sábado, 23 de dezembro de 2017

Pe. Sergius Labunsky, ex-Católico Romano: "Eu saí da Igreja Católica jurando nunca mais voltar"


A seguinte entrevista foi realizada no programa de televisão "Meu Caminho para Deus", onde o padre George Maximov entrevista pessoas que se converteram à Ortodoxia depois de buscarem a verdade por um longo tempo. Hoje, o convidado do programa do padre George é o padre Sergius Labunsky. O interesse de sua adolescência pela Europa medieval levou-o inicialmente a Igreja Católica e até a um mosteiro católico, mas, eventualmente, encontrou o caminho para a verdadeira fé Ortodoxa. Nesta entrevista, o padre Sergius nos fala sobre sua jornada para a Ortodoxia e as coisas que ele não encontrou no Catolicismo. Também discutiremos as realidades do Catolicismo moderno e a importância das tradições cristãs praticamente abandonadas pelos Católicos.

Pe. Sergius Labunsky

Pe. George Maximov: Olá. Você está assistindo Meu Caminho para Deus. Hoje, nosso convidado é o padre Sergius Labunsky da região de Moscou. Padre Sergius, por favor nos conte como sua jornada para a fé começou?

Pe. Sergius Labunsky: Obrigado, Pe. Depois de todos os meus anos como membro da Igreja, eu posso olhar para trás e dizer que meu caminho foi espinhoso e tortuoso. No entanto, durante esta jornada recebi ajuda do meu amável antepassado Hieromártir Theodor (Kryukov). Ele era meu bisavô e tenho certeza de que ele orou por mim e me tirou de muitos problemas de vida.

Nasci em uma família regular de intelectuais soviéticos. Nunca foram interessados na Igreja e não sabiam nada sobre. Em geral, eles tinham uma boa consideração pela religião, mas era algo que estava em algum lugar além dos interesses da minha família.

Pe. George: Você sabia então que seu antepassado foi um padre?


Pe. Sergius: Claro, quando cresci, eles me disseram que nós tínhamos um padre entre os nossos antepassados, mas só isso. Depois que eu me tornei padre, comecei a procurar informações e encontrei muitos fatos sobre meu antepassado. Atualmente, a Diocese de Smolensk está preparando sua canonização. No entanto, quando eu era criança, não sabia nada sobre ele e, basicamente, cresci sem saber absolutamente nada sobre religião. Minha mãe acreditava que você tinha que tentar muitas coisas na vida e então depois tomar uma decisão. Por isso, eles não me afastaram da Igreja, nem me empurraram para ela. Provavelmente era a coisa certa para mim, porque conhecendo minha natureza rebelde, tenho certeza de que, se eles me forçassem a ir à igreja, orar e jejuar, provavelmente não me tornaria religioso mais tarde. Fui atraído pelo caráter mistério da Igreja e o fato de que tudo me parecia tão estranho. Era um mundo totalmente diferente com pessoas diferentes ... Até mesmo a iluminação era diferente da iluminação na rua ou do nosso apartamento. Claro, eu realmente gostei de tudo.

No entanto, não tinha interesse pela religião até os 14 anos, embora minha avó tentasse regularmente me levar para a igreja. Bem, por "regularmente" quero dizer, uma vez por ano, no melhor dos casos. Eu até me lembro que ela me levou para a Igreja de Todos os Santos no Distrito de Sokol [de Moscou]. Quando eu, um menino, entrei na igreja, o ambiente realmente me surpreendeu. Gostei muito do espaço pouco iluminado com imagens de santos e muitas pessoas em pé silenciosamente diante de um sacerdote muito digno. No entanto, essas ocasiões foram como episódios etéreos raros em minha rotina mundana. Pouco a pouco, eles estavam enchendo meu coração, mas ainda não havia resultados.

Pe. George: Você disse que isso continuou até você ter quatorze anos. O que aconteceu quando você chegou aos quatorze?

Pe. Sergius: As pessoas da nossa idade provavelmente recordam que na década de 1990 exibiam a série de Highlander na TV. Isso pode soar estranho, mas esse show formou meus dois principais interesses na vida. Em primeiro lugar, o misticismo e, em segundo lugar, a história, já que este show sempre tinha alguns episódios sobre o passado distante. O segundo aspecto importante do meu desenvolvimento como cristão foi o fato de eu ter começado ... a matar aula. Para ser sincero, não gostava da escola e não conseguia estabelecer uma boa relação com os meus colegas, então eu simplesmente comecei a faltar. No começo, eu ficava nos ônibus porque era quente lá, e eu podia sentar-me silenciosamente sem ser incomodado. Então chegou o inverno e os condutores começaram a verificar os bilhetes dos passageiros. Obviamente, eu estava andando sem bilhetes, então pensei: "Onde posso sentar em um lugar quente e seco sem ser incomodado por ninguém?" E eu tive uma idéia: "Eu deveria ir para a biblioteca!" Então, os últimos três anos de escola eu estava matando aula para ir para a biblioteca. Curiosamente, durante esses três anos, nenhum bibliotecário nunca me perguntou o que estava fazendo lá, mesmo que eu estivesse lá durante o horário escolar.


Pe. George: Claro. Quem pensaria que um aluno que mata aula ignoraria a escola para ir a uma biblioteca! (risos).

Pe. Sergius: Na verdade, ninguém pensaria nisso. Na biblioteca, comecei a ler ficção, mas logo eu me aborreci. Eu queria algo mais realista, algum alimento para pensar. Como eu já estava seriamente interessado em misticismo e história, isso era o que eu estava lendo durante esses três anos. Essa biblioteca tinha um ambiente muito informal, então você poderia vir, pegar qualquer livro e sentar-se lá, lendo o tempo que você quisesse. Encontrei um assento perto da seção de livros religiosos e comecei a ler os livros um após o outro. Naturalmente, eles tinham livros de tudo, incluindo Budismo, Islã, Libertinismo e, claro, Cristianismo. Como uma pessoa apaixonada por seus interesses, fiquei realmente cativado pelos livros que estava lendo. Ou seja, quando eu estava lendo sobre o budismo, eu pensava: "Isso é ótimo! Provavelmente sou um budista. Tudo o que escrito aqui parece certo". Então eu lia um livro sobre o Islã e pensava: "Não, tudo está nas mãos de Allah, é claro". Depois de ler um livro sobre Libertinismo, pensava: "Oh, ninguém liga pra todas essas religiões ... "

Eventualmente, o que me ajudou a mudar essa atitude "tudo é igual" foi meu amor pela história. Eu amava especificamente a história da Europa medieval que era inseparável do cristianismo e do catolicismo. Isso me ajudou a tomar uma decisão, priorizar meus interesses e escolher inequivocamente o cristianismo. No entanto, escolhi a versão católica do cristianismo, porque amava a história da Europa, em vez da Rússia ou da Grécia. Eu estava uma situação espiritual bastante complicada, porque entendi o que gostava e onde queria estar, mas ao mesmo tempo sabia que fui batizado na Ortodoxia quando era criança, então me considerava Ortodoxo, mesmo que eu não conhecesse nada sobre a Ortodoxia. Eu me sentia estranho pois, sendo Ortodoxo, eu queria ser Católico.

Eu fiquei em cima do muro por cerca de seis meses e então eu decidi e fui a uma Igreja Católica. Em primeiro lugar, fui à Igreja de São Luís em Moscou, depois à Catedral Católica da Imaculada Conceição. Encontrei minha primeira surpresa agradável lá. Como você sabe, concertos de música de órgãos são regularmente realizados naquela catedral. Era uma noite de inverno e já estava escuro quando entrei na catedral vazia. Eu realmente gostei das abóbadas góticas que desapareciam na escuridão e os sons do órgão (o organista provavelmente estava ensaiando para o show do outro dia). Sentei no banco e pensei: "É isso, nunca mais partirei. Eu pertenço aqui." Depois disso, encontrei a força para dar o passo decisivo em direção ao Catolicismo. Eu me tornei Católico.

É uma história bastante longa, pois se tornar Católico aqui na Rússia não é tão fácil. Mais tarde, fiquei interessado no Catolicismo, não apenas como uma certa filosofia da vida, mas queria obter uma compreensão profunda e entrar naquele mundo místico e incrível. Eu queria me tornar um padre católico.

Pe. George: A questão do celibato não incomodou você?

Pe. Sergius: Não. De alguma forma, aceitei com bastante facilidade. Eu tinha um objetivo e estava me movendo em direção a ele. Como sempre gostei das ordens militares monásticas e da ideia de ser "amável porém forte", encontrei a Ordem Dominicana, a única ordem existente naquela época em Moscou, e comecei a conversar com os dominicanos, embora não gostasse muito deles. Eu desejava algo real, e não algo substituto. Depois de conversar com o padre Alexander Khmelnitsky da Ordem Dominicana, decidi que queria ir a um mosteiro dominicano. Ele me deu uma carta de referência e fui a Fastov, uma cidade a 60km a sudoeste de Kiev, onde por um tempo vivi no Mosteiro Dominicano como postulante ou como chamamos de "noviciado". Para ser sincero, essa foi a obediência mais agradável que já tive, pois não precisava fazer nada. Eu simplesmente fiquei numa cabana em um pomar e comia damascos. Era isso.

Pe. George: Você experimentou essa profunda compreensão do mundo Católico que você ansiava?

Pe. Sergius: Sim, porque eu observei mais de perto a vida rotineira do clero e aprendi sobre a tradição Católica. Embora fosse uma tradição Católica moderna. Devemos entender claramente a diferença entre a tradição Católica antes do Concílio Vaticano II e a neo-tradição que se formou após este concílio, pois este importante marco histórico mudou radicalmente o Catolicismo. Meu interesse pelo Catolicismo começou a desaparecer depois que eu fui com um grupo de católicos em uma peregrinação ao ícone de Nossa Senhora de Częstochowa.

Pe. George: Na Polônia?

Pe. Sergius: Sim. A peregrinação ao ícone de Nossa Senhora de Częstochowa no mosteiro de Jasna Góra é uma antiga tradição polonesa. Milhares de pessoas de várias cidades da Polônia caminham até o mosteiro para venerar este ícone. Meu grupo levou duas semanas para chegar lá. Quando meus amigos me convidaram para ir lá, eles disseram: "Você deve ir para lá. Você não será a mesma pessoa quando você retornar." De fato, eles estavam certos: eu não era o mesmo quando eu voltei. Infelizmente, eu mudei numa maneira que eles não esperavam. Durante a minha peregrinação, pude ver Catolicismo real num país tradicionalmente católico onde não era fortemente influenciado pela Ortodoxia como na Rússia ou na Ucrânia. Para meu grande arrependimento, tenho que admitir que foi muito desagradável. Todos os dias tínhamos tempo de recreação. Depois de caminhar por um dia, chegamos a uma área povoada e os habitantes locais nos levariam para suas casas para passar a noite. Aqueles que não conseguiram encontrar um lugar para ficar passariam a noite numa tenda em algum lugar no campo. Depois de encontrar acomodações para a noite, nos reunimos na igreja para uma missa e depois da missa haveria tempo de recreação. Você sabe o que isso significava? As pessoas tiravam os bancos do local, formando uma pista de dança, colocavam música pop e então os sacerdotes e peregrinos começavam a dançar ...

Pe. George: Bem ali na igreja?

Pe. Sergius: Sim, ali mesmo na igreja. Fiquei chocado. Quando isso acontecia em igrejas neo-construtivistas, eu tolerava, mas quando eles tiveram a coragem de fazer o mesmo numa igreja do século XII com a fundação romana e o telhado gótico, um edifício com uma história tão antiga ... isso realmente me fez contorcer e eu saí da igreja jurando nunca mais voltar. Meu amigo correu atrás de mim e conseguiu me acalmar de alguma forma, mas foi o começo do fim do meu Catolicismo. A partir desse momento, em vez de olhar para o Catolicismo através de uma lente otimista ou através do prisma do meu amor pela Idade Média, comecei a ver o que o catolicismo realmente era. A Igreja Católica hoje é uma igreja de renovacionismo triunfante, onde muitas tradições foram abandonadas e esquecidas. Muitas coisas que eram consideradas valiosas por vinte séculos foram simplesmente declaradas desnecessárias no final do século XX e início do século XXI. Em particular, um dos monstruosos desastres espirituais do catolicismo foi o Concílio Vaticano II que radicalmente reformou todo o Catolicismo de maneira Protestante.

Infelizmente, isso, antes de tudo, afetou a piedade dos fiéis. Por exemplo, era bastante normal que os peregrinos católicos deixassem suas mochilas no altar. Não consigo imaginar isso acontecendo na Ortodoxia. Nossa atitude em relação ao altar é tão reverencial, que mesmo o padre não ousaria colocar seus óculos ou um livro de oração sobre ele. É só para as coisas que devem ficar lá.

Naturalmente, fiquei muito chateado com esse desrespeito por suas próprias tradições e sua antipatia em relação às coisas antigas que eu realmente amava no Catolicismo.

Pe. George: É estranho ouvir isso sobre a Polônia, porque a Polônia tem uma reputação estabelecida de um país que tenta preservar as tradições do Catolicismo e mantê-las mais ou menos vivas em comparação com países católicos como, por exemplo, a Áustria.

Padre Sergius: Na verdade, isso tornou minha preocupação ainda maior, pois se coisas assim estavam acontecendo na Polônia, o que aconteceria na França, na Áustria e em outros países?! Comecei a entender que o único caminho para mim era voltar para a Ortodoxia, porque a continuidade das tradições era muito importante para mim. A compreensão correta do cristianismo é impossível sem a tradição viva. Nossa experiência de ter a Igreja por 2.000 anos é o maior tesouro que temos. Dói-me muito quando tais tradições são rejeitadas, negadas ou mesmo descartadas. Foi assim que decidi inequivocamente voltar para a Ortodoxia.

Devo dizer que naquela época muitas das minhas ações se baseavam em minhas emoções e eu não estava muito preocupado com a teologia dogmática, simplesmente porque não entendia o suficiente para levar em consideração as questões como Filioque ou da primazia papal. Minhas ações eram principalmente baseadas em meus sentimentos pessoais, minhas impressões sobre o Catolicismo e o fato de que não consegui encontrar as coisas que eu inicialmente ansiava. Mais tarde, depois de deixar o mosteiro dominicano, caí em algum tipo de vácuo espiritual, porque já havia deixado o Catolicismo, mas ainda não havia chegado a Ortodoxia.

Pe. George: O que estava em seu caminho?

Pe. Sergius: O fato de eu nunca ter conhecido ou entendido a Ortodoxia. Durante esse período, obtive uma grande ajuda de algumas pessoas muito agradáveis que estavam interessadas nos Ritos Romanos da Ortodoxia. Este é um assunto muito específico e poucas fontes cobrem, mas existem Ritos Romanos na Ortodoxia. Além disso, eles foram iniciados pela nossa Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou.

Pe. George: Quando aceitou as paróquias francesas em 1936. Eventualmente, os "ritos ocidentais" se tornaram mais populares nos Estados Unidos da América. Houve algumas tentativas de apresentá-los na Europa, incluindo aqueles apoiados por São João (Maximovich), mas não tiveram muito sucesso. No entanto, esses ritos foram aceitos nos EUA e eles ainda são praticados em várias jurisdições.

Padre Sergius: Sim, isso é verdade. Eu sei que existem muitas paróquias como essa nos EUA e na Austrália. Curiosamente, eles usam a missa anglicana alterada ...

Padre George: ... "O Livro da Oração Comum".

Padre Sergius: Exatamente. Foi editado por Sua Santidade Patriarca Tikhon e é por isso que se chama Liturgia de São Tikhon. Algumas paróquias usam os ritos romanos tradicionais pré-reforma, a chamada Missa Tridentina. De qualquer forma, conheci essas pessoas agradáveis ​​que estavam muito interessadas nisso e, em essência, me ajudaram na minha conversão à Ortodoxia. O objetivo inicial da pessoa que estava em tudo isso era converter pessoas do Catolicismo a Ortodoxia. Ele dava aos Católicos a oportunidade de conhecer a Ortodoxia através dos meios que lhes era compreensível. Depois de falar com esse homem, obtive uma compreensão mais profunda da Ortodoxia. Ele me disse: "Você definitivamente deveria atender aos serviços no Mosteiro Sretensky", então eu fui à vigília a noite. Foi longo e confuso, mas, no entanto, interessante. Passo a passo, acostumei-me aos Ritos do Oriente. Isso me levou à Ortodoxia genuína, Ortodoxia oriental. Sentindo a verdadeira fome espiritual e a necessidade de fazer parte de uma verdadeira comunidade Ortodoxa, fui à igreja mais próxima. Era a igreja de São Nicolau em Klenniki na rua Maroseyka. Foi aí que entrei na vida da Igreja e comecei minha vida espiritual normal. Lembro-me de confessar a um padre lá, que deixou de lado todos os seus assuntos e me ouviu durante duas horas e meia. Ele me deu a absolvição e, basicamente, me deu boas vindas a Ortodoxia através do meu arrependimento, e só depois disso ele continuou com seus afazeres.

Isso me fez sentir bem e fiquei feliz naquela paróquia a partir daquele momento. Foi aí que eu comecei a entrar na vida da Igreja e a aprender mais sobre a Ortodoxia. Eu não queria mais algo único, algo extraordinário. Meu desejo de chocar o público desapareceu com minha adolescência. Agora eu queria algo real, algo que eu poderia usar como uma base confiável para o meu futuro.

Depois de ir a essa paróquia por um tempo, decidi que queria me tornar um padre Ortodoxo. Quando cheguei com isso ao meu pai espiritual, ele não ficou muito entusiasmado com isso, mas pensei: "Bem, ele não o proibiu, então tudo está bem." Preparei todos os documentos necessários para a admissão ao seminário, exceto a benção escrita do meu pai espiritual. No entanto, quando me aproximei dele e pedi, ele disse: "Não vou te dar." "Por quê?", perguntei. Ele disse: "Não, não, não. Você conhece a paróquia apenas exteriormente, como paroquiano, mas você deve aprender desde o interior. Por que você não trabalha como um vigia aqui na igreja, e então veremos".

Naquela época, eu estava trabalhando como web-designer e visualizador 3D. Eu estava muito ocupado e tinha um bom salário. Essa mudança brusca quando abandonei um trabalho decente e comecei a trabalhar como um vigia na igreja foi um choque para minha família não-religiosa. Depois que um ano se passou, nosso padre Alexandre Kulikov na reunião do clero de nossa igreja tomou a decisão de aprovar minha candidatura ao seminário. Fui enviado ao seminário de São Nicolau em Pererva.

Pe. George: Pe., quero fazer uma pergunta que tenho certeza de que alguns de nossos espectadores, especialmente os Católicos, gostariam de perguntar. Eles diriam: "Então este homem viu o lado imperfeito da vida católica, ficou desiludido e se converteu a Ortodoxia. Por acaso todos Ortodoxos são santos? Não há pessoas Ortodoxas que pecam? Claro, existem. Então, por que isso não faz você sair da Ortodoxia, se coisas semelhantes fizeram você sair do Catolicismo?" Vamos esclarecer isso. O problema não era apenas com o comportamento de seus colegas de peregrinos, certo? Eu acho que houve alguns problemas sistêmicos. Estou certo?

Pe. Sergius: Sim, claro. Inicialmente, foi meu amor pelas tradições que me levou ao Catolicismo. Contudo, descobri que as tradições não eram observadas e que não havia respeito pelas antigas tradições Católicas. Isso me mexeu e finalmente me afastou do Catolicismo. Mais tarde, durante o papado do papa Bento XVI, havia algumas indicações de retorno às raízes e às tradições. Durante o papado do papa João Paulo II, quando eu era Católico, algumas tentativas também foram feitas para restabelecer as tradições. No entanto, entendi que mesmo esses passos em direção às tradições eram feitos puramente por razões modernistas, por causa da aceitação absoluta de tudo. De certa forma, eles só queriam dizer: "Nós temos esses dinossauros antigos, então deixe-os existir. Enquanto isso, continuamos tocando tambores durante a missa..." Eu vi com meus próprios olhos que durante uma missa de uma comunidade africana, as pessoas estavam em um círculo ao redor do altar e tamborilavam em tam-tams enquanto o padre estava realizando os ritos. Essa aceitação absoluta de tudo me mexia ainda mais do que as coisas que vi na Polônia.

Não vi o verdadeiro retorno às tradições no Catolicismo moderno. Quaisquer que sejam os passos feitos nessa direção são feitos puramente por causa de visões modernistas. No entanto, encontrei tradições na Ortodoxia, onde ainda são firmemente mantidas.

Não estou falando de traços pessoais negativos de certas pessoas, nem no Catolicismo (eles também têm muitas pessoas muito peculiares) nem na Ortodoxia. A questão é mais global. Em essência, é a questão da Igreja de Cristo. As coisas que foram consideradas normais durante vinte séculos de repente se tornaram anormais no Catolicismo moderno. Eles pensam que se eles destruírem ou refazerem todas essas coisas, eles atrairão mais pessoas... 

Pe. George: Com base em sua história, alguém poderia pensar que a questão da teologia dogmática não lhe interessava. No entanto, você mencionou que foi apenas em um determinado período. Você estudou as diferenças entre Catolicismo e Ortodoxia mais tarde?

Pe. Sergius: Sim, claro, mas nós estávamos falando sobre a jornada de uma pessoa a Cristo e Ortodoxia. Quando você fala sobre isso, você não deve esperar que uma pessoa tenha todo o conhecimento e compreensão desde o início. Eu admito que o início da minha jornada foi emocional e fiz muitas decisões com base em minhas emoções e não em raciocínio. Claro, o conhecimento veio mais tarde e agora posso analisar minhas antigas buscas espirituais. Naquela época, não conseguiria formulá-las para mim, e por isso a teologia dogmática não era a questão mais importante para mim. Eu sabia disso, é claro; eu sabia sobre o Filoque e outras nuances do Catolicismo. No entanto, era algo secundário para mim e eu não me aprofundei. Depois da conversão para a Ortodoxia, comecei a estudar a minha amada tradição muito mais intensamente e mergulhei nela com grande prazer. Agora, as questões dogmáticas tornaram-se mais importantes e, como eu já tinha mais conhecimento e experiência, percebi as coisas por mim mesmo e entendi claramente a retidão da Ortodoxia. [A Ortodoxia] Sempre se baseou nas decisões dos sete Concílios ecumênicos e nos ensinamentos dos apóstolos, dos pais apostólicos e de outros santos pais que viveram no primeiro milênio. Infelizmente, os Católicos modernos não têm isso. Ou seja, eles têm isso, mas os desenvolvimentos ocorridos após o cisma - no segundo milênio - são muito mais importantes para eles.

Pe. George: Eu entendo isso muito bem, porque quando eu estava na Itália, eu fui a Catedral do Apóstolo Pedro, em Roma. Eles têm relíquias de grandes santos lá, incluindo João Crisóstomo, Leão o Grande e Gregório o Diálogista; mas não havia pessoas perto delas. No entanto, havia uma longa fila de peregrinos perto do corpo de Francisco de Assis. Para mim, isso foi uma indicação clara de que mesmo o grande legado dos tempos cristãos antigos - que os Católicos realmente têm - não é importante para eles.

Obrigado, Pe., pela sua história. Espero em Deus que todos os que estão hoje na encruzilhada desejando encontrar a verdadeira tradição cristã encontrem com a ajuda de Deus como você fez.



2 comentários:

  1. Livro do séc.V "Commonitorium" de São Vicente de Lérins, nos mostra a montanha de heresias surgidas e combatidas pelos Pais da Igreja. Glória a Deus! que os Pais da Igreja tiveram o comportamento oposto ao do Padre Sergius. Batalharam contra as heresias e ideias profanas edificando a Igreja Católica.

    "Sabe que toda doutrina nova e nunca antes ouvida, insinuada por uma só pessoa, fora ou contra a doutrina comum dos fiéis, não tem nada a ver com a religião, mas que melhor constitui uma tentação, doutrinado nisto especialmente pelas palavras do Apóstolo Paulo: "É necessário que entre vós haja partidos para
    que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos." (1Cor 11,19)
    Como se dissesse: Deus não elimina imediatamente aos autores de heresias, para que se manifestem os que são de uma virtude provada, ou seja, para que apareça em que medida cada um é tenaz, fiel, constante e nele mora a fé católica.

    E verdadeiramente, apenas um vento de novidades começa a soprar,imediatamente se vê como os grãos coalhados de trigo se separam e se distinguem da casca sem peso, e sem grande esforço é arrancado fora de lá o que não é sustentado por peso algum. "

    -"Commonitorium" de São Vicente de Lérins (capítulo: O verdadeiro católico e o herege pg.18).

    ResponderExcluir
  2. Estas "doutrinas novas e nunca antes ouvidas" não vieram de nós ortodoxos que guardamos a transmissão apostólica, patrística e canônica. Mas de vós católicos romanos que inventaram filioque, pão ázimo, papado monárquico, purgatórico, indulgências, etc.

    ResponderExcluir