sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O Significado Teológico da Transfiguração de Cristo (Metropolita Hierotheos de Nafpaktos)






A teologia em torno da festa da Transfiguração de Cristo sempre me moveu, juntamente com a teologia da festa da Ressurreição e do Pentecostes. Mesmo lendo os hinos da festa da Transfiguração, sinto que aqueles que os escreveram tiveram a experiência da Luz Incriada, da divindade que emana do Corpo de Cristo.  
  
Os Santos Padres da Igreja, especialmente São Gregório Palamas, santo hagiorita, não só viu a luz Incriada da divindade, mas também desenvolveu teologicamente sobre este grande evento e então identificou a diferença entre teologia contemplativa e teologia hesicasta. A teologia contemplativa está associada à metafísica, enquanto a teologia hesicasta está associada à purificação do coração e à iluminação do nous. Aqui reside a diferença entre a teologia ocidental e a Ortodoxa e, é claro, a diferença entre os contemplativos - os metafísicos e os Padres Ortodoxos hesicastas. 
  
A visão da Luz Incriada, de acordo com os ensinamentos da Igreja, é a participação Reino de Deus e, certamente, sabemos que existe o reino de Deus que é a criação inteira, e o Reino de Deus que é a Graça Incriada e energia de Deus, que é hipostática, já que "o agente da energia é a hipóstase que usa a energia" (São João de Damasco). A partilha no Reino de Deus é em graus variados, de acordo com a nossa participação e comunhão com a Graça de Deus, que provamos não como um chamado místico, mas como o verdadeiro Corpo de Cristo. 
  
Quando o homem participa da glória Incriada de Deus, então ele é glorificado, de acordo com a confissão do apóstolo Paulo: "Se um membro é glorificado, todos se regozijam juntos" (1 Coríntios 12:16), porque a glorificação de um membro da Igreja tem consequências para todas as pessoas. Por exemplo, o Profeta Moisés foi glorificado, ele entrou na nuvem divina, e então guiou as pessoas com as leis, conselhos e toda a inversão. 
  
Com essas condições, entendemos que na Igreja Ortodoxa não podemos falar de uma Igreja militante e triunfante, no sentido de que aqueles que vivem biologicamente estão na Igreja militante e aqueles que estão dormindo e entraram na glorificação divina estão participando do triunfo de Cristo. Isto é assim porque cada santo que alcança a visão da glória de Deus e, portanto, é glorificado, definitivamente, já agora participa do triunfo de Cristo. Embora encontrados na vida biológica, eles participam da Igreja triunfante. Se alguém lê os escritos de São Simeão, o Novo Teólogo, ele verá essa verdade formulada de maneira teológica e empírica. 
  
Também deve-se dizer que na Igreja Ortodoxa atribuímos grande significado à metodologia que leva à glorificação e ao compartilhamento do triunfo de Cristo sobre a morte. Isso ocorre porque uma metodologia errada, como a metafísica associada à fantasia e o moralismo associado aos dispositivos humanos-exteriores, não resulta na visão da Luz Incriada e na salvação do homem. E isso é importante, porque a partilha no Reino de Deus, a Luz Incriada do século futuro, não pode ser percebida se a pessoa desde agora não se prepara para este propósito e não tenha provado os raios desta glória. Assim, através da purificação do coração, na oração noética, que é uma indicação da iluminação do nous, o homem pode participar da glória de Deus. 

Neste ponto, encontramos o valor do monaquismo Ortodoxo, que mantém a metodologia Ortodoxa não alterada que conduz a theosis, que é o propósito do homem. Fora dessa metodologia ortodoxa, prevalece a secularização da fé e da vida cristã. 
  
Em todas as suas obras, São Gregório Palamas fala desse método Ortodoxo. Em um de seus textos, ele escreve que é preciso a verdadeira fé, porque a distorção da fé não leva ao cumprimento da existência do homem. "Nós acreditamos, como foi ensinado por aqueles que foram iluminados por Cristo". Ele fala de Pais iluminados e da obediência a eles para a preservação da fé. Mas isso não é suficiente, é necessária uma experiência pessoal da Luz Incriada: "Prosseguimos para o brilho dessa luz". Isto não é um luxo da vida espiritual, mas o propósito autêntico de nossa existência. Para isso é necessário a purificação do nosso intelecto de toda a imundície terrena, com desprezo por tudo o que é delicioso e bonito, mas que não é permanente. "Devemos purificar os olhos do intelecto da imundície terrena, desprezando as coisas deliciosas e bonitas que não são permanentes". O delicioso que não é permanente é o desejo que causa o sofrimento e que "envolve a alma como uma túnica desagradável do pecado". Por este motivo, São Gregório Palamas argumenta claramente que nos livramos do fogo do inferno pelo "esplendor e consciência da luz intangível e pré-eterna da Transfiguração do Senhor". 
  
A teologia da Transfiguração está integralmente relacionada com o método que devemos usar para experimentar esta grande Luz, e a fé Ortodoxa está relacionada com o hesicasmo Ortodoxo, porque quando um está desconectado do outro, chegamos a metafísica ou ética exterior, que não salva o homem. 
  
Muitas vezes penso que nós, cristãos contemporâneos, cantamos os belos hinos da Transfiguração de Cristo, bem como a Apolytikion da festa, suplicando a Deus: "Deixe a sua luz eterna também resplandecer sobre nós, pecadores", ou rezamos a oração da Primeira Hora: "Que a luz do seu semblante brilhe sobre nós, para que, na sua luz, possamos ver a luz inacessível", mas toda a nossa vida eclesiástica orbita fora do caminho pelo qual poderíamos ver a Luz Incriada. Existe, isto é, como uma crise de identidade para o futuro da Igreja, quando não está coordenada com a experiência da energia purificadora, iluminadora e deificadora de Deus. 
  
A ciência contemporânea deslumbra os seres humanos, porque fala do "mapeamento do código genético", de "decodificação do código genético", de modo que muitas doenças possam ser curadas para estender a vida biológica, contudo, ignoramos o fato de que a maior doença é a morte, que só é destruída pela partilha da glória de Cristo. Devemos lembrar que o código genético real, a maravilha espiritual do homem, é a semelhança de Deus, theosis, que é o propósito original da criação do homem; e enquanto este não for cumprido, o homem permanece vazio. É característico que o dia em que foi descoberto e comunicado a decodificação do código genético (27 de junho de 2000), um jornal (AFP) escreveu: "A identidade (da vida) foi encontrada e seu significado é buscado". Quando o homem não encontra o significado da vida, sua vida é uma tragédia. 

 A ciência humana, quando não é entendida à luz de Deus, torna-se um desastre para o homem. Um exemplo concreto é o que aconteceu em 6 de agosto no ano de 1945, em Hiroshima. Enquanto a Igreja celebrava a Transfiguração de Cristo, e louvava a Luz da divindade de Cristo que propaga a paz e a alegria, oferecendo ao homem a oportunidade de vencer a morte, em Hiroshima outra luz brilhou, a luz do homem contemporâneo, a bomba atômica que criou catástrofe, dor, tristeza, morte. Duas luzes, a criada e a incriada, dois mundos diferentes com resultados opostos. 
  
A Transfiguração de Cristo, em conjunto com a Cruz e a Ressurreição de Cristo, bem como com a grande festa de Pentecostes, em que os discípulos se tornaram membros do Corpo de Cristo, mostram o propósito e o significado da existência do homem. Infelizmente, permanecemos longe da Transfiguração de Cristo e vivemos na distorção da nossa imagem. Nos distanciamo-nos do caminho da theosis e nos despedaçamos no caminho da desumanização. Nós cantamos os hinos da Transfiguração de Cristo, e dentro da nossa alma vivemos a tragédia da espiral descendente. 
  
"Cristo nosso Deus, ... Deixe a sua luz eterna também resplandecer sobre nós pecadores, através das orações da Theotokos..." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário