quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A teoria da evolução emite um mau cheiro



Com nossos próprios olhos, testemunhamos muitos exemplos de seu dom de clarividência. Certa vez, quando Geronda ainda estava no Skete de São Basílio, ele encontrou um leigo perto da igreja principal do skete. Geronda aproximou-se dele e disse: "Você está cometendo algum grave erro".

"Que erro?", perguntou o leigo.

"Eu não sei", respondeu Geronda, "mas você com certeza está cometendo algum grave erro".

"Não podemos descobrir o que é?"

“Neste momento, durante o dia, não podemos descobrir. Mas se você quiser, vá até minha casa à noite."

“Tudo bem, Geronda; eu vou depois da meia noite."

Depois da meia-noite, o leigo foi ao encontro de Geronda. Eles começaram a discutir coisas, e descobriu-se que esse leigo, embora tivesse uma graduação em teologia, escreveu um livro inteiro apoiando a teoria da evolução de Darwin!

Geronda disse a ele: “Quando você apresenta uma teoria ou uma opinião, por que não extrai dos escritos dos santos Padres e teólogos ortodoxos ao invés de hereges que nem são cristãos! Uma teoria ou ponto de vista torna-se fortalecida quando é confirmada pela Bíblia ou pelos santos Padres da Igreja. Você não será bem-vindo aqui em minha cabana até que renuncie a essa teoria ”.

O teólogo reconheceu que tinha um ponto de vista incorreto com essa teoria e pediu a Geronda que lhe dissesse como a reconhecera. Geronda respondeu: “Quando me aproximei de você ontem, um mau cheiro estava saindo de você, e isso me fez perceber que você cometeu algum erro grave.” Quando se tratava de questões da fé, Geronda não tolerava desvios.



Do livro My Elder Joseph the Hesychast - Ancião Efraim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário