quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Oração de Jesus nas igrejas católicas de Rito Oriental

Nota do tradutor: o seguinte texto é uma tradução de duas publicações do blog Orthodox Monk

Uma pessoa interessada nos pediu para comentar sobre a prática do Hesicasmo nas Igrejas Católicas do Rito Oriental. Estamos relutantes em fazê-lo, uma vez que este blog nunca foi, repito nunca, destinado à controvérsia eclesiástica, mesmo como meio de alcançar notoriedade. No entanto, a prática da Oração de Jesus (ou, Hesicasmo) nas Igrejas Católicas do Rito Oriental faz parte do escopo deste blog. Então, vamos falar sobre esse assunto espiritual, pois, a partir de nossa discussão, nossos leitores podem compreender algo da natureza da Oração de Jesus e do Hesicasmo.

As igrejas católicas do Rito Oriental, em poucas palavras, surgiram dessa maneira. Quando a Igreja ortodoxa e o ramo ocidental tomaram caminhos diferentes, o papado desenvolveu uma dinâmica teórica (teologia) de reunião com o papado: isso é intrínseco à autocompreensão do catolicismo romano. Essa dinâmica assumiu várias formas. Após a Quarta Cruzada houve uma tentativa através do Conselho de Lyon (século XIII) de unir eclesiásticamente com o papado o Império Bizantino recentemente conquistado pelos exércitos das nações sob a jurisdição do papado. Isso falhou. Houve outra tentativa de união eclesiástica com o Império Bizantino independente, mas falido, no Concílio de Florença (século XV). Isso falhou. No entanto, no século XV, originalmente na parte ocidental da Ucrânia, houve um movimento de união que tomou outra rota: através da agência da ordem jesuíta, certos prelados ortodoxos foram induzidos a assinar acordos de união com o Pontífice Romano. Os tratados especificavam certos direitos e obrigações para os membros das dioceses que se uniriam com Roma dessa maneira. Assim, nasceram as igrejas católicas do Rito Oriental. Nós não somos historiadores e podemos ter alguns detalhes errados no esboço acima.

Agora, o que nos interessa é a espiritualidade praticada nas igrejas católicas de Rito Oriental. Pode ser facilmente verificado que, como um fato histórico, essas Igrejas, especialmente as Igrejas de Rito Oriental que surgiram na atual Ucrânia ocidental, são muito ocidentalizadas em sua espiritualidade cotidiana. Algumas das Igrejas Católicas do Rito Oriental, por exemplo, as Igrejas Melkitas, são menos ocidentalizadas em sua espiritualidade. Um católico de rito oriental honesto não pode negar essas coisas. Para verificação, basta visitar uma igreja de Rito Oriental, olhar em volta e conversar com um paroquiano. No entanto, há sempre a questão: isso era intrínseco à dinâmica da união ou foi um acidente histórico?

Então, o que estamos dizendo faz sentido, vamos dar alguns exemplos. A Ordem Basiliana na Igreja Católica Ucraniana foi construída pelos jesuítas a partir daquilo que encontraram. Portanto, a estrutura da Ordem Basiliana é essencialmente ocidental. A Ordem dos Studitas (monges) na Igreja Católica Ucraniana fundada pelos irmãos Schiptitsky antes da Segunda Guerra Mundial na atual Ucrânia ocidental (por favor perdoe nossa falta de precisão histórica, não temos as fontes imediatamente disponíveis) tem uma regra que é essencialmente ocidental. Em uma casa dessa ordem, a espiritualidade era principalmente uma devoção ao Sagrado Coração de Jesus e, talvez, a leitura da Imitação de Cristo por Thomas a Kempis. Tudo isso, é claro, no contexto da celebração nas Igrejas Católicas de Rito Oriental Bizantino da Liturgia de São João Crisóstomo com uma mudança que mostra a influência da teologia católica romana: a Epiclesis é transposta para antes das palavras da instituição, porque, contrariamente ao ensino ortodoxo, a Igreja Católica Romana acredita que a consagração ocorre nas palavras da instituição, não na Epiclesis (Invocação do Espírito Santo). Além disso, embora os artigos da união permitissem a prática ortodoxa de um clero secular casado, no Ocidente isso foi abrogado para não causar escândalo. (Nós entendemos que um clero casado é agora permitido no Ocidente em pelo menos alguns casos).

Agora, o devoto do Catolicismo de Rito Oriental pode argumentar que estes são todos acidentes históricos. De fato, agora que os typikons fundamentais bizantinos existentes foram todos publicados, é de se esperar que uma nova base monástica católica de Rito Oriental inclua elementos desses typikons. No entanto, é tão simples? Ou a teologia católica romana (para não mencionar uma tendência histórica a um latinismo teórico que trata o Rito Oriental como uma dispensa de transição para ser gradualmente substituída pela latinização completa) desempenha um papel?

Passemos à questão que queremos abordar, tratando todos os itens acima apenas como uma introdução histórica necessária. Existem graves diferenças de opinião entre a teologia católica romana e a teologia ortodoxa quanto à natureza de Deus, o conhecimento de Deus, a natureza da graça e a natureza do homem. Estes são os pressupostos de qualquer psicologia mística. A teologia ortodoxa tem raízes muito profundas, voltando até São Basílio o Grande e seu irmão São Gregório de Nissa  (século IV). A teologia católica romana sobre essas coisas foi formada em grande parte no período escolástico, especialmente pela obra de Santo Tomás de Aquino. O tomismo teve uma influência generalizada sobre a teologia católica romana desde a sua aceitação formal por Roma. É verdade, desde o Vaticano II, a Igreja Católica Romana fez um esforço para retornar às suas fontes patrísticas. No entanto, os homens e as mulheres que estão voltando para essas fontes patrísticas tiveram sua mentalidade, sua visão, formada por séculos de teologia escolástica, principalmente tomista.

No que diz respeito à prática da Oração de Jesus e do Hesicasmo, as diferenças entre a teologia católica romana e a teologia ortodoxa vieram à tona na controvérsia hesicasta do século XIV, nas disputas entre São Gregório Palamas e Barlaam, e mais tarde Akyndinos. A teologia de São Gregório Palamas foi sustentada na Igreja Ortodoxa, e seu oponente, o Barlaam originalmente ortodoxo, imbuído de teologia escolástica ocidental, acabou como um bispo católico na Itália. Até hoje, a Igreja Católica Romana tem sente-se desconfortável com a teologia de São Gregório Palamas. Em qualquer união hipotética, é duvidoso que a Igreja Católica Romana aceite ter São Gregório no calendário da igreja como um santo, mesmo como um santo ortodoxo local. Por isso, é extremamente duvidoso que um Católico de Rito Oriental esteja "no caminho certo" se ele aceitar a teologia de Palamita. Isto é, como membro da Igreja Católica, ele é obrigado a aceitar os ensinamentos do Pontífice Romano. Todavia, é extremamente duvidoso se isso o permitiria aceitar a teologia Palamita.

O sujeito que nos pediu para comentar nos dirigiu esta citação do Papa João Paulo II:
A controvérsia hesicasta marcou outro momento distintivo na teologia oriental. No Oriente, hesicasmo significa um método de oração caracterizado por uma profunda tranquilidade do espírito, que envolve uma constante contemplação de Deus através da invocação do nome de Jesus. Não houve falta de tensão com o ponto de vista católico sobre certos aspectos dessa prática. No entanto, devemos reconhecer as boas intenções que guiaram a defesa deste método espiritual, isto é, destacar a possibilidade concreta oferecida ao homem para unir-se a Deus uno e trino na intimidade de seu coração, através da profunda união de graça que a teologia oriental geralmente designa com o termo particularmente poderoso de "theosis", "divinização". - Mensagem Angelus do Papa João Paulo II, 11 de agosto de 1996

Isso nos indica que o Papa João Paulo II não aceitou a teologia palamita: "Não houve falta de tensão com o ponto de vista católico sobre certos aspectos dessa prática. No entanto, devemos reconhecer as boas intenções que guiaram a defesa deste método espiritual, ... " Quando um católico romano fala em admitir as boas intenções de alguém, ele quer dizer que o sujeito estava errado, mas pelo menos ele queria dizer algo certo. Admitimos que um Pontífice Romano nunca se pronunciou infalivelmente, então um membro de uma Igreja de Rito Oriental pode ser capaz de afirmar que ele não está preso em consciência, mas que isso é uma questão pessoal com sua própria consciência. Em nossa opinião, um membro de uma Igreja Católica de Rito Oriental precisa esclarecer dentro de si mesmo o que é a sua teologia, e como ela é limitada pelos princípios da teologia católica romana. Caso contrário, ele está em perigo de um "catolicismo cafeteria": de uma escolha sem levar em conta a consistência com seu próprio princípio básico de fidelidade ao Papa. Então, quão consistente é para um católico de Rito Oriental citar o abade de um mosteiro Athonita? E, de fato, quando o próprio Abade está citando São Gregório Palamas? Não estamos apenas enganando a nós mesmos?

Passemos ao centro da questão: o papel dessa diferença teológica na prática da Oração de Jesus e no Hesicasmo.

Primeiro, salientemos que a prática séria da Oração de Jesus e do Hesicasmo é um evento bastante isolado nas Igrejas Católicas de Rito Oriental. Por "prática séria", queremos dizer, a maneira como é praticada, digamos, no Monte Athos pelos Hesicastas. Reconhecemos que algumas pessoas rezam a Oração de Jesus por uma hora por dia, vocalmente ou silenciosamente, como uma devoção ao Santo Nome de Jesus ou por causa da pressão alta, ou mesmo para pedir misericórdia ao Senhor.

O primeiro problema é a interpretação da expressão "levar a mente ao coração". Um estudo sobre a teologia católica romana deixará claro que essa expressão não tem significado na psicologia tomista. É um absurdo. Na melhor das hipóteses, na psicologia tomista, será tratada como uma metáfora para orar com sentimento ou intenção ou como uma descrição de uma prática somática. Os ortodoxos não querem dizer "orar com o sentimento" quando falam de levar a mente ao coração, e eles não tratam a oração de Jesus como uma prática somática. Há muito mais no Hesicasmo, e o monge ortodoxo quer dizer que sua mente desce para a região física de seu coração. Como é que um católico de Rito Oriental, que está sendo consistente com seus próprios princípios teológicos, levará sua mente ao seu coração?  Ele não está apenas escolhendo o que ele quer ouvir?

Encontramos esta descrição do Hesicasmo na observação acima do Papa João Paulo II, que era neo-tomista: "No Oriente, hesicasmo significa um método de oração caracterizado por uma profunda tranquilidade do espírito, que envolve uma constante contemplação de Deus através da invocação do nome de Jesus." Admitimos que o Papa João Paulo II estava falando para uma audiência geral e que ele poderia ter tido um conhecimento muito mais profundo do Hesicasmo. Embora a invocação do nome de Jesus (que é uma prática católica romana bem conhecida) é parte da Oração de Jesus e do Hesicasmo, há muito mais na prática ortodoxa do que isso. A prática do Hesicasmo envolve uma ascese mental muito delicada em condições de isolamento com base na recusa de pensamentos tentadores, cujo resultado da ascese mental é uma pureza de alma identificada por São Hesíquio, por exemplo, com a "pureza de coração" do Evangelho. Além disso, a razão pela qual trazemos a mente para o coração é para envolver-se nessa ascese mental no coração, com nossa consciência centrada no coração. Essa ascese mental é combinada com a repetição ininterrupta da oração de Jesus 24 horas por dia, sete dias por semana. Quando assim o Hesicasta alcança uma prática da Oração de Jesus no coração sem imagens - lembre-se de que é através da ascese mental recusando pensamentos tentadores (de fato, todos) - então é dito por São Hesíquio que ele está envolvido na  "guarda da mente". É da "guarda da mente" que o Hesicasta é levado à contemplação. Mas esses conceitos simplesmente não fazem sentido no contexto da psicologia mística católica romana. O que o católico de Rito Oriental faz?

Finalmente, o Papa João Paulo II conclui sua observação dizendo: "... isto é, destacar a possibilidade concreta oferecida ao homem para unir-se a Deus uno e trino na intimidade de seu coração, através da profunda união de graça que a teologia oriental geralmente designa com o termo particularmente poderoso de "theosis", "divinização". Agora, na medida do possível, esse é o significado da theosis ou divinização. Mas há um problema. Na teologia católica romana, a graça é criada. Na teologia ortodoxa, a graça é incriada. Além disso, há sérios problemas entre a teologia católica romana e a teologia ortodoxa sobre a natureza da união com Deus dada na experiência mística. Por isso, está implícito na observação do Papa João Paulo II uma reinterpretação do conceito ortodoxo de divinização em termos teológicos católicos romanos. O que o católico de Rito Oriental vai fazer?

Basicamente, o Católico de Rito Oriental tem estas três opções abertas para ele: Ele pode buscar o Hesicasmo e a forma completa da Oração de Jesus de maneira Ortodoxa, à custa de uma profunda tensão entre sua prática espiritual e sua identidade Católica. Ou, ele pode tentar reinterpretar a Oração de Jesus de maneira católica - provavelmente, transformando-a em uma devoção católica, já que reinterpretar a forma Ortodoxa completa do Hesicasmo de maneira católica exigiria grande talento teológico. Ou ele pode abandonar a Oração de Jesus e o Hesicasmo, e se voltar para uma espiritualidade católica essencialmente ocidental. Historicamente, poucas pessoas escolheram a primeira alternativa; mais escolheram a segunda; e a maioria escolheu a terceira.

Por estes motivos, e outros, pensamos que a razão pela qual as igrejas católicas de Rito Oriental manifestam tal espiritualidade ocidentalizada não é apenas um acidente histórico, mas uma dinâmica interna de conformidade com a teologia e prática Católica Romana.


* * *

O Fórum Católico Bizantino responde nosso post sobre a Oração de Jesus

Alguém de Eagle River AK, que utiliza o nome de 'aramis', fez um comentário em nosso post (sobre a oração de Jesus na Igreja Católica de Rito Oriental) de cinco anos atrás (!). Nós nos perguntamos o que fazer e decidimos depois de ler a série de comentários no Fórum Católico Bizantino escrever a seguinte resposta.
Primeiro, deixe-nos publicar o comentário original de 'desertman' no Fórum:
[link para o post sobre a oração de Jesus na Igreja Católica de Rito Oriental]
Estou à procura de algumas respostas católicas orientais para este artigo. É de um blog ortodoxo, que questiona a possibilidade de um católico realmente abraçar a prática séria da Oração de Jesus e do hesicasmo sem criar séria tensão com sua identidade católica.
Gostaria de pensar que o autor está errado, mas ele levanta alguns pontos interessantes.

Alguém chamado 'aramis' respondeu da seguinte maneira.
É possível abraçar a oração de Jesus sem o hesicasmo completo. Assim como se pode abraçar a Ave-Maria sem abraçar o culto completo do Rosário dominicano*.
Uma oração prolongada que altera a mente (como os hesicastas fazem) pode ser feita com praticamente qualquer oração repetitiva.
Mesmo o Rosário dominicano pode se tornar um sistema de oração que altera a mente.
O monge que escreve isso está envolvido em polêmica, intencional ou não. São Gregório está no calendário de várias igrejas católicas orientais. 
* O Rosário dominicano é o termo adequado para o Rosário, como comumente usado na Igreja Romana; foi introduzido em sua forma atual por São Domingos para seus frades.

Tomemos o primeiro ponto que 'aramis' faz, "É possível abraçar a oração de Jesus sem o hesicasmo completo... Uma oração prolongada que altera a mente (como os hesicastas fazem) pode ser feita com praticamente qualquer oração repetitiva."

Corrija-nos se estamos errados, mas o que entendemos (que 'aramis' está dizendo) é o seguinte:

1. A oração de Jesus não está intrinsecamente ligada ao Hesicasmo;
2. A Oração de Jesus pode ser praticada sem a prática do Hesicasmo; e
3. "Uma oração prolongada que altera a mente (como os hesicastas fazem) pode ser feita com praticamente qualquer oração repetitiva."


Vejamos o histórico.

A primeira referência registrada do uso da Oração de Jesus é dada em um texto datado de 450. Este texto é o Capítulos Gnósticos, escrito por São Diadochos de Photiki, que era um contemporâneo de Santo Agostinho. Publicamos uma tradução completa do grego original deste texto, com comentários, a partir das edições sources chrétiennes. Neste texto, São Diadochos descreve a prática da Oração de Jesus 24 horas por dia, mesmo no sono, através da Graça do Espírito Santo.

São Diadochos de Photiki

Em um de seus artigos, o  professor Antoine Guillaumont discute evidências arqueológicas do uso da Oração de Jesus no Egito no século IV ou V (ou seja, entre os pais do deserto egípcio).

Esta evidência arqueológica é confirmada pelas Conferências de São João Cassiano (420), onde Cassiano descreve a prática que ele aprendeu no Egito da repetição de uma passagem dos Salmos. É claro que São João Cassiano está descrevendo uma prática que se enquadra no contexto do monaquismo egípcio do século IV no Skete, onde ele se estabeleceu durante sua permanência no Egito.

A vida de São Pachomios do século IV (ver a edição dos Estudos Cistercienses) fornece evidências indiretas da prática descrita por São João Cassiano.

A próxima referência explícita à Oração de Jesus é encontrada na Escada da Ascensão Divina de São João do Sinai (Século VII). Embora essa obra seja amplamente direcionada aos coenobitas, ela tem algumas seções sobre o Hesicasmo. O próprio São João do Sinai foi um Hesicasta por 40 anos. São João do Sinai trata claramente a Oração de Jesus como parte da prática do Hesicasmo.

Existe a obra, às vezes chamada Sobre a Sobriedade, de São Hesíquio da Sarça Ardente (século VIII). Esta obra baseia-se na Escada, Evagrius Ponticus e em vários outros autores ascéticos para descrever um método de Hesicasmo que integra o uso da Oração de Jesus na prática de ascese mental na tradição derivada do deserto egípcio.

Então, o primeiro ponto que 'aramis' está fazendo é um absurdo. Todas as evidências históricas disponíveis mostram que a oração de Jesus começou integrada na prática de ascese mental formulada no deserto egípcio do século IV. Isso é o que é o Hesicasmo - uma tradição de ascese mental. A prática da Oração de Jesus neste contexto era em grande parte para eremitas e semi-eremitas. Ela não começou como uma devoção separada para mais tarde ser integrada em um método de "oração prolongada que altera a mente" como 'aramis' coloca. Se 'aramis' tiver provas documentais de suas afirmações que não está disponível para nós em nossa ignorância, ficaremos felizes em acompanhar suas citações. Se não o faz, talvez ele possa justificar, em uma base fundamentada, sua afirmação implícita de que a Oração de Jesus não está intrinsecamente ligada ao Hesicasmo.

Passemos para o segundo ponto de 'aramis', que a Oração de Jesus pode ser praticada sem a prática do Hesicasmo. Bem, é verdade que você pode fazer o que você quiser. Se você quer repetir a oração de Jesus oralmente 40 vezes por minuto durante 20 minutos, quem vai parar você? No entanto, a configuração original da Oração de Jesus é a tradição Ortodoxa Hesicasta brevemente esboçada acima. Uma testemunha dessa tradição é a Philokalia recolhida por São Makarios de Corinto no final do século XVIII e publicada ao mesmo tempo através dos bons ofícios de seu amigo, São Nikodemos, o Athonita.

Nós escrevemos no post original: 
Basicamente, o Católico de Rito Oriental tem estas três opções abertas para ele: Ele pode buscar o Hesicasmo e a forma completa da Oração de Jesus de maneira Ortodoxa... Ou, ele pode tentar reinterpretar a Oração de Jesus de maneira católica - provavelmente, transformando-a em uma devoção católica... Ou ele pode abandonar a Oração de Jesus e o Hesicasmo, e se voltar para uma espiritualidade católica essencialmente ocidental. Historicamente, poucas pessoas escolheram a primeira alternativa; mais escolheram a segunda; e a maioria escolheu a terceira.
Parece-nos que 'aramis' está avançando na segunda opção como uma resposta considerada para 'desertman'. Se não é, então talvez ele pudesse nos dar uma explicação fundamentada sobre o que ele está fazendo. O que seria a prática da Oração de Jesus sem o Hesicasmo, 'aramis'?

Passemos ao terceiro ponto de "aramis", que "uma oração prolongada que altera a mente (como os hesicastas fazem) pode ser feita com praticamente qualquer oração repetitiva." Parece-nos que a estratégia de 'aramis' aqui é descartar o Hesicasmo como uma espécie de ioga que não é realmente cristão - em outras palavras, ele tenta tornar o hesicasmo em algo que não é apenas não-essencial para a prática da Oração de Jesus, mas talvez mesmo suspeito. Provas, 'aramis'?

Recomendamos que os leitores interessados se refiram aos Capítulos Gnósticos de São Diadochos de Photiki. Lá, São Diadochos integra explicitamente na teologia batismal a prática em um contexto hesicasta da Oração de Jesus. Ele liga a contínua repetição da Oração de Jesus à graça do Espírito Santo.

É verdade que não há nada "sagrado" sobre a fórmula específica, "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador". São Ioannikios usou uma fórmula completamente diferente, assim como fez São Nicolau Velimirovich. Mas esses santos eram integrados na tradição monástica e ascética ortodoxa. São Nicolau Velimirovich costumava visitar São Silouan, o Athonita no mosteiro russo em Athos. Eles eram contemporâneos. No entanto, 'aramis' está dizendo algo bem diferente. Ele está dizendo, praticamente, que o hesicasmo é um abuso do uso da Oração de Jesus.

Passemos ao próximo ponto de 'aramis': "São Gregório está no calendário de várias igrejas católicas orientais". Esta foi a substância do comentário que 'aramis' desejava adicionar ao nosso post. Talvez seja assim, 'aramis'. A questão é se, dentro de um contexto católico romano, São Gregório Palamas está legitimamente nesses calendários. Voltaremos a isso.

Continuaremos com os comentários de 'StuartK' de Falls Church, VA:

... Tal como acontece com muitos polemistas ortodoxos, o autor opera sob o pressuposto de que o catolicismo latino é normativo para todos os católicos (algo não verdadeiro desde pelo menos o Vaticano II) e que existe uma dicotomia inerente entre a espiritualidade latina e o conceito de energia incriada. Desnecessário será dizer que seus pressupostos são errados e sua compreensão da eclesiologia e da doutrina católica estão bastante desatualizada. [...]
Olhemos para essa afirmação:
 o autor opera sob o pressuposto de que o catolicismo latino é normativo para todos os católicos (algo não verdadeiro desde pelo menos o Vaticano II) 
'StuartK', você poderia argumentar isso com citações da Constituição Dogmática da Igreja, um dos documentos do Vaticano II? Ou mesmo o decreto sobre as Igrejas Católicas de Rito Oriental do mesmo Concílio? Embora o catolicismo latino não seja per se normativo para os católicos de rito oriental, os católicos de rito oriental ainda estão, dentro do contexto católico romano, sujeitos ao magistério de Roma e à jurisdição ordinária imediata do Papa de Roma. Por isso, você simplesmente não pode pegar qualquer coisa que você goste da Ortodoxia (exceto a "oração prolongada que altera a mente" do Hesicasmo, parece) sem referência ao que Roma ensina.
o autor opera sob o pressuposto... que existe uma dicotomia inerente entre a espiritualidade latina e o conceito de energia incriada. 
Uma vez que a Igreja Católica Romana ensinou oficialmente que o tomismo é uma interpretação normativa do catolicismo romano, uma vez que os católicos de Rito Oriental estão sujeitos ao magistério de Roma e, uma vez que o tomismo ensina que toda a graça ("energias de Deus") é criada, você poderia argumentar este ponto com mais plenitude baseando-se em documentos oficiais católicos e teólogos? [...] 

 * * *




Nenhum comentário:

Postar um comentário