta divina que veste a alma com grande bondade e beleza. A oração é a mãe de todas as boas obras, o guardião da limpeza do corpo (castidade), o selo da virgindade, a cerca segura contra o nosso eterno inimigo, o diabo. Ela afasta os inimigos através do nome de Cristo, desde que não há meios poderosos nos céus ou na terra. A oração é a fortificação do mundo implorando a misericórdia de Deus pelos nossos pecados, o local de pouso que as ondas não podem destruir, a iluminação da mente, o machado para poupar a destruição da tristeza, a criação de esperança acalentando a ira, o defensor de todos aqueles que estão passando por julgamento, a alegria daqueles que estão na prisão, a salvação daqueles que estão morrendo. Fez a baleia tornar-se a casa de Jonas, trouxe Ezequiel de volta às portas da morte e converteu as chamas em orvalho para os jovens babilônicos. Com a oração, São Elias fechou os céus para que a chuva não caísse por três anos e seis meses (Tiago 5:17) .  

Quando os próprios apóstolos foram incapazes de expulsar os espíritos imundos, Cristo lhes disse: “Este não pode sair, a não ser com oração e jejum” (Mt. 17:21) .  Não há nada mais precioso na vida do homem que a oração. Isso torna o impossível possível; torna o difícil, fácil; o desconfortável, faz-se confortável. A oração é tão importante para a alma do homem, quanto a respiração. Quem não ora é privado de conversar com Deus e é semelhante à árvore que não dá fruto, e é cortada e lançada no fogo (Mt 7:19) . 

“Quando você direciona sua a mente e seus pensamentos para os céus”, diz São Makários, o Grande, “e deseja unir-se ao Senhor, então uma grande multidão de espíritos malignos, como uma nuvem negra, permanece sobre você para deter seu caminho para o céu. Mas, assim como as antigas muralhas de Jericó caíram pelo poder de Deus, assim também estas pedras do mal, que estão impedindo sua mente, serão destruídas pelo poder de Deus. Quando você está em oração, lembre-se diante de quem você está. Seja surdo e mudo para tudo o que o rodeia, invoque o Senhor em busca de ajuda e Ele o ajudará. É necessário erradicar todos os sentimentos de ira e nos purificar completamente dos sentimentos assassinos e desejos corporais, independentemente de para quem eles possam ser direcionados. ” 


Fonte: Patriarca PavlePravoslavlje No. 936  De Blog Again and Again por pe. Milovan Katanic 

Nenhum comentário:

Postar um comentário