domingo, 15 de abril de 2018

Carta a um jovem sobre a imutabilidade da Igreja (São Teófano, o Recluso)








Chegou aos meus ouvidos que, ao que parece, você considera meus sermões muito rigorosos e acredita que hoje ninguém deveria pensar assim, ninguém deveria estar vivendo assim e, portanto, ninguém deveria estar ensinando dessa maneira. "Os tempos mudaram!"

Fiquei feliz ao ouvir isso. Isso significa que você ouve atentamente o que eu digo, e não apenas escuta, mas também está disposto a cumpri-lo. O que mais poderíamos esperar, nós que pregamos como nos foi ordenado, tanto quanto nos foi ordenado?

Apesar de tudo isso, de maneira alguma posso concordar com a sua opinião. Eu até considero meu dever comentá-lo e corrigi-lo, pois - embora vá contra seu desejo e convicção - vem de algo pecaminoso, como se o cristianismo pudesse alterar suas doutrinas, seus cânones, suas cerimônias santificadoras para responder ao espírito de cada época e se ajustar aos gostos cambiantes dos filhos deste século, como se pudesse acrescentar ou subtrair algo.

No entanto, não é assim. O cristianismo deve permanecer eternamente imutável, não sendo de forma alguma dependente ou guiado pelo espírito de cada era. Em vez disso, o cristianismo destina-se a governar e direcionar o espírito da época para qualquer um que obedeça aos seus ensinamentos. Para convencê-lo disso, apresentarei alguns pensamentos para você considerar.

Alguns disseram que meu ensinamento é rigoroso. Primeiro de tudo, o ensino não é meu, nem deveria ser. Neste ofício sagrado, ninguém deveria - nem mesmo pode - pregar seu próprio ensino. Se eu ou alguém mais ousar fazê-lo, você pode nos colocar para fora da Igreja.

Nós pregamos os ensinamentos de nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos e da Santa Igreja, que é guiada pelo Espírito Santo. Ao mesmo tempo, nos certificamos de fazer todo o possível para manter esses ensinamentos inteiros e invioláveis em suas mentes e corações. Cada pensamento que apresentamos e cada palavra que usamos, fazemos com muito cuidado, de modo a não ofuscar este ensinamento brilhante e divino, de qualquer forma. Ninguém pode agir de maneira diferente.

Tal lei que exige que a pregação de cada homem na Igreja seja "enviada por Deus", foi estabelecida na criação do mundo e deve, portanto, permanecer válida até o fim do mundo. O Profeta Moisés, após a entrega dos mandamentos do próprio Deus ao povo de Israel, concluiu: “Não acrescentareis à palavra que vos ordeno, nem tireis dela, para que guardes os mandamentos do Senhor teu Deus, que eu vos ordeno” (Deuteronômio 4: 2).

Esta lei da constância é tão inalterável que o próprio Senhor e Salvador, quando ensinava ao povo na montanha, disse: “Não pense que vim abolir a Lei ou os Profetas; Eu não vim para abolir, mas para cumprir. Pois em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem a menor letra ou traço passará da Lei até que tudo seja cumprido” (Mat. 5: 17-18).

Então Ele deu a mesma validade ao seu ensino, antes de interpretar os mandamentos no espírito do Evangelho, acrescentando: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus." (Mat 5:19)

Isso significa que qualquer um que interprete erroneamente os mandamentos de Deus e diminua sua validade, será um pária na vida futura. Isto é o que Ele disse no começo de sua pregação. Ele assegurou a mesma coisa a São João, o Teólogo, o observador de revelações inefáveis, a quem Ele descreveu o julgamento final do mundo e da Igreja, indicando no Apocalipse (Livro das Revelações): “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apoc. 22: 18-19).

Desde a Sua primeira aparição no mundo até a Segunda Vinda, Cristo deu aos Santos Apóstolos e seus sucessores a seguinte lei: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações ... ensinando-os a observar tudo o que eu lhes ordenei" (Mt 28: 19-20).

Isso significa “para você ensinar, não o que qualquer outra pessoa poderia imaginar, mas o que eu ordenei, e isso até o fim do mundo”. E Ele acrescenta: “E eis que eu estou com você sempre, até o fim do mundo. Amém ”(Mt 28:20).

Os apóstolos receberam esta lei e sacrificaram suas vidas para mantê-la. E para aqueles que queriam impedi-los de pregar, sob a ameaça de punição e morte, eles responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos." (Atos 4: 19-20).

Esta lei clara foi entregue pelos apóstolos aos seus sucessores, foi aceita por eles e tem efeito atemporal na Igreja de Deus. Por causa dessa lei, a Igreja é o pilar e o fundamento da verdade. Você pode ver então que firmeza inviolável ela tem? Depois disso, quem seria tão ousado a ponto de teimosamente mexer ou mover qualquer coisa na doutrina e lei cristãs?

Em seguida, ouça o que é dito do profeta Ezequiel, que durante sete dias esteve em êxtase de oração e depois de sete dias ouviu a palavra do Senhor: “Filho do homem, eu te fiz um vigia para a casa de Israel; a palavra da minha boca ouvirás ”(Ezequiel 3:17), e ele declarou ao povo: Aqui está a lei para vocês! Se você vê uma pessoa iníqua cometendo iniquidade e você não lhe diz: abandone a sua iniquidade e mude o seu caminho, “aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.” (Ezequiel 3:18). Inversamente, “se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua maldade ou do seu mau caminho, ele morrerá pela sua iniquidade, mas tu terás livrado a tua alma. Novamente, se um justo se desviar de sua justiça e cometer injustiça, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Porque tu não o advertiste, ele morrerá pelo seu pecado, e as suas boas obras que ele fez não serão lembradas, mas o seu sangue eu requererei de ti. Mas se você avisar o justo para não pecar, e ele não pecar, ele certamente viverá, porque ele recebeu um aviso, e você terá livrado a sua alma.” (Ez. 3: 19-21).

Que lei rigorosa! E embora soe na consciência de todos os pastores durante sua eleição e consagração, quando um pesado jugo é colocado sobre eles, isto é, a instrução do rebanho de Cristo que Ele lhes confiou, grande ou pequeno, não apenas para guiá-lo, mas também para preservá-lo. Como alguém poderia ser tão ousado, perverter tudo na lei de Cristo, quando isso envolve a destruição tanto dos pastores quanto do rebanho?

Se o poder salvador deste ensinamento dependesse de nossa opinião sobre ele e nosso consentimento, faria sentido alguém imaginar a reconstrução do cristianismo de acordo com as fraquezas humanas ou as reivindicações da época e adaptá-lo de acordo com os desejos pecaminosos de seu coração. Mas o poder salvador da lei cristã não depende de nós, mas da vontade de Deus, pelo fato de o próprio Deus ter estabelecido precisamente o caminho exato da salvação. Além disso, não há outro caminho, nem poderia existir. Portanto, quem ensina de qualquer outra maneira, está se desviando do verdadeiro caminho e está destruindo a si mesmo e a você. Que lógica há nisso?

Observe como o julgamento rigoroso foi mencionado quando algo semelhante aconteceu à nação de Israel durante os difíceis anos de seu cativeiro. Alguns profetas, por pena dos que sofriam e dos doentes, falaram ao povo, não como o Senhor havia ordenado, mas como o coração deles ditava. Concernente a eles, o Senhor deu os seguintes mandamentos a Ezequiel: “E tu, ó filho do homem, dirige o rosto contra as filhas do teu povo, que profetizam de suas próprias mentes. Profetize contra elas e diga: 'Assim diz o Senhor Deus: Ai das mulheres que costuram faixas mágicas sobre todos os punhos, e fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura, na caça das almas' ”(Ez 13:17-18).

Isso significa: Ai daqueles que pedem qualquer tipo de tratamento especial e sugerem tamanha clemência, para que ninguém sinta o menor desprazer, seja daqueles que estão no topo ou dos que estão embaixo, não se importando se isso é para a salvação ou a destruição, se é agradável a Deus ou repulsivo. Ai deles, porque "assim diz o Senhor Deus ... vossos travesseiros e véus", ou seja, o vosso ensino lisonjeiro e reconfortante, "com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar..."(Ezequiel 13: 20-21) deste ensinamento seu e eu vou destruir vocês, corruptores.

Este é o benefício deste tratamento especial e clemência, como você quer ouvir dos pregadores! Quando você coloca tudo isso no fundo do seu coração, não é certo que você queira que façamos concessões na doutrina cristã, tendo o desejo errado de ser agradado por nós. Pelo contrário, você é obrigado a persistentemente exigir de nós que permaneçamos fiéis à doutrina, da forma mais rigorosa e firme possível.

Você já ouviu falar das indulgências do Papa de Roma? Eis o que elas são: tratamento especial e clemência, que ele dá desafiando a lei de Cristo. E qual é o resultado? De tudo isso, o ocidente é corrupto na fé e em seu modo de vida, e agora está se perdendo em sua descrença e na vida desenfreada com suas indulgências.

O Papa mudou muitas doutrinas, estragou todos os sacramentos, anulou os cânones sobre a regulação da Igreja e a correção da moral. Tudo começou indo contra a vontade do Senhor e tornou-se cada vez pior.

Então veio Lutero, um homem inteligente, mas teimoso. Ele disse: "O papa mudou tudo como queria, por que eu não deveria fazer o mesmo?" Ele começou a modificar e re-modificar tudo de novo à sua maneira, e assim estabeleceu a nova fé luterana, que se assemelha apenas um pouco ao que o Senhor havia ordenado e os Santos Apóstolos nos entregaram.

Depois de Lutero vieram os filósofos. E eles, por sua vez, disseram: “Lutero estabeleceu uma nova fé, supostamente baseada no Evangelho, embora na realidade baseada em seu próprio modo de pensar. Por que, então, nós também não compomos doutrinas baseadas em nossa própria maneira de pensar, ignorando completamente o Evangelho?” Eles então começaram a racionalizar e especular sobre Deus, o mundo e o homem, cada um a seu modo. E eles misturaram tantas doutrinas, que fica-se tonto apenas contando-as.

Agora os ocidentais têm os seguintes pontos de vista: Acredite no que você acha melhor, viva como quiser, satisfaça o que quer que cative sua alma. É por isso que eles não reconhecem nenhuma lei ou restrição e não seguem a palavra de Deus. A estrada deles é larga, todos os obstáculos são deslocados. O caminho deles é amplo, todos os obstáculos são eliminados. Mas a estrada larga leva à perdição, de acordo com o que o Senhor diz. Este é o lugar onde clemência no ensino os levou!

Senhor, salve-nos deste caminho largo! É melhor amar cada dificuldade que o Senhor designou para nossa salvação. Vamos amar as doutrinas cristãs e compelir nossa mente com elas, forçando-a a não pensar de outra maneira. Vamos amar a moral cristã e compelir a nossa vontade nela, forçando-a a levantar o jugo leve do Senhor com humildade e paciência. Vamos amar todos os rituais e serviços cristãos que nos guiam, nos corrigem e nos santificam. Vamos compelir nosso coração com eles, encorajando-os a transferir nossos desejos do terreno e perecível, ao celestial e imperecível.

Vamos nos limitar como se estivéssemos em uma jaula. Ou melhor, vamos nos arrastar, como se estivéssemos passando por uma passagem estreita. Estreito, para que ninguém possa desviar-se nem para a esquerda nem para a esquerda. No entanto, indubitavelmente, através deste caminho estreito, obteremos o Reino dos Céus em troca. Pois como você sabe, esse reino é o reino do Senhor. O Senhor estabeleceu este caminho estreito e disse: "Siga exatamente este caminho e você obterá o Reino dos Céus."

Alguém poderia duvidar se o viajante chegaria ao seu destino? E que mente teria alguém que começasse a desejar todos os tipos de anulação dos mandamentos, quando ao fazê-lo se perderia imediatamente do seu caminho e ficaria desnorteado?

Depois de entender completamente essa afirmação, não se preocupe se algo em nosso ensino parece ser rigoroso. A única coisa pela qual você deve se esforçar é certificar-se cuidadosamente se é do Senhor. E depois de ter certeza de que é do Senhor, aceite-o com todo o seu coração, não importa o quão rigoroso ou obrigatório ele seja. E não evite apenas querer um tratamento especial e clemência com a doutrina e a ética, mas fuja de tudo isso, como se fugisse do fogo da Gehenna. Aqueles que não podem escapar disso são aqueles que pensam nessas coisas e com isso atraem para segui-los aqueles que são espiritualmente fracos. Amém.

Fonte

Um comentário: