sábado, 12 de junho de 2021

São Paisios o Athonita e seu Sapo Obediente

Metropolita Amfilohije

Quando o Metropolita Amfilohije (Radovic) de Montenegro e o Litoral era estudante na Grécia, onde ele foi tonsurado como monge e depois de completar seu doutorado na Universidade de Atenas com uma tese sobre São Gregório Palamas, ele foi para o Monte Athos por um ano, onde viveu na cabana dos Arcanjos em Kapsala como asceta, a cerca de meia hora de caminhada da cabana de São Paisios, o Athonita, que naquela época era a cela da Cruz Venerável, onde seu pai espiritual Papa-Tychon havia vivido. Foi durante este tempo que ele testemunhou uma maravilha que deixou uma impressão indelével nele. Como ele mesmo narra: 

"Depois de terminarmos, o Ancião Paisios preparou a refeição: arroz, tomates que ele tinha em seu jardim, e pão que ele mesmo deixou secar. Ele encheu meu prato, ao passo que em seu prato ele colocou muito pouco. Eu reclamei, dizendo a ele que não era correto para ele comer como um asceta e para mim comer como um glutão. Ele então me disse: 

"Você não é um monge? Portanto, você vai obedecer. Você é um monge montenegrino assim tão desobediente? O Bayum aqui é mais obediente do que você". 

Surpreendido, perguntei-lhe quem era Bayum, porque sabia que ele não tinha qualquer subordinado. Ele então me mostrou uma roseira que ele havia plantado ali. Ele foi e ficou na frente da roseira, dizendo: 

"Venha, Bayum, para que este incrédulo Amfilohije compreenda o que é a verdadeira obediência!"
 
Como o solo ao redor da roseira estava molhado, ele começou a se levantar e dali emergiu um sapo. Estou lhes contando o que testemunhei com meus próprios olhos. Ele então disse para o sapo: 

"Volte para seu lugar agora, Bayum, e à noite faça suas orações! 

Surpreso com isto, perguntei-lhe que tipo de orações Bayum fazia. Ele me explicou que, à noite, o sapo ia à frente de uma grande cruz de madeira que o Ancião tinha ali, e ele fazia seu "cântico". Fui pego de surpresa e disse para mim mesmo: "Será que agora o Ancião está brincando comigo? De que tipo de cântico de sapo ele está falando?"

No mesmo dia, com o pôr do sol, havia lua cheia, e eu caminhava facilmente da minha cabana para a da Cruz Venerável, que estava basicamente à sua frente, e consegui me esconder sem criar distúrbios. Ele tinha uma grande cruz e logo depois que o Ancião Paisios saiu de sua cela, ele ficou de pé diante da cruz, e começou a fazer o sinal da cruz. 

Nem um minuto passou - imagine sessenta segundos - e começou, na escuridão da noite - "ribbit, ribbit, ribbit, ribbit". 

"Venha Bayum, venha Bayum, venha e façamos prostrações diante da Cruz de Cristo!" 

O "ribbit, ribbit" continuou. Bayum era um nome dos beduínos do Sinai, mas ele não podia ser visto. 
E lá estava ele. Um sapo enorme. Ele veio pulando e ficou ao lado do Ancião. 

Fazendo suas prostrações, o Ancião se levantava, e o sapo também, e eles faziam suas prostrações diante da Cruz de Cristo. Ali, na Cruz de Papa-Tychon. 

Que tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. 

Meu Deus, que história com esse Bayum dele. Há outras histórias, e todas elas são verdadeiras. Qual delas deve ser contada primeiro? Se alguém me tivesse contado isso, eu não teria acreditado nelas, mas eu vi com meus próprios olhos. Eu vivi isso, e vi este milagre de Deus". 

Esta história também pode ser ouvida neste documentário sobre São Paisios 

Fonte: https://www.johnsanidopoulos.com/2019/10/saint-paisios-athonite-and-his-obedient.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário