terça-feira, 10 de abril de 2018

Páscoa no Ocidente e no Oriente (Metropolita Hierotheos de Nafpaktos)


A Igreja Ortodoxa é a Igreja da Ressurreição, porque dá destaque à vitória de Cristo sobre a morte. A Páscoa é a superação da morte, a passagem do Verbo ao coração humano e não a redução do coração à razão e aos sentidos humanos. Quando se examina o “ethos” da ortodoxia, descobre-se que ela confere o “espírito” e a vida que sai do túmulo: a “vida no túmulo”, como dizem os hinos. É uma chama de luz e o êxtase da vida. É aqui que a diferença entre o cristianismo ocidental e a Igreja Ortodoxa pode ser vista:

São Francisco, na biografia de Kazantzakis, atinge o mais alto grau da vida espiritual ao sentir “Deus crucificado” em seu corpo. Ele disse sobre isso: “É uma cruz, irmão Leone, o corpo do homem é uma cruz - abra seus braços e você verá, Deus está crucificado nele”. E ele orou: "Meu Cristo, meu amor, peço-te um favor, um favor para mim antes que eu morra - para que eu possa sentir em meu corpo e alma, tanto quanto possível, sua dor e sua Santa paixão ..." Ele chegou ao ponto de ver feridas da Cruz em seu corpo, e quando ele pediu por outra experiência maior, ele ouviu uma voz divina dizendo: “Não peça mais; é aí que a ascensão do homem termina - na Crucificação! ”

Por outro lado, o santo ortodoxo, Santo Silouan, o Athonita, viu o Cristo Ressuscitado e experimentou a Páscoa dentro de seu ser e dentro da criação. Após a visão de Cristo ressuscitado, ele disse: “Eu estava vivendo em uma festa pascal. Tudo era lindo; o mundo era grandioso, as pessoas eram agradáveis, a natureza era indescritivelmente amável, o corpo mudava e se tornava luz, a força era acrescentada ... a alma transbordava de alegria; tinha compaixão pelas pessoas e orava pelo mundo inteiro ”.

Essa diferença entre o pensamento ocidental e oriental é vista na diferença entre Jean-Paul Sartre e São Serafim de Sarov. O primeiro (Sartre), desiludido pelo cristianismo ocidental, disse: “O outro é o meu inferno!”. O último (São Serafim de Sarov) dirigia-se a todos que o encontrava com a saudação: “Cristo ressuscitou, minha alegria”. Todos e cada "outro" não é "diferente", "estranho", "estrangeiro", mas um irmão. A experiência da ressurreição vence a morte, neutraliza o egoísmo e abole o Hades. Caso contrário, o homem se fecha em seu próprio inferno pessoal.

Ao celebrar “nossa Páscoa” como “a festa das festas” e como “a morte da morte, as primícias de outra vida que é eterna”, sentimos dentro de nós mesmos e ao nosso redor o cheiro da morte espiritual, da vida anterior a ressurreição de Cristo. Vivemos essa vida biológica simplesmente pela sobrevivência, mas, de fato, ainda como mortal. Nós cantamos “Cristo ressuscitou!”, nós celebramos do lado de fora, mas a amargura do Hades governa dentro de nós, muitas vezes até mesmo na vida da igreja. A lembrança da morte é amarga, assim também é a dor da solidão. Essas restrições venenosas, mesmo no campo do cristianismo, são amargas; mesmo na própria Igreja, que continua a ser a Igreja da Ressurreição e a pregar o mistério da Ressurreição.

É claro que nossas várias paixões nos afastam do festival existencial da vida. Várias pressões também fazem a vida da Igreja parecer diferente. Cristãos divididos por várias considerações políticas, os ortodoxos com várias rivalidades entre si; estes não nos lembram o Cristo ressuscitado.

Assim, a crucificação da Igreja Ortodoxa continua. As feridas da Cruz da Igreja em Jerusalém, de suas fraquezas internas e influências externas, escurecem o “Fogo Sagrado” que vem do Sepulcro de Cristo. O oportunismo político, os racistas nacionalistas com as suas paixões demasiado humanas não permitem a alegria da Ressurreição brilhar como luz para os povos ao redor.

Os poderes dominantes que podem ser vistos em todas as confissões cristãs drenam a “Alegria a todos”, a “Paz a vós”, o “tende bom ânimo”, porque são governados por outros poderes estranhos, estranhos ao “espírito” do Cristo ressuscitado. Infelizmente, a política, muitas vezes em trajes eclesiásticos, são os pregos da Igreja crucificada, a noiva do Cristo Ressuscitado juntamente com as pressões conduzidas pelo mundo que acontecem em nome do termo “Igreja mãe”.

Nossa Páscoa, como a vitória sobre a morte e a experiência da vida, é vivida hoje, apesar desses poderes e tendências seculares. É experimentada por aqueles que vivem humildemente e existencialmente dentro da esfera da Igreja, longe da secularização, racismo e considerações políticas e podem ser claramente vistos nas relíquias dos santos.

Normalmente, os corpos daqueles santos que adormeceram, que são apenas uma massa de células, dentro dos quais estão incluídas as células para o envelhecimento, devem apodrecer. No entanto, o poder e a graça da ressurreição não permitem que elas se separem; algo que prova que eles venceram a morte. O santo é uma pessoa que está dormindo esperando a última chamada.

Esta então é a nossa Páscoa, como mistério da Ressurreição, e não como cristianismo da religiosidade com as paixões do amor pela precedência, da divisão e da rivalidade. "Nossa Páscoa" não pode ser substituída por "nossa Religião", que vive sob a regra da morte. O Cristo Ressuscitado não pode ser construído a partir das expressões políticas do Cristianismo e o poder da Ressurreição não pode se encaixar nos chamados “Estados Cristãos”. Ele é experimentado em uma vida além da imaginação, pensamento e fala; transfigurado pela Luz Divina, com um desejo amoroso por Deus e com humildade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário