terça-feira, 17 de outubro de 2017

Os heterodoxos serão salvos? (Metropolita Filareto Voznesensky)

Pergunta: "Se a fé ortodoxa é a única fé verdadeira, os cristãos de outras confissões podem ser salvos? Que uma pessoa que tenha conduzido uma vida perfeitamente justa na Terra seja salva pela força de seus antepassados, sem ser batizada como cristã?

Resposta: "Pois ele diz a Moisés: 'Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão'. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus" (Romanos 9:15,16). Na Igreja Ortodoxa, temos o caminho da salvação que nos é indicado e nos são dados os meios pelos quais uma pessoa talvez seja moralmente purificada e tenha uma promessa direta de salvação. Nesse sentido, São Cipriano de Cartago diz que "fora da Igreja não há salvação". Na Igreja é dado aquilo que o apóstolo Pedro escreve aos cristãos (e somente aos cristãos):  "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." (2 Pedro 1:3-8) E o que se deve dizer daqueles que estão fora da Igreja, que não pertencem a ela? Outro apóstolo nos fornece uma idéia: "Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora". (1 Coríntios 5:12,13) "Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer" (Rom 9:18). É necessário mencionar apenas uma coisa: que "levar uma vida perfeitamente justa", como o questionador expressou, significa viver de acordo com os mandamentos das bem-aventuranças - que está além do poder de alguém, fora da Igreja Ortodoxa, sem a ajuda da graça que está dentro dela.

A questão "os heterodoxos" -  isto é, aqueles que não pertencem à Ortodoxia - a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica - "podem ser salvos?", tornou-se particularmente dolorosa e importante em nossos dias. 

Ao tentar responder a esta questão, é necessário, antes de tudo, lembrar que, no Seu Evangelho, o próprio Senhor Jesus Cristo menciona apenas um estado da alma humana que indubitavelmente leva à perdição - a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mt 12: 1-32). O Espírito Santo é, acima de tudo, o Espírito da Verdade, como o Salvador gostava de se referir a Ele. Assim, a blasfêmia contra o Espírito Santo é blasfêmia contra a Verdade, oposição consciente e persistente a ela. O mesmo texto deixa claro que até mesmo a blasfêmia contra o Filho do Homem - ou seja, o Senhor Jesus Cristo, o próprio Filho de Deus encarnado - pode ser perdoada, pois pode ter sido proferida por erro ou na ignorância e, posteriormente, pode ser corrigido pela conversão e o arrependimento (um exemplo de um blasfemador convertido e arrependido é o apóstolo Paulo.) (Veja Atos 26:11 e 1 Tim. 1:13). Se, no entanto, um homem se opõe à Verdade que ele apreende claramente por sua razão e consciência, ele se torna cego e comete suicídio espiritual, pois assim se compara ao diabo, que crê em Deus e o teme, mas ainda odeia, blasfema e se opõe a Ele.

Portanto, a recusa do homem em aceitar a Verdade Divina e sua oposição a ela faz dele um filho da condenação. Assim, ao enviar seus discípulos para pregar, o Senhor lhes disse: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16:16), pois estes ouviram a Verdade do Senhor e foram chamados a aceitá-la, mas recusaram-se, herdando assim a condenação daqueles que "não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade". (2 Tessalonicenses 2:1)

Metropolita Filareto (Voznesensky)
A Santa Igreja Ortodoxa é o repositório da Verdade divinamente revelada em toda a sua plenitude e fidelidade à Tradição apostólica. Por isso, aquele que sai da Igreja, que intencionalmente e conscientemente se afasta dela, junta-se às fileiras de seus oponentes e torna-se um renegado em relação à Tradição apostólica. A Igreja anatematizou terrivelmente esses renegados, de acordo com as palavras do próprio Salvador (Mateus 18:17) e do Apóstolo Paulo (Gálatas 1: 8-9), ameaçando-os com a condenação e chamando-os a voltarem ao rebanho ortodoxo. É evidente, no entanto, que os cristãos sinceros que são católicos romanos, ou luteranos, ou membros de outras confissões não-ortodoxas, não podem ser chamados de renegados ou hereges - ou seja, aqueles que conscientemente pervertem a verdade... Eles nasceram, foram criados e vivem de acordo com o credo que eles herdaram, assim como a maioria de vocês que são ortodoxos; o Senhor "que quer que todos os homens se salvem" (I Timóteo 2: 4) e "que ilumina todo homem nascido no mundo" (Jo 1:43), indubitavelmente, está conduzindo-os também para a salvação a Sua própria maneira.

Com referência à questão acima, é particularmente instrutivo lembrar a resposta, uma vez dada a um inquiridor pelo Abençoado Teófano, o Recluso. O abençoado respondeu mais ou menos assim: "Você pergunta, se o heterodoxo será salvo... Por que você se preocupa com eles? Eles têm um Salvador que deseja a salvação de todo ser humano. Ele cuidará deles. Você e eu não deveria estar sobrecarregado com tal preocupação. Estude a si mesmo e seus próprios pecados... no entanto, eu vou dizer-lhe uma coisa: se você, sendo ortodoxo e possuindo a Verdade em sua plenitude, trair a Ortodoxia e entrar em uma fé diferente, você perderá sua alma para sempre".

Acreditamos que a resposta acima mencionada, pelo santo asceta, seja a melhor que pode ser dada em relação a esta questão. 

Da revista Orthodox Life, Vol. 34, No. 6 (Nov.-Dec., 1984), pp. 33-36.

Um comentário:

  1. A mim era muito cara a resposta a essa pergunta. Bastante esclarecedor! Muito obrigado!

    ResponderExcluir