quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Eu encontrei muitos dos Padres em “praxis” e “theoria” (Ancião José o Hesicasta)


Décima Primeira Carta

Eu encontrei muitos dos Padres em “praxis” e “theoria” 



Quando o amor de nosso Senhor inflama a alma de uma pessoa, ela não é mais retida por medidas, mas transcende limites. É por isso que “expulsa o medo” e, seja o que for que ela escreva ou diga, ela tende para a incomensurabilidade. Mas neste momento de graça, na presença do brilho flamejante do amor divino, tudo o que ela tenta dizer é insignificante. Depois, quando a graça recua e a nuvem se retira, um par de compassos vem e procura uma medida para explicá-lo.

Bem, tudo o que eu escrevi para você foi escrito com um propósito: aquecer o fervor de sua alma, incitar-lhe a desejar ardentemente nosso mais doce Jesus, assim como oficiais do exército contam a suas tropas sobre os feitos dos bravos e assim os fazem lutar corajosamente.

Da mesma forma, a vida dos santos e os escritos que eles nos deixaram têm o mesmo propósito. Da mesma forma, se a alma - uma vez que Deus a fez assim - não ouve sobre essas coisas sublimes e maravilhosas com frequência, ela é vencida pela sonolência e negligência. E somente com tais coisas, com leituras e histórias de valor espiritual, pode-se banir o esquecimento e restaurar o antigo edifício.

Quanto a mim, quando cheguei à Montanha Sagrada, encontrei muitos dos Padres em “praxis” e “theoria”, antigos homens santos.

Um deles era o Ancião Kallinikos, um asceta de primeira classe, recluso por quarenta anos. Ele praticou o trabalho noético e prosperou na doçura do amor divino, e tornou-se benéfico para os outros também. Ele experimentou o êxtase do nous.

Mais abaixo dele estava outro homem santo, o Ancião Gerasimos, um hesicasta total, um incrível asceta, noventa anos de idade. Ele praticava a oração noética. Ele era de Chios, e passou dezessete anos no pico do Monte do Profeta Elias. Embora ele tenha lutado com demônios e tenha sido muito maltratado pelo tempo, ele permaneceu um pilar inabalável de resistência. Ele tinha lágrimas contínuas. Ele levou sua vida despreocupada adoçado pela contemplação de Jesus.

Mais acima estava o Ancião Ignatios. Ele foi cego por muitos anos, um pai espiritual por anos, um ancião de noventa e cinco anos de idade, orando noeticamente sem cessar. A oração fez sua boca exalar tal fragrância que você se alegraria falar com ele perto de sua boca.

Havia também outro ancião ainda mais admirável na caverna de São Pedro, o Athonita,  Padre Daniel, um imitador de São Arsenio, o Grande. Um recluso profundamente silencioso. Ele serviu Liturgia diariamente até o final de sua vida. Por sessenta anos ele nunca pensou em esquecer a Divina Liturgia. Mesmo durante a Grande Quaresma, ele servia liturgias pré-santificadas todos os dias. Ele morreu na velhice sem nunca ficar doente. Sua Liturgia sempre durava três horas e meia ou quatro horas, porque ele não podia dizer as petições devido a sua compunção. Ele sempre encharcava o chão na frente dele com suas lágrimas. É por isso que ele não queria que nenhum estranho estivesse presente em sua Liturgia, para que eles não pudessem ver seu trabalho. Mas quanto a mim, uma vez que implorei fervorosamente, ele me aceitou. E toda vez que eu ia - depois de caminhar três horas à noite para assistir àquele espetáculo verdadeiramente temível e divino - ele me dizia uma ou duas palavras ao sair do altar e imediatamente se escondia até o dia seguinte. Ele teve a oração noética e fez vigília noturna durante toda a vida. Foi com ele que também recebi minha agenda e encontrei grande benefício. Ele comia apenas cem gramas de pão todos os dias. Ele se arrebatava em sua Liturgia; ele nunca terminou uma Liturgia sem que o chão se transformasse em lama devido suas lágrimas.

Havia também muitos outros com theoria, a quem eu não fui digno de ver, porque haviam morrido um ou dois anos antes. Pedi às pessoas que me contassem sobre seus feitos maravilhosos, porque é com isso que me ocupava. Passo a passo, vaguei pelas montanhas e cavernas para encontrar pessoas assim, porque meu ancião era bom, mas simples. Depois que eu preparava sua comida, ele me daria uma “bênção” para procurar por essas pessoas que beneficiariam minha alma. Depois que eu o enterrei, explorei todo o Athos. 

Havia um em uma caverna que precisava chorar sete vezes por dia. Este era o seu trabalho; ele passaria a noite inteira em lágrimas, e seu apoio para a cabeça estava sempre completamente encharcado. Seu ajudante ia lá apenas duas ou três vezes por dia. Seu ancião não queria tê-lo perto dele, para que ele não interrompesse seu pranto. Uma vez, ele perguntou ao seu ancião:

"Geronda, por que você chora tanto?"

“Meu filho, quando o homem contempla Deus, ele derrama lágrimas de amor e não consegue se conter”.

Havia também outros de menor importância, como o Padre Cosmas e o resto. Havia também outros de maior importância; se alguém escrevesse sobre eles, precisaria de muito papel. Todos eles deixaram esta vida aqui e vivem na eternidade lá.

Mas hoje você não ouve sobre essas coisas. Pois as pessoas estão tão preocupadas com os cuidados e preocupações materiais e têm tal desprezo pelo trabalho noético, que a maioria delas não apenas não querem inquirir, investigar, fazer essas coisas, mas elas imediatamente se levantam adversamente contra uma pessoa se elas ouvi-la falando sobre isso. E elas a consideram absurda e tola, porque sua vida é diferente e ela parece ridícula para elas.

É semelhante ao que aconteceu nos dias da idolatria. Naquela época, se você insultasse os ídolos, eles o apedrejariam ou o colocariam em uma morte miserável. Agora, em nossos tempos, toda paixão tomou o lugar de um ídolo. E se você reprovar ou criticar a paixão que você vê vencendo cada pessoa, todos eles gritam: “Apedreje-o, porque ele insultou nossos deuses!”

Finalmente, uma vez que, sem exceção, eu não me socializo - nem quero ouvir como as pessoas no mundo e os monges estão vivendo ou o que estão fazendo - sou continuamente alvo de condenação. No entanto, eu não paro de orar pelos pais dia e noite e dizer que eles estão certos. Apenas eu estou em falta porque os escandalizo, já que eles veem com os olhos que Deus lhes deu. Seria injusto e desleal para mim dizer: "Por que eles não veem como eu posso ver?"

Que o Deus de todos tenha misericórdia de todos através das orações dos Santos Padres portadores de Deus.


Do livro Monastic Wisdom: The Letters of Elder Joseph the Hesychast



Nenhum comentário:

Postar um comentário