quinta-feira, 7 de junho de 2018

Por que a Ortodoxia não tem seu próprio Papa? (São Nicolau Velimirovich)


Bem, sim! A Ortodoxia tem seu próprio papa, maior que todos os papas e patriarcas do mundo. Ela tem desde o princípio e terá até o fim dos tempos. É o mesmo papa invocado por todos os Apóstolos de Cristo, o Espírito Santo, o Espírito de sabedoria e razão, o Espírito de consolação e poder de Deus. Ele é o verdadeiro papa da Igreja de Cristo para todo o sempre, sem permutação nem mudança, sem disputa ou eleição, sem precursor ou sucessor. 

Além disso, felizmente, existe um documento, escrito por suas próprias mãos, onde observamos que os Apóstolos reconheceram / confessaram o Espírito Santo como seu chefe e papa escolhido. No primeiro Concílio em Jerusalém, os Apóstolos escreveram estas famosas palavras:
Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós. - Atos 15, 28
É evidente que os apóstolos colocam o Espírito Santo diante e sobre eles. Antes dessa e de cada uma de suas reuniões, eles costumavam orar e invocá-Lo. Os líderes da Igreja ainda não fazem a mesma coisa até nossos dias? Toda vez que eles se encontram, em primeiro lugar, eles se lembram de seu papa infalível - o Espírito Santo. Eles O invocam com temor antes de todo seus trabalhos e obedecem a Ele sem qualquer condição. Não apenas os líderes da Igreja, mas também os líderes dos Estados ortodoxos, os ministérios e os membros do Parlamento primeiramente invocavam o Espírito Santo e começavam o seu trabalho como autoridades civis. Da mesma forma, também faziam e fazem os dirigentes escolares.

Você sabe que, no início de seus trabalhos escolares, eles vão à igreja com seus alunos para invocar o Espírito Santo ... O Todo-Bondoso, Todo-Poderoso e Todo-Sábio Espírito santo maneja, revigora e inspira todos eles: a Igreja, o Estado e aqueles que trabalham para o sistema educacional. E Ele governa todas as pessoas em todos os atos, não brutalmente como os ditadores terrestres, mas como um pai, com sabedoria e amor. Ele é nosso pai através do Batismo que recebemos.

E você sabe que a palavra grega "papa" significa pai. Isto é, no sentido verdadeiro, histórico e ético, o Espírito Santo é nosso pai, nosso papa. E por que, então, a Igreja Ortodoxa precisaria de outro pai ou papa? Não foi o próprio Senhor Jesus Cristo que nos advertiu para evitar os pais terrenos, os padrastos? Ele, dezenove séculos atrás, nos ordenou:
E a ninguém na terra chameis vosso pai (entenda-se papa), porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. - Mateus 23:9
Desejo-lhe saúde e paz de Deus.

Extraído do livro "МИСИОНАРСКА ПИСМА"

Nenhum comentário:

Postar um comentário