segunda-feira, 14 de maio de 2018

A luta na Oração - Sobre a Oração de Jesus - Parte I (Ancião Sofrônio de Essex)







A oração é criação infinita, arte suprema. Repetidas vezes experimentamos uma ardente explosão em direção a Deus, seguido apenas pela queda de Sua luz. Repetidamente, estamos conscientes da incapacidade da mente de elevar-se a Ele. Há momentos em que nos sentimos à beira da insanidade. 'Tu me deste o Teu preceito para amar, mas não há força em mim para o amor. Vem e realiza em mim tudo o que Tu ordenaste, pois Teu mandamento sobrecarrega meus poderes. Minha mente é muito frágil para compreender a TiMeu espírito não pode ver os mistérios da Tua vontade. Meus dias passam em conflitos sem fim. Eu sou torturado pelo medo de perder-Te, por causa dos maus pensamentos em meu coração.' 

Às vezes a oração parece enfraquecer e nós clamamos: 'Apressa-te a mim, ó Deus' (Sl 70.5). Mas se não deixarmos a bainha de Suas vestes, a ajuda virá. É vital habitar em oração, a fim de contrariar a influência persistentemente destrutiva do mundo. 

A oração não pode falhar em reviver em nós o sopro divino, que Deus soprou nas narinas de Adão, e em virtude do qual Adão "se tornou alma vivente" (Gn 2.7). Então, nosso espírito regenerado se maravilhará com o sublime mistério do ser, e nossos corações ecoarão o louvor do salmista às maravilhosas obras do Senhor. Devemos apreender o significado das palavras de Cristo: "Eu vim para que os homens tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10.10). 

Mas esta vida é cheia de paradoxos, como todo o ensino do Evangelho. "Eu vim lançar fogo à terra, e quem me dera que já estivesse a arder! "(Lucas 12,49). A menos que passemos por este fogo que consome as paixões decadentes da natureza, não veremos o fogo transformado em luz, pois não é a Luz que vem primeiro e sim Fogoem nosso estado caído, a queima precede a iluminação. Vamos, portanto, exaltar a Deus por este fogo consumidor. Nós não conhecemos completamente, mas pelo menos conhecemos, "em parte" (1 Cor. 13.9), que não há outro caminho para nós mortais nos tornarmos 'filhos da ressurreição' (Lucas 20.36), reinando junto a Cristo. Por mais doloroso que essa recriação possa ser; por mais pesaroso e atormentador - o processo, por mais angustiante que seja, será abençoado. A erudição requer muito trabalho, mas a oração é incalculavelmente mais difícil de se adquirir. 

Quando os Evangelhos e Epístolas se tornam reais para nós, vemos quão ingênuas eram as nossas noções passadas de Deus e vida nEle - a Realidade supera a imaginação do homem. 'As coisas que o olho não viu, eo ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam' (1Co 2.9) . Mesmo um sussurro do Divino é uma glória incomparável a todo o conteúdo da vida vivida à parte de Deus. 

Estreito é o caminho, espinhoso e doloroso. Nós daremos muitos suspiros enquanto avançamos. O medo peculiar que é "o começo da sabedoria" (Sl 111.10) se agarra ao nosso coração e distorce todo o nosso ser, concentrando a atenção no que está acontecendo dentro. Impotente para seguir a Cristo, paramos em pavor. 'Jesus foi antes (os discípulos); eles ficaram surpresos; e quando eles seguiram, eles ficaram com medo ' (Marcos 10.32) . Nenhum de nós pode escapar do sofrimento se desejamos nascer em uma nova vida em Deus - se quisermos transformar nosso corpo natural em um corpo espiritual. (Como São Paulo disse: "Semeia-se um corpo natural; é ressuscitado um corpo espiritual" (1Cor 15,44)Somente o poder da oração supera a resistência da matéria e liberta nosso espírito desse mundo inerte e apertado, para os vastos espaços abertos e radiantes de Luz. 

A mente fica perplexa com as provações que acontecem em nossa luta pela oração. Não é fácil identificar sua causa ou seu tipo. Até que entremos 'no santuário de Deus' (Sal. 73.17) , hesitaremos muitas vezes, sem saber se nossas obras são agradáveis ao Todo-SantoUma vez que não estamos isentos do pecado, só podemos pensar que é o nosso mal que provoca as tempestades em torno de nós, embora São Pedro lembrou os primeiros cristãos, em seu desespero, que "o espírito da glória" (1 Pe 4,14) repousava sobre eles. Uma coisa, no entanto, não está aberta a dúvidas: chegará a hora em que todas as nossas provações e tribulações desaparecerão no passado. Então, veremos que os períodos mais dolorosos de nossa vida foram os mais frutíferos e nos acompanharão além dos confins deste mundo, para ser o fundamento do Reino 'que não pode ser movido' (Hb 12.28).

O Deus onipotente nos chamou do "vazio"Por natureza somos do vazio; contudo, mesmo de Deus, esperamos consideração e respeitoDe repente, o Todo Poderoso se revela em humildade ilimitada. A visão inunda todo o nosso ser e, instintivamente, nos curvamos em adoração. Mesmo isso não parece suficiente, mas por mais que tentemos nos humilhar diante dEle, ainda estamos aquém da Sua humildade. 

A oração a este Deus de amor e humildade, se eleva das profundezas do nosso ser. Quando nosso coração está cheio de amor por Deus, estamos totalmente conscientes de nossa proximidade com Ele - embora saibamos muito bem que somos apenas pó (cf. Gn 3,19) . Todavia, na forma visível de nossa natureza, o Deus imortal descreveu a semelhança de Seu Ser invisível e, assim, apreendemos a eternidade. Através da oração, entramos na vida divina; e Deus orando em nós é uma vida incriada que nos permeia. 



Ao nos fazer à Sua imagem e Sua semelhança, Deus nos colocou diante Dele, não como ação Sua, inteiramente sujeita a Ele, mas -como fato (dado), mesmo para Ele - como seres livresE em virtude disto, as relações entre o homem e Deus são baseadas no princípio da liberdade. Quando nos aproveitamos dessa liberdade e cometemos pecados, colocamos Deus de lado. Esta liberdade de se afastar de Deus é o aspecto negativo e trágico do livre-arbítrio, mas é uma condição sine qua non, se quisermos nos apegar à vida que é verdadeiramente divina, a vida que não é predeterminada. Temos as alternativas diametralmente opostas: recusar a Deus - a própria essência do pecado - ou nos tornamos filhos de Deus. Porque somos feitos à semelhança dEle, naturalmente desejamos a perfeição divina que está em nosso Pai. E quando nós O seguimos, não estamos nos submetendo aos ditames de algum poder estranho: estamos meramente obedecendo ao nosso próprio impulso de assimilar Sua perfeição.'Sede, pois, perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial' (Mt 5.48) . 

Pai nosso que estás nos céus,  
santificado seja o Teu nome 
Tu me deste para perceber a tua santidade, e eu desejaria ser santo em Ti. 
Que venha Teu reino 
Que a tua vida gloriosa entre em mim e se torne minha. 
Tua vontade seja feita 
na terra do meu ser criado, como no céu, em Ti mesmo, desde toda a eternidade. 
O pão nosso de cada dia nos dai hoje 
'o verdadeiro pão que desce do céu e dá vida ao mundo' (Jo 6.32-33) . 
E perdoa-nos as nossas ofensas, Como nós perdoamos a eles que nos ofenderam 
Por Teu Santo Espírito me conceda perdoar aos outros e que nada me impeça de receber o Teu perdão. 
Não nos deixes cair em tentação 
Tu conheces a minha perversidade; que estou sempre pronto para transgredir. Envie teu anjo para ficar no caminho de um adversário contra mim quando eu pecaria (cf. Nm 22.22) . 
Mas livrai-nos do mal   
Livra-me do poder do inimigo mortal, do adversário do homem e de Deus. 

A princípio nós oramos por nós mesmos; mas, quando Deus, pelo Espírito Santo, nos dá entendimento, nossa oração assume proporções cósmicas. Então, quando oramos 'Pai Nosso', pensamos em toda a humanidade e solicitamos a plenitude da graça para todos, como para nós mesmos. Santificado seja o Teu nome entre todos os povos. Teu reino vem para todos os povos para que a Tua vida divina se torne a sua vida. Seja feita a Tua vontade: só a Tua vontade une tudo em amor por ti. Livra-nos do mal - do 'assassino' (Jo 8.44) que, em toda parte, semeia inimizade e morte. (De acordo com nossa interpretação cristã, o mal - assim como o bem - existe apenas onde há uma forma pessoal de ser. Sem essa forma pessoal não haveria mal - apenas processos naturais determinados).

O problema do mal no mundo em geral e na humanidade, particularmente, coloca a questão da participação de Deus na vida histórica da raça humana. Muitos perdem a fé porque parece que, se Deus existisse, o mal não poderia ser tão desenfreado e não poderia haver sofrimento generalizado e sem sentido. Eles esquecem que Deus cuida da liberdade do homem, que é o princípio fundamental de sua criação na imagem divina. O Criador interferir quando o homem se inclinar para o mal seria equivalente a privá-lo da possibilidade de autodeterminação, e o destruiria completamente. Mas Deus pode salvar e salva indivíduos e nações, se eles seguirem o caminho que Ele designar. 

Cristo disse: "Eu vim não para trazer a paz, mas uma espada" (Mateus 10.34) e "divisão" (Lucas 12.51) . Cristo nos chamou para guerrear no plano do espírito, e nossa arma é "a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Ef 6.17) . Nossa batalha é travada em condições extraordinariamente desiguais. Estamos de mãos e pés amarradosNão ousamos atacar com fogo ou espada: nosso único armamento é o amor, mesmo para os nossos inimigos. Esta é a única guerra em que estamos envolvidos e, de fato, é uma guerra santa. Nós lutamos com o último e único inimigo da humanidade: a morte (1Co 15.26) . Nossa luta é a luta pela ressurreição universal. 

O Senhor justificou e santificou a linhagem de Seus antepassados. Da mesma forma, cada um de nós, se seguirmos a Cristo, podemos nos justificar (por intermédio dEle) em nosso ser individual, tendo restaurado a imagem Divina em nósatravés do arrependimento totale ao fazê-lo, podemos ajudar a justificar nossos próprios antepassados. Nós carregamos em nós mesmos o legado dos pecados de nossos ancestrais; e, em virtude da unidade ontológica da raça humana, nos curar, significa curá-los também. Somos tão interligados que o homem não se salva sozinho. 

Eu descobri que os monges da Montanha Santa entendiam bem isso. Um monge é um homem que dedicou sua vida a Deus; que acredita que, se queremos que Deus esteja totalmente conosco e em nós, então devemos nos entregar a Ele completamente, não em parte. O monge renuncia ao casamento e à criação de filhos para observar e guardar os mandamentos de Cristo, da maneira mais completa possível. Se um monge não alcança seu verdadeiro propósito - viver sua vida na terra no espírito instruído por Cristo - seu monasticismo não foi devidamente implementado. Em outras palavras, ele não ajuda na continuação da raça humana pela procriação de crianças, nem ele "completa" a imortalidade através da ressurreição. Ele abandonou o plano histórico por sua recusa em tomar uma ação histórica positiva - para não dizer "política" - mas não transfere a existência para o plano espiritual, meta-histórico. Não tendo obtido nenhuma vitória no plano universal da guerra espiritual, ele não está ajudando seus semelhantes a alcançar o plano divino. Contudo, embora o monge possa não realizar a perfeição cristã, seu esforço, mesmo assim, ajuda o mundo inteiro. 

Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito, A única verdade e Deus; Sempre vivo e todo-poderoso, que sozinho dá força aos que sofrem e apoia os fracos; Ó Tu, sem o qual os fortes se cansarão e os firmes ficarão enfraquecidos, os que estiverem cheios terão fome e os jovens dobrarão: Ouça-nos em nossa aflição e eleva-nos ao digno serviço de Ti. Nós imploramos, seja rápido para ouvir e ter misericórdia. 

Quando, pela graça do Espírito Santo, é dado a um homem 'vir ... a um homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo' (Ef 4.13), tal acontecimento reflete de maneira mais decidida não apenas sobre o destino de toda a humanidade - sua influência ultrapassa os limites da história e reflete sobre toda a vida cósmica, pois o próprio mundo foi criado para o homem. 

Quando nos afastamos do caminho indicado por Cristo - isto é, da divinização do homem pelo poder do Espírito Santo -, todo o sentido da vinda do homem ao mundo desaparece. 


                                                                    Ancião Sofrônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário