quarta-feira, 16 de maio de 2018

A Oração de Jesus: Método - Sobre a Oração de Jesus - Parte II (Ancião Sofrônio de Essex)







Eu proponho dedicar este capítulo a estabelecer, o mais breve possível, os aspectos mais importantes da Oração de Jesus e as visões de senso comum com respeito a esta grande cultura do coração, que eu encontrei na Montanha Sagrada. 

Ano após ano, monges repetem a oração em seus lábios, sem tentar, por meios artificiais, unir mente e coração. Sua atenção está concentrada em harmonizar sua vida com os mandamentos de Cristo. De acordo com a tradição antiga, a mente se une ao coração através da ação divina, quando o monge continua no feito ascético de obediência e abstinência; quando a mente, o coração e o próprio corpo do "velho homem", em grau suficiente, se libertam do domínio do pecado sobre elesquando o corpo se torna digno de ser 'o templo do Espírito Santo' (cf. Rom. 6: 11-14)No entanto, tanto os professores antigos, quanto os atuais, permitem ocasionalmente recorrer a um método técnico, de trazer a mente para o coração. Para fazer isso, o monge, tendo adequadamente estabelecido seu corpo, pronuncia a oração com a cabeça inclinada sobre o peito, respirando com as palavras "Senhor Jesus Cristo, (Filho de Deus)" e expirando com as palavras "tem piedade de mim (pecador) '. Durante a inalação, a atenção, a princípio, segue o movimento do ar inspirado até a parte superior do coração. Dessa maneira, a concentração pode logo ser preservada sem errar, e a mente fica lado a lado com o coração, ou mesmo entra nele. Este método eventualmente permite que a mente veja, não o coração físico, mas o que está acontecendo dentro dele - os sentimentos que se infiltram e as imagens mentais que se aproximam de fora. Com essa experiência, o monge adquire a capacidade de sentir seu coração e de continuar com sua atenção centrada no coração, sem recorrer a nenhuma técnica psicossomática. 

A Verdadeira Oração Vem Através da Fé e do Arrependimento 

Este procedimento pode ajudar o iniciante a entender onde sua atenção interior deve ser mantida durante a oração e, como regra, em todos os outros momentos também. No entanto, a verdadeira oração não deve ser alcançada assim. A verdadeira oração vem exclusivamente através da fé e do arrependimento, aceito como o único fundamento. O perigo das técnicas psíquicas é que não poucos atribuem um significado muito grande ao método pelo método. Para evitar tal deformação, o iniciante deve seguir outra prática que, embora consideravelmente mais lenta, é incomparavelmente melhor e mais benéfica para fixar a atenção no Nome de Cristo e nas palavras da oração. Quando a contrição pelo pecado atinge certo nível, a mente naturalmente presta atenção ao coração.  

A Fórmula Completa A fórmula completa da Oração de Jesus é assim: Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador, e é essa forma definida que é recomendada. Na primeira metade da oração, professamos a Cristo-Deus feito carne para nossa salvação. Na segunda, afirmamos nosso estado caído, nossa pecaminosidade, nossa redenção. A conjunção da confissão dogmática com o arrependimento, torna o conteúdo da oração mais abrangente. 

Etapas do desenvolvimento É possível estabelecer uma certa sequência no desenvolvimento desta oração. 
... Primeiro, é uma questão verbal: dizemos a oração com nossos lábios, enquanto tentamos concentrar nossa atenção no Nome e nas palavras.  
... Em seguida, não mexemos mais nos lábios, mas pronunciamos o Nome de Jesus Cristo e o que vem depois, mentalmente, em nossas mentes.  
... No terceiro estágio, a mente e o coração se combinam, agindo juntos: a atenção da mente está centrada no coração e a oração é dita ali.  
... Em quarto lugar, a oração se torna autopropulsoraIsso acontece quando a oração é confirmada no coração e, sem nenhum esforço especial de nossa parte, continua ali, onde a mente está concentrada.  
...Finalmente, a oração, tão cheia de bênçãos, começa a agir como uma chama suave dentro de nós, como inspiração do Alto, regozijando o coração com uma sensação de amor divino e deleitando a mente na contemplação espiritual. Este último estado é, às vezes, acompanhado por uma visão da Luz. 

Vá passo a passo: Uma ascensão gradual à oração é a mais digna de confiança. O principiante que embarcou na luta, é geralmente recomendado para começar com o primeiro passo, a oração verbal, até que o corpo, a língua, o cérebro e o coração assimilem. O tempo que isso leva, varia. Quanto mais sincero o arrependimento, menor a estrada. 

A prática da oração mental pode por algum tempo ser associada ao método hesicasta - em outras palavras, pode assumir a forma de articulação rítmica ou a-ritmada da oração, como descrito acima, ao inspirar durante a primeira metade e expirar durante a segunda parte. Isso pode ser verdadeiramente útil, se não perder de vista o fato de que toda invocação do Nome de Cristo deve estar inseparavelmente associada a uma consciência do próprio Cristo. O Nome não deve ser separado da Pessoa de Deus, para que a oração não seja reduzida a um exercício técnico e, assim, contrarie o mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" (Ex. 20.7; Dt 5.11). . 

Atenção da Mente Recebida: Quando a atenção da mente é fixada no coração, é possível controlar o que acontece no coração, e a batalha contra as paixões assume um caráter racional. O inimigo é reconhecido e pode ser expulso pelo poder do Nome de Cristo. Com este feito ascético, o coração torna-se tão altamente sensível, tão perspicaz, que, eventualmente, ao orar por alguém, o coração pode dizer quase imediatamente o estado da pessoa pela qual orou. Assim, a transição ocorre da oração mental para a oração da mente e do coração, que pode ser seguida pelo dom da oração que procede de si mesma. 

Não se apresse: Tentamos nos colocar diante de Deus com todo o nosso ser. A invocação do nome de Deus, o Salvador, proferida no temor de Deus, juntamente com um esforço constante para viver de acordo com os mandamentos, pouco a pouco leva a uma fusão abençoada de todas as nossas potênciasNunca devemos procurar nos apressar em nosso esforço ascético. Isto é essencial para descartar qualquer ideia de atingir o máximo, no menor tempo possível. Deus não nos força, mas também não podemos obrigá-lo a qualquer coisa. Resultados obtidos por meios artificiais não duram muito e, mais importante, não unem nosso espírito com o Espírito do Deus Vivo. 

É um longo caminho: Na atmosfera do mundo de hoje, a oração exige uma coragem sobrehumana. Todo o conjunto de energias naturais está em oposição. Agarrar-se à oração sem distração, indica uma vitória em todos os níveis da existência. O caminho é longo e espinhoso, mas chega um momento em que um raio celeste atravessa a escuridão obscura, para fazer uma abertura através da qual pode ser vislumbrada a fonte da eterna Luz Divina. A Oração de Jesus assume uma dimensão meta-cósmica. São João, o Divino, afirma que no mundo vindouro, a nossa deificação alcançará a plenitude, já que "nós O veremos como Ele é". E todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro ... Todo aquele que nele permanece não peca: todo aquele que peca não o viu, nem o conheceu (cf. 1Jo 3.2,3,6).. Para que em nome de Cristo recebamos o perdão dos pecados e a promessa do Pai, devemos nos esforçar e insistir em Seu Nome "até sermos dotados de poder do alto" (cf. Lc 24-49) . 

Ao aconselhar que não sejam levados por práticas artificiais, como a meditação transcendental, estou apenas repetindo a antiga mensagem da Igreja, expressa por São Paulo: ' Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura. Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação. Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem' (1Tim. 4.7-10). 

Não é como a meditação transcendental: "O caminho dos Pais requer fé firme e longa paciência", enquanto nossos contemporâneos querem aproveitar todo dom espiritual, incluindo até mesmo a contemplação direta do Deus Absoluto, pela força e rapidez; frequentemente traçarão um paralelo entre a oração no Nome de Jesus e o yoga, ou meditação transcendental, e coisas semelhantes. Devo enfatizar o perigo de tais erros - o perigo de considerar a oração como um dos meios "técnicos" mais simples e fáceis, que conduzem à unidade imediata com Deus. É imperativo traçar uma definição muito clara entre a Oração de Jesus e todas as outras teorias ascéticas. Iludidos são os que se esforçam para se desfazer mentalmente de tudo que é transitório e relativo, a fim de atravessar algum limiar invisível, perceber sua origem eterna, sua identidade com a "Fonte de tudo que existe", para voltar e fundir-se com Ele, o Absoluto transpessoal Sem Nome. Tais exercícios permitiram a muitos elevarem-se à contemplação supra-racional do ser, a experimentar uma certa mística; conhecer o estado silencioso da mente, quando a mente ultrapassa os limites do tempo e do espaço. Em tais estados, o homem pode sentir a tranquilidade de ser retirado dos fenômenos continuamente mutáveis do mundo visível; pode até ter uma certa experiência de eternidade. Mas o Deus da Verdade, o Deus vivo, não está nisso tudo. É a própria beleza do homem, criada à imagem de Deus, que é contemplada e vista como Divindade, enquanto ele mesmo ainda continua dentro dos limites de sua criação. Esta é uma preocupação muito importante. A tragédia da questão reside no fato de que o homem vê uma miragem que, em seu anseio pela vida eterna,  confunde com um verdadeiro oásis. Esta forma impessoal de ascetismo conduz, finalmente, a uma afirmação do princípio divino na própria natureza do homem. O homem é então atraído pela ideia de auto-deificação - a causa da queda original. O homem que é cegado pela majestade imaginária do que ele contempla, de fato, colocou o pé no caminho da autodestruição. Ele descartou a revelação de um Deus pessoal. Ele acha o princípio da Hipóstase da Pessoa um limitante, indigno do Absoluto. Ele tenta despojar-se de limitações e retornar ao estado que imagina ter pertencido a ele desde antes de sua vinda a este mundo. Este movimento nas profundezas de seu próprio ser, nada mais são do que a atração pelo não-serdo qual fomos chamados pela vontade do Criador. 

Conhecimento do Deus Pessoal: O verdadeiro Criador revelou-se a nós como um Absoluto Pessoal. Toda a nossa vida cristã é baseada no conhecimento de Deus, o Primeiro e o Último, Cujo Nome é "EU SOU"Nossa oração deve ser sempre pessoal, face a face. Ele nos criou para nos unirmos em Seu Ser Divino, sem destruir nosso caráter pessoal. É essa forma de imortalidade que nos foi prometida por Cristo. Como São Paulo, não estaríamos “despidos, mas revestidos de que a mortalidade possa ser engolida pela vida”. Para isso Deus criou-nos e 'deu-nos o penhor do Espírito' (2Co 5.4,5). 

A imortalidade pessoal é alcançada através da vitória sobre o mundo: uma tarefa poderosa. O Senhor disse: 'Tenha bom ânimo; Eu venci o mundo ' (João 10.3) e sabemos que a vitória não foi fácil. 'Cuidado com os falsos profetas ... Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e largo é o caminho, que leva à destruição, e muitos são os que vão no mesmo lugar: Porque estreito é a porta, e estreito é o caminho que conduz à vida e poucos são os que o encontram ” (Mateus 7.13-115) . 

Onde está a destruição? Em que as pessoas partem do Deus vivo. 
Para crer em Cristo, é preciso ter a simplicidade das criancinhas - 'A menos que se convertam e se tornem como criancinhas, não entrem no reino dos céus' (Mt 18.3) - ou, como São Paulo, sejam tolos pelo amor de Deus. "Somos loucos por amor de Cristo ... somos fracos ... somos desprezados ... somos feitos como a imundícia do mundo, e somos o derramamento de todas as coisas até o dia de hoje" (1Cor 4,1-10). 13) . Contudo, 'não pode haver outro fundamento além daquele que está posto, que é Jesus Cristo' (1Co 3:11)"Por isso eu vos rogo, sede vós" (1 Coríntios 4. 16)Na experiência cristã, a consciência cósmica vem da oração - como a oração de Cristo nGetsêmani - não como resultado de cogitações filosóficas abstratas. 

Quando o próprio Deus se revela em uma visão de Luz Incriada, o homem naturalmente perde todo desejo de se fundir em um Absoluto transpessoal. O conhecimento imbuído de vida (em oposição ao conhecimento abstrato) não pode, de modo algum, ficar confinado ao intelecto: deve haver uma união real com o ato do Ser. Isto é alcançado através do amor: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração ... e com toda a tua mente" (Mateus 22.37). O mandamento nos ordena amor. Portanto, o amor não é algo dado a nós: ele deve ser adquirido por um esforço feito através de nossa livre vontade. A injunção é dirigida primeiro ao coração, como o centro espiritual do indivíduo. A mente é apenas uma das energias do humano. O amor começa no coração, e a mente é confrontada com um novo evento interior e contempla o Ser na Luz do Amor Divino. 

Uma tarefa difícil: Não há proeza ascética mais difícil, mais dolorosa, do que o esforço de aproximar-se de Deus, que é amor (cf. 1Jo 4.8, 16). Nosso clima interior varia de um dia para o outro: agora estamos preocupados porque não entendemos o que está acontecendo a nosso respeito; agora inspirados por um novo lampejo de conhecimento. O Nome "Jesus" fala-nos da extrema manifestação do amor do Pai por nós (cf. João 3.16). Na proporção em que a imagem de Cristo se torna ainda mais sagrada para nós, e Sua palavra é percebida como energia criativa, uma paz maravilhosa inunda a alma, enquanto uma aura luminosa envolve nosso coração e cabeça. Nossa atenção pode se manter firme. Às vezes continuamos assim, como se fosse um estado perfeitamente normal, não reconhecendo que é um presente do Alto. Na maior parte, só percebemos essa união do espírito com o coração, quando ela é interrompida. 

No Homem, Jesus Cristo, "habita toda a plenitude da divindade corporalmente ” (Cl 2.9) . Nele não existe apenas Deus, mas toda a raça humana. Quando pronunciamos o Nome "Jesus Cristo", nos colocamos diante da plenitude tanto do Ser Divino, como do ser criado. Ansiamos por tornar a Sua vida a nossa vida; para fazê-Lo tomar sua morada em nós. Nisto reside o significado da deificação. Mas o anseio natural de Adão pela deificação, logo de início, tomou um caminho errado, que levou a um terrível desvio. Sua visão espiritual foi insuficientemente estabelecida na Verdade. 

Nossa vida pode tornar-se sagrada em todos os aspectos, somente quando o verdadeiro conhecimento e sua base metafísica, é acoplado ao amor perfeito para com Deus e nossos semelhantes. Quando acreditamos firmemente que somos criação de Deus, o Ser Primordial, torna-se óbvio para nós que não há deificação possível fora da Trindade. Se reconhecermos que, em sua ontologia, toda a natureza humana é "uma", então, em prol da unidade dessa natureza, devemos nos esforçar para amar nossos vizinhos, que são parte de nosso ser. 

Nosso mais terrível inimigo é o orgulho. Seu poder é imenso. O orgulho absorve todas as nossas aspirações, enfraquece todos os nossos esforços. A maioria de nós é vítima de suas insinuações. O homem orgulhoso quer dominar, impor sua própria vontade aos outros; e assim surge o conflito entre irmãos. A pirâmide da desigualdade é contrária à revelação concernente à Santíssima Trindade, em Quem não há maior, não há menor; onde cada Pessoa possui plenitude absoluta do Ser Divino. 

O Reino de Cristo é fundado no princípio de que, quem quer que seja o primeiro, deve ser o servo de todos (cf. Marcos 9.3-5). O homem que se humilha será exaltado e vice-versa: aquele que se exaltar será humilhado. Em nossa luta pela oração, devemos limpar nossas mentes e corações de qualquer desejo de prevalecer sobre nosso irmão. A luxúria pelo poder é a morte da alma. As pessoas são atraídas pela grandeza do poder, mas esquecem que 'aquilo que é altamente estimado entre os homens é uma abominação aos olhos de Deus' (Mt 16,15). O orgulho nos incita a criticar, até mesmo desprezar nossos irmãos mais fracos; mas o Senhor nos advertiu para 'tomarmos cuidado para que não desprezássemos nenhum destes pequeninos' (cf. Mt 18.10). Se cedermos ao orgulho, toda a nossa prática da Oração de Jesus será apenas profanação do Seu Nome. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 João 2: 6) . Aquele que verdadeiramente ama a Cristo, dedicará toda a sua força a obedecer à Sua palavra. Eu enfatizo isso porque é o nosso método real para aprender a orar. Isso, e não quaisquer técnicas psicossomáticas, é o caminho certo. 

Não é um Yoga cristão: Me ative a justificação dogmática da Oração de Jesus, em grande parte, porque na última década, a prática dessa prece foi distorcida em algo chamado de "yoga cristão" e confundida com "meditação transcendental". Toda cultura, não apenas toda cultura religiosa, está preocupada com exercícios ascéticos. Se uma certa similaridade, seja em sua prática ou em suas manifestações externas, ou mesmo em sua formulação mística, pode ser discernida, isso não implica de modo algum que elas sejam igualmente fundamentais. Situações externamente semelhantes podem ser muito diferentes no conteúdo interno. 

Quando contemplamos a sabedoria divina na beleza do mundo criado, somos ao mesmo tempo atraídos -ainda mais fortemente- pela beleza imperecível do Ser Divino, conforme revelado a nós por Cristo. O Evangelho para nós é a auto-revelação divina. Em nosso anseio de tornar a palavra do Evangelho a substância de todo o nosso ser, nos libertamos, pelo poder de Deus, da dominação das paixões. Jesus é o único Salvador - no verdadeiro sentido da palavra. A oração cristã é efetuada pela constante invocação do Seu Nome: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, tem piedade de nós e do Teu mundo. 

Embora a oração no Nome de Jesus, em sua realização final, une plenamente o homem a Cristo, a hipóstase humana não é obliterada, não se perde no Ser Divino como uma gota de água no oceano. 'Eu sou a luz do mundo ... eu sou a verdade e a vida' (Jo 8.12; 14.6 )Para o Ser-Cristão, a Verdade, a vida não é "que" mas "quem"Onde não há forma pessoal de ser, também não existe forma viva. Onde em geral não há vida, nem há bem ou mal; luz ou escuridão. "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (João 1: 3) . 

Quando a contemplação da Luz Incriada é aliada à invocação do Nome de Cristo, o significado deste Nome como "chegando o reino de Deus com poder" (Marcos 9.1) é particularmente claro, e o espírito do homem ouve a voz do Pai: 'Este é o meu amado Filho' (Marcos 9.7)Cristo, em Si mesmo, nos mostrou o Pai: "aquele que me viu, viu o Pai" (João 14: 9). Agora conhecemos o Pai na mesma medida em que conhecemos o Filho. 'Eu e meu pai somos um' (João 10.30). E o Pai testifica seu filho. Nós, portanto, oramos, 'Filho de Deus, salve-nos e ao seu mundo.' 

Adquirir a oração é adquirir a eternidade: Quando o corpo está morrendo, o grito "Jesus Cristo" se torna a vestimenta da alma; quando o cérebro não funciona mais e outras orações são difíceis de lembrar, à luz do conhecimento divino que procede do Nome, nosso espírito se elevará à vida incorruptível. 

                                                                               Ancião Sofrônio




De His Life é Mine de Archimandrite Sophrony, trans. Rosemary Edmonds, St. Valdimir Seminary Press, pp112-120 

Nenhum comentário:

Postar um comentário