segunda-feira, 17 de julho de 2017

Papismo é a mais antiga forma de Protestantismo (São Justino Popovich)

Na Europa Ocidental, o Cristianismo gradualmente se metamorfoseou no Humanismo. Durante um longo período de tempo e com perseverança, o Divino-Humano tem diminuído constantemente. Ele foi mudado, Ele foi reduzido e, finalmente, reduzido a um mero homem: ao homem "infalível" em Roma e aos homens igualmente "infalíveis" em Londres e Berlim. Foi assim que surgiu o Papado, despojando Cristo de tudo, assim como o Protestantismo fez de maneira semelhante, perguntando pouco a Cristo e muitas vezes ao nada.
No Papado e no Protestantismo, o homem substituiu o Cristo Divino-Humano, tanto pelo valor mais alto como pelo critério mais elevado.
Foram realizadas mudanças minuciosas e deploráveis no trabalho e nos ensinamentos do Divino-Humano. O Papado tem perseguido constantemente e persistentemente a substituição do Homem Divino por um homem mortal, até que finalmente, em seu dogma que define a infalibilidade de (um mero mortal), o Papa, o Cristo Divino-Humano foi de uma vez por todas substituído por um efêmero Homem "infalível"; porque graças a este dogma, o papa foi decisivo e claramente pronunciado como algo superior — não apenas para todos os homens, mas até para os Santos Apóstolos, para os Santos Padres e para os sagrados Concílios Ecumênicos. Com este tipo de desvio do Cristo Divino-Humano, da Igreja ecumênica que é o organismo do Deus-Homem, o Papado superou até mesmo Lutero, o fundador do Protestantismo.
Portanto, o primeiro protesto radical que foi expresso em nome do Humanismo, mas contra o Cristo Divino-Humano e seu organismo Divino-Humano — a Igreja — deve ser buscado no Papado, e não no Luteranismo. O Papado é de fato a primeira e a mais antiga forma de protestantismo.
O Papismo, de fato, é o Protestantismo mais radical, porque transferiu o fundamento do Cristianismo do Deus-homem eterno para o homem efêmero. E proclamou isso como o dogma supremo, que significa: o valor primordial, a medida suprema de todos os seres e coisas do mundo. E os protestantes simplesmente aceitaram este dogma em sua essência, e o ampliaram em terríveis magnitudes e detalhes. Essencialmente, o Protestantismo não é senão um Papismo geralmente aplicado. Pois no Protestantismo, o princípio fundamental do Papismo é trazido à vida por cada homem individualmente. Depois do exemplo do homem infalível em Roma, cada protestante é um homem clonado infalível, porque ele finge infalibilidade pessoal em matéria de fé. Pode-se dizer: o Protestantismo é um Papismo vulgarizado, apenas desprovido de Mistério (isto é, sacramentalidade), autoridade e poder.
Através da redução do Cristianismo, com todas as suas qualidades eternas do Deus-Homem, para o homem, o Cristianismo ocidental foi transformado em Humanismo. Isso pode parecer paradoxal, mas é verdade na sua realidade histórica irresistível e inoperável. Porque o Cristianismo ocidental é, em sua essência, o Humanismo mais promissor; e porque proclamou o homem como infalível e transformou a religião do Deus-Homem em uma religião humanista. E isso é assim, é mostrado pelo fato de que o Deus-Homem foi conduzido ao céu, enquanto seu lugar na terra foi preenchido com o seu substituto, "Vicarius Christi" — o Papa. Que tragédia ilógica: estabelecer uma substituição para o Deus onipresente e o Senhor Cristo! Mas esta concepção ilógica foi encarnada no Cristianismo ocidental: a Igreja se transformou em um Estado, o papa se tornou um governante, os bispos foram proclamados príncipes, os sacerdotes se tornaram líderes de partidos clericais, os fiéis foram proclamados subordinados papais. O Evangelho foi substituído pela compilação do Direito Canônico do Vaticano; a moral e o amor do Evangelho foram substituídos por casuísmo, jesuitismo e a "Santa" Inquisição. O que tudo isso desencadeou? Na remoção sistemática e destruição de tudo o que não se inclina para o papa, mesmo com conversões forçadas à fé papal e a queima dos pecadores para a glória dos mansos e do Senhor Jesus!
Não há dúvida de que todos esses fatos convergem para uma conclusão irresistivelmente lógica: no Ocidente não há Igreja e nenhum Deus-Homem, e é por isso que não há uma verdadeira sociedade fundada sob os valores do Deus-Homem em que os homens são irmãos mortais e imortais. O Cristianismo humanista é, na verdade, o protesto e o levante mais ativo contra Cristo e todos os valores e normas do Evangelho. E até aqui é evidente a tendência favorita do homem europeu, reduzir tudo para o homem como o valor fundamental e a medida fundamental. E por trás disso está um ídolo: Menschliches Allzumenschliches [Humano, Demasiado Humano]. Com a redução do Cristianismo para o Humanismo, o Cristianismo tem sido, sem dúvida, simplificado, mas também ao mesmo tempo destruído! Agora que o "gleischaltung" do Cristianismo com o Humanismo foi realizado, alguns na Europa estão buscando um retorno ao Deus-Homem Cristo. No entanto, os gritos dos indivíduos no mundo protestante — "Zuruck zum Jesus! De volta a Jesus!" — são gritos vazios na noite escura do "Cristianismo" humanista, que abandonou os valores e as medidas de Deus-Homem e agora está sufocado em desespero e impotência. Enquanto aos séculos passados?? Reverberá as amargas palavras do melancólico profeta de Deus, Jeremias: "Maldito seja o homem que confia no homem!"
Numa perspectiva histórica mais ampla, o dogma ocidental sobre a infalibilidade do homem não é outra coisa senão uma tentativa de reviver e imortalizar o Humanismo moribundo. É a última transformação e a ascensão final do Humanismo. Após o Iluminismo racionalista do século XVIII e o Positivismo de uma visão estreita do século XIX, nada mais foi possível para o Humanismo europeu do que desmoronar em sua própria impotência e contradições. Mas naquele momento trágico, o Humanismo religioso veio em sua ajuda com seu dogma sobre a infalibilidade do homem salvou o Humanismo europeu da morte iminente. E, embora dogmatizado, o Humanismo cristão ocidental não podia deixar de absorver todas as contradições fatais do Humanismo europeu, que estão unidos em um único desejo: exilar o Deus-Homem da terra. Porque a coisa mais importante para o Humanismo é que o homem seja o maior valor e a maior medida. Homem, não o Deus-Homem.


De acordo com nossa própria vivência na Ortodoxia: o Cristianismo é apenas o Cristianismo do Deus-Homem, através da noção de Deus-Homem e dos caminhos que levam ao Deus-Homem. Essa é a verdade fundamental. Somente Deus-Homem possui o maior valor e a maior medida. Se Cristo não é o Deus-Homem, então ele é a fraude mais impudente, porque ele se proclamou como Deus e Senhor. Mas a realidade histórica do Evangelho mostra e prova de forma irrefutável que Jesus Cristo está em tudo e em todas as coisas, o Deus-Homem perfeito. Portanto, não se pode ser cristão sem crença em Cristo como Deus-Homem e na Igreja como Seu Corpo, no qual Ele deixou toda sua Pessoa Miraculosa. O poder salvador e vivo da Igreja de Cristo está na personalidade eternamente viva e presente de Deus-Homem. Qualquer substituição do Deus-Homem por um homem e qualquer desvio do Cristianismo para escolher apenas o que agrada a preferência e a razão individual de um homem, transforma o Cristianismo em Humanismo superficial e impotente. Somente pelo poder de Deus-Homem que o Cristianismo é o sal da terra, o sal que salva o homem de toda a podridão no pecado e no mal. Se dissolve em vários humanismos, o Cristianismo torna-se aguado, torna-se sal que tornou-se plano, inútil, apto a ser jogado e pisado.
Qualquer tendência ou tentativa de um "gleischaltung" do Cristianismo com o espírito dos tempos, com movimentos efêmeros e regimes de certos períodos históricos, retira do Cristianismo o valor específico que o torna a religião singular de Deus-Homem no mundo. Na filosofia ortodoxa da sociedade, a regra acima de todas as regras é esta: não adapte Cristo para o espírito dos tempos, mas adapte o espírito dos tempos ao espírito da eternidade de Cristo — a humanidade divina de Cristo. Somente dessa maneira, a Igreja pode preservar a personalidade vivificante e insubstituível do Deus-Homem Cristo e continuar sendo uma sociedade de Deus-Homem, na qual as pessoas confraternizam e vivem com a ajuda do amor e da justiça divina, a oração e o jejum, a mansidão e humildade, bondade e sabedoria, caridade e fé, amor de Deus e amor ao irmão e todas as outras virtudes evangélicas.
De acordo com a filosofia da vida e do homem de Deus-Homem, o homem, a sociedade, a Nação e o Estado devem acomodar-se à Igreja como o ideal eterno, mas a Igreja nunca deve acomodar-se a eles, e muito menos se submeter a eles. Uma nação vale apenas, na medida em que vive as virtudes do Evangelho e encarna em sua história os valores de Deus-Homem. O que se aplica à Nação, também se aplica ao Estado. O objetivo da Nação como um todo é o mesmo que o objetivo de cada pessoa: encarnar em si mesmo a justiça evangélica, o amor, a santidade; para se tornar um homem do "povo sagrado" — "povo de Deus" — que, na sua história, proclama os valores e as virtudes divinas (1 Pedro 2: 9-10; 1: 15-16).
Eles nos perguntarão: onde estão os frutos concretos desta sociedade de Deus-Homem? Como foi que precisamente no campo da radiação da Ortodoxia surgiu a aparência do "secularismo mais radical da história humana"? (Joseph Piper). Não existe também um "Humanismo" oriental (por ex. Cesaro-papismo, etc.)? O sucesso do Humanismo social ateu sobre o solo da Ortodoxia: isso não é prova da "inabilidade da ortodoxia" para resolver os problemas sociais mais elementares?
É um fato que este mundo está no mal e no pecado. A redução de tudo para o homem é, de fato, a atmosfera em que a natureza humana pecadora e o homem em geral — não importa onde ele esteja localizado — vive e respira, e algo para o qual se esforçam. Portanto, não é de admirar que as marés dessa pecaminosidade, assim como as marés dos venenos pseudo-cristãos europeus, de vez em quando também arrastem os povos ortodoxos. No entanto, uma coisa é irrefutavelmente verdadeira: a Igreja Ortodoxa nunca dogmatizou eclesiologicamente qualquer tipo de Humanismo, mesmo se estivermos falando de Cesaro-papismo ou de qualquer outro "ismo". Com a força de sua verdadeira e incorrupta veracidade evangélica, e através do seu constante apelo ao arrependimento em relação a tudo o que não é de Deus-Homem, preservou, pelo poder do Espírito Santo, a sabedoria e a castidade de seu coração e sua alma. E por isso, permaneceu e continua a ser o "sal" da terra, do homem e da sociedade. Por outro lado, a tragédia do Cristianismo ocidental reside precisamente no fato de que, ao mudar a imagem do Deus-Homem, ou ao negá-la, tentou introduzir mais uma vez o Humanismo demonizado, tão característico da natureza humana pecaminosa, aonde? No coração do próprio organismo Deus-Homem — a Igreja, cuja essência reside precisamente na libertação do homem. E através dele em todas as regiões, para todas as pessoas e sociedades, proclamando-a como o dogma supremo, como o dogma universal. Com isso, o orgulho intelectual demonizado do homem, escondido sob o manto da Igreja, torna-se o dogma de uma fé sem a qual não há salvação! É horrível pensar nisso: o único "ofício de salvação" e adoração a Deus-Homem neste mundo, se transformou gradualmente em um "ofício" demonizado da violência sobre a consciência e desumanização! Um ofício de desfiguração de Deus e do homem através da desfiguração do Deus-Homem!
A Igreja Ortodoxa não proclamou nenhum veneno, nenhum pecado, nenhum Humanismo, nenhum sistema social terreno como dogma — nem através de concílios, nem através do "Corpo" da Igreja Ecumênica. Enquanto o ocidente, infelizmente, não fez nada além disso. A última prova: o Concílio Vaticano II.
A Fé Ortodoxa: nela, o arrependimento é uma virtude santa necessária; e sempre exige arrependimento. No Ocidente: a fé pseudo-cristã no homem não exige arrependimento; pelo contrário, "clericamente" obriga a manter a homo-idolização fatal ao homem com seus humanismos pseudo-cristãos, infalibilidade e heresias, e considera com orgulho que, em nenhum caso, são essas coisas pelas quais deve se arrepender.
O Humanismo social ateísta contemporâneo — ideologica e metodologicamente — é em tudo um fruto e uma invenção da Europa pseudo-cristã, casada com nossa própria pecaminosidade. Eles nos perguntam: como chegou no solo da ortodoxia? É Deus tentando a resistência dos justos, visitando os filhos pelos pecados de seus pais e anunciando a força de Sua Igreja, levando-a através do fogo e da água. Porque, de acordo com as palavras do sábio em Deus, Macário do Egito, esse é o único caminho do cristianismo verdadeiro: "Onde quer que o Espírito Santo esteja, segue-se, como uma sombra, perseguição e batalha. É necessário que a verdade seja perseguida". Quais são, por outro lado, os frutos da sociedade fundada sobre os valores do Deus-Homem [a Igreja]? - Santos, mártires e confessores. Esse é seu objetivo, esse é o seu significado, que é a prova de sua força indestrutível. Não livros e bibliotecas, complexos e cidades — todas as coisas que estão aqui hoje e amanhã. Os vários humanismos pseudo-cristãos completam o mundo com livros, enquanto a Ortodoxia o enche com o que é Sagrado. Milhares e centenas de milhares, mesmo milhões de mártires e recentemente martirizados, caíram pela Fé Ortodoxa — há o fruto da sociedade ancorada no Deus-Homem.
Mas e no Ocidente? Eles nem conhecem a Igreja, nem o caminho para sair da desesperança; tudo está afundado na idolatria perdida da alma, apaixonada pelo prazer, pelo amor e pelo amor pela luxúria. Daí, na Europa, vemos o renascimento do politeísmo. Os "Falsos Cristos", deuses falsos que inundaram a Europa e são exportados para todos os mercados do mundo, têm por tarefa principal a matança da alma no homem — esse tesouro único do homem em todos os mundos e em dessa forma impossibilita a possibilidade de uma sociedade genuína.
Ao escrever isso, não estamos escrevendo a história da Europa, suas virtudes e falhas, nem a história das pseudo-igrejas européias. Nós estamos apenas arquivando a enteléquia de sua ontologia, descendo na espinha do orgulho intelectual da sociedade européia, em seu subterrâneo demoníaco, onde são suas fontes negras, cuja água ameaça envenenar o mundo. Este não é um julgamento da Europa, mas um chamado de oração sincero para o caminho solitário da salvação, através do arrependimento.
(São Justino Popovich, The Orthodox Church and Ecumenism.)
"Protestantismo? É o filho leal do Papismo. Passou de uma heresia para outra ao longo dos séculos por causa de sua escolástica racionalista, e está continuamente se afogando nos vários venenos de seus erros heréticos. Além disso, a soberba papal e a tolice "infalível" reinam absolutamente dentro dela, arruinando as almas de seus fiéis. Em primeiro lugar, cada protestante é um papa independente quando se trata de questões de fé. Isso sempre leva de uma morte espiritual a outra; e não há fim para este "morrer", uma vez que uma pessoa pode sofrer inúmeras mortes espirituais (em uma vida).
Uma vez que as coisas são assim, não há saída para este impasse do ecumenismo papista-protestante com sua pseudo-igreja e seu pseudo-cristianismo sem arrependimento sincero perante o Deus-Homem Cristo e Sua Igreja Católica Ortodoxa. O arrependimento é o remédio para cada pecado, a medicina dada ao homem pelo único Amigo do homem (Cristo)".
(São Justino Popovich, "Ecumenismo Humanista", Fé Ortodoxa e a Vida em Cristo.)

Tradução: 
Felipe Rotta

2 comentários:

  1. Boa madrugada.

    Recentemente, eu fui informado por um amigo que, para os cristãos ortodoxos orientais, as devoções do Sagrado Coração de Jesus e outras de natureza igual são semi-nestorianas. Poderiam escrever sobre?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://skemmata.blogspot.com/2017/12/o-erro-da-devocao-ao-sagrado-coracao.html

      Excluir