segunda-feira, 5 de março de 2018

Sobre os Tipos de Leitura Espiritual (São Paísios, o Atonita)





- Geronta, quais livros devem ser lidos por aqueles que estão começando sua busca espiritual? 
  
- Primeiro, eles devem ler o Novo Testamento para aprender o significado de Cristo, para serem chacoalhados um pouco; depois eles podem ler o Antigo Testamento. Você sabe o quão difícil é, quando eles não leram nada e, no entanto, nos pedem ajuda? É como uma criança na escola primária, que vai a um professor universitário e diz: "Ajude-me". O que o professor pode dizer a ele? "Um mais um é igual a dois"? Outros, por sua vez, não estão espiritualmente inquietos; eles vêm e dizem: "Pai, não tenho problemas e estou bem; eu só vim aqui para vê-lo. ". O homem nunca pode dizer que ele não tem problemas, nem preocupações; sempre haverá algo. A luta pela vida espiritual nunca acaba. Ou algumas pessoas vêm e me dizem: "Diga-nos coisas espirituais". É como se eles fossem ao supermercado e dissessem: "Dê-nos alguns mantimentos". O merceeiro está perdido e precisa saber o que eles precisam. Eles precisam dizer: "Eu quero muito de açúcar, muito arroz, e assim por diante, mas eles só dizem: "Dê-nos mantimentos ". É como ir à farmácia e dizer:" Dê-nos medicamentos ", sem primeiro dizer qual é a doença deles, ou informar se foram ou não ao médico, e o que ele recomendou que fizessem. Vai saber! Veja, quem está seriamente preocupado com sua condição espiritual sabe, mais ou menos, o que falta, e uma vez que ele busca, ele se beneficia. 
  
Na minha época de novato, quando lia algo que gostava, escrevia para não esquecer e tentava aplicar na minha vida. Eu não lia apenas para passar o meu tempo de forma agradável. Se eu tinha uma inquietação espiritual, quando não conseguia entender algo, eu pedia uma explicação. Eu li relativamente pouco, mas eu provei em mim grande parte do que eu li. "Em que ponto estou? O que devo fazer?" Eu me sentava e passava por esse autoexame. Eu não permitia que aquilo que eu lia passasse sem um exame. 
  
Hoje com tanta leitura as pessoas acabam como gravadores, preenchendo seus cassetes com questões supérfluas. De acordo com Abba Isaac, no entanto, a sabedoria não baseada em atividade justa é um depósito de desgraça. [6]. Veja, muitos que estão interessados em esportes leem revistas esportivas e jornais enquanto estão sentados. Eles podem ser como um bezerro gordo, mas ainda se maravilham com os atletas. "Ah, ele é maravilhoso! Ele é ótimo! Bravo!" Mas eles não produzem nenhum suor e não perdem seus quilos. Eles leem e leem sobre eventos atléticos, e então deitam-se; eles não ganham nada. Eles estão satisfeitos com o prazer de ler. Algumas pessoas mundanas leem jornais, outras, literatura romântica ou uma novela de aventura, outros ainda assistem a um jogo de futebol no estádio e passam seu tempo. O mesmo é feito por algumas pessoas que leem livros espirituais. Eles podem passar a noite toda a ler livros espirituais com grande intensidade e se contentar. Eles tomam um livro espiritual, sentam-se confortavelmente e começam a ler. "Ah, aproveitei disso", dizem eles. Seria melhor dizer: "Me diverti, passei o meu tempo de forma agradável". Isso não é proveitoso. 
  
Nós nos beneficiamos quando entendemos o que lemos, quando nos censuramos e nos disciplinamos, aplicando a nós: "O que isso significa? Onde estou em relação a esta verdade espiritual? O que devo fazer agora? ". Afinal, quanto mais aprendemos, com mais responsabilidade devemos viver de acordo com o que aprendemos. Não estou dizendo que devemos deixar ler para que possamos advogar ignorância e, portanto, sermos livres de qualquer responsabilidade, pois isso é uma enganação astuta; estou dizendo que não devemos ler apenas para passar o nosso tempo de forma agradável. O ruim é que, se alguém lê muito e tem uma memória boa, ele pode se lembrar de muitas coisas e pode até falar muito sobre o que ele leu e, assim, enganar-se, pensando que ele também observa pessoalmente as muitas coisas que ele lê. Então ele cria uma ilusão para si e para os outros. Portanto, não se sinta confortado pelo pensamento de que você lê muito. Em vez disso, volte sua atenção para aplicar o que você leu. Muitas leituras apenas, só o educarão enciclopédicamente. Não é isso que eles dizem? 

- Sim, Geronta. 
  
- O objetivo, no entanto, é transformar-se de forma centrada em Deus. Não estou dizendo que eu viso ser como um professor universitário, onde preciso conhecer muitas coisas. Mas, se eu precisar de alguma coisa desse conhecimento mundano, eu posso facilmente aprender, uma vez que eu já tenha adquirido o conhecimento centrado em Deus. Você entende o que eu quero dizer? 
  
- Quando alguém é distraído, é benéfico que ele se concentre nos estudos? 
  
- Sim, deve-se ler um pouco, algo muito exigente, para aquecer a alma. Isso mantém distrações e preocupações sob a "tampa", e a mente é transposta para um reino divino. Caso contrário, a mente é desviada por qualquer tarefa que a esteja preocupando. 
  
Geronta, quando alguém está cansado ou chateado, ele geralmente quer ler algo leve e fácil, uma história curta ou uma novela, talvez, ou algo assim. 
  
- Não existe um livro espiritual apropriado para esses tempos? O objetivo não é esquecer as preocupações, mas ser redimido. Essa leitura leve não redime ninguém. Novelas, jornais e televisão não têm valor no desenvolvimento de uma vida espiritual. Muitas vezes, mesmo alguns periódicos religiosos, são prejudiciais para os cristãos, porque eles agitam um zelo insensato, que leva à confusão. Tome cuidado. Não leia coisas desnecessárias durante o seu tempo livre. Algumas matérias de leitura são completamente vazias, como uma abóbora d'agua; é como procurar uma semente de trigo em um palheiro. Algumas pessoas dizem: "Sim, mas elas me relaxam". Mas como elas podem te relaxar, meu bom homem, se elas te deixam tonto e fazem com que teus olhos doam? É melhor descansar dormindo. Você pode aprender muito sobre o estado espiritual de uma pessoa, vendo o que ela lê. Aquele que é muito mundano, provavelmente estará lendo revistas indecentes. Aquele que é menos mundano, lerá revistas menos indecentes e jornais. Quem é religioso lerá periódicos religiosos, livros religiosos contemporâneos ou textos patrísticos, e assim por diante. 

Geronta, quais livros espirituais são os mais úteis? 
  
- Os vários textos patrísticos que hoje, graças a Deus, estão disponíveis aos milhares. Todos são muito úteis. Pode-se encontrar o que quer que seja necessário e desejado nesses livros. Eles são um alimento espiritual autêntico e um guia seguro no caminho espiritual. No entanto, para serem benéficos para nós, eles devem ser lidos com humildade e oração. Os textos patrísticos revelam a condição espiritual interna da alma, assim como a tomografia axial revela as estruturas internas do corpo. Cada frase dos textos patrísticos contém uma multiplicidade de significados, e cada pessoa pode interpretá-los de acordo com seu próprio estado espiritual de ser. É melhor ler o texto antigo do que uma tradução, porque o tradutor interpreta o verso original de acordo com sua própria espiritualidade. De qualquer forma, para entender os escritos dos Padres, é preciso restringir a si mesmo, concentrar-se e viver espiritualmente, pois o espírito dos Pais é percebido através e somente pelo espírito. Especialmente úteis são as Homilias Ascéticas de Santo Isaac, o sírio, mas devem ser estudadas lentamente para que possam ser assimiladas pouco a pouco, como alimento espiritual. O Evergetinos é verdadeiramente de grande benefício, porque nos dá uma visão do espírito integral dos Santos Padres, descrevendo as lutas dos Pais contra todas e cada uma das paixões e, aprendendo como eles trabalhavam a vida espiritual, nossa alma é muito assistida. Além disso, o Synaxarion, as Vidas dos santos, são histórias sagradas e muito úteis, especialmente para os jovens, mas não devem ser lidas como simples histórias. 
  
Não precisamos de um grande conhecimento para sermos devotos. Se nos concentrarmos e meditarmos sobre as poucas coisas que sabemos, nosso coração será espiritualmente decorado. Podemos ser profundamente afetados por um único hino, enquanto outros podem não sentir nada, mesmo que eles possam conhecer todos os hinos de cor, pois eles não entraram na realidade espiritual. Então, leia os Pais, mesmo uma ou duas linhas por dia. Eles são vitaminas muito fortes para a alma. 



Do livro "O Despertar Espiritual. Vol II"


Nenhum comentário:

Postar um comentário