terça-feira, 10 de abril de 2018

Logos Incorpóreo e Encarnado (Metropolita Hierotheos de Nafpaktos)






O centro do Antigo e do Novo Testamento é Cristo, com a diferença de que, no Antigo Testamento, os Profetas viram o Logos não encarnado, enquanto no Novo Testamento, os apóstolos e os deificados veem o Logos encarnado. Todas as revelações de Deus na história são revelações do Filho, o Logos de Deus. No Antigo Testamento, o Logos de Deus é o Anjo do Grande Conselho, o Anjo da Glória, enquanto no Novo Testamento, o Logos de Deus se torna Cristo, pois a natureza divina, em virtude da união hipostática da natureza divina e humana na pessoa do Logos, ungiu a natureza humana. 
  
Em um hino escrito por São João de Damasco, lemos: "Embora anteriormente incorpóreo, depois Você se encarnou por nós". São João de Damasco até ensina que o nome "Cristo" é um nome da hipóstase e não da natureza. Ele escreve: "Dizemos que o nome 'Cristo' é o nome da hipóstase, não no sentido de um tipo, mas como significando a existência de duas naturezas. Pois Ele se ungiu; como Deus Ele ungiu Seu corpo com Sua própria divindade, e, como homem, ele foi ungido. Pois Ele mesmo é um e o outro. Assim, a divindade ungiu sua humanidade". Ele prossegue dizendo: "Para Cristo, cujo nome implica as duas naturezas, fala-se de uma vez Deus e homem, criado e incriado, sujeito ao sofrimento e incapaz de sofrer". 
  
Cada passagem usada por Cristo do Antigo Testamento em Seus ensinamentos, bem como as passagens interpretadas pelos Santos Apóstolos e referenciadas as revelações de Deus, são passagens relacionadas à revelação / aparência do Logos incorpóreoYahweh do Velho Testamento é Aquele que é e que virá, o Filho e Logos de Deus, o Cristo. 
  
O Antigo Testamento fala da natureza divina do Logos, enquanto o Novo Testamento, após a encarnação do Logos de Deus, fala de Suas naturezas divina e humana, que estão unidas hipostaticamente à pessoa do Logos e capacitam esta união hipostática e a troca de propriedades das duas naturezas. O Novo Testamento nomeia como "Cristo" o Senhor da Glória e o Anjo do Grande Conselho, do Antigo Testamento. Portanto, o nome "Cristo" também é mencionado no Antigo Testamento e atribuído ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. 
  
São João de Damasco diz que quando Cristo é chamado "Filho de Deus", Ele aceita as propriedades da natureza humana, que é unida com Sua natureza divina hipostaticamente, e quando Ele é chamado "Filho do Homem", Ele declara aceitar as propriedades e glória da natureza divina. E isso é por causa da troca de propriedades de cada natureza, pois há a identidade da hipóstase e a participação das duas naturezas. Por esta razão, podemos dizer de Cristo: "Este é o nosso Deus visto na terra" e "Este homem é incriado, sem paixão e indescritível". 
  
O ensino dos Padres da Igreja é claro que as revelações de Deus no Antigo Testamento são revelações do Logos incorpóreoO aparecimento do Profeta Moisés e do Profeta Elias no Monte Tabor, durante a Transfiguração de Cristo, mostra essa realidade, que esses grandes profetas, durante o curso de suas vidas, viram o Logos incorpóreo, que agora O reconhecem na carne. Isto também aconteceu com Abraão, que de acordo com Cristo se regozijou: "Nosso pai Abraão regozijou-se de ver este dia, e ele viu e ficou feliz" (João 8:56). Isto também é mostrado pelo fato de que o Cristo ressuscitado interpretou aos discípulos caminhando para Emaús tudo o que se referia a Ele nas Escrituras que haviam ocorrido. Especificamente, Lucas, o evangelista, escreve: "E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras." (Lucas 24:27)
  
Há alguns que separam a visão e a revelação do profeta Daniel de outras revelações de Deus no Antigo Testamento, e falam da revelação de Deus a Daniel como o Ancião dos Dias como uma revelação de Deus Pai. 
  
Especificamente, no livro do Profeta Daniel esta visão divina é descrita da seguinte maneira: 
  
"Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um Ancião de Dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros. Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito, e entregue para ser queimado pelo fogo; E, quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes prolongada a vida até certo espaço de tempo. Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um, como o filho do homem; e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. "(Dan. 7: 9-13). 
  
Esta visão registra duas pessoas, uma o Ancião dos Dias sentado em um trono, e a outra o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu ao lugar onde o Ancião dos Dias estava sentado. Há uma rica análise teológica em torno da interpretação desta profecia, sobre quem é o Ancião dos Dias, seja o Pai ou o Filho. Há textos que apoiam que o Ancião de Dias é o Pai e o filho do homem é Cristo, e há outros textos que sustentam que são uma e a mesma pessoa, o Filho e Logos de Deus, que como o Ancião dos Dias se tornou homem, sem descartar sua divindade. E assim o Ancião dos Dias sentado em um trono é conectado e identificado com o futuro Juiz. 
  
A tradição patrística e hinológica aceita principalmente a segunda interpretação, que é uma e a mesma pessoa, que o Ancião dos Dias é o Logos Incorpóreo, pois ninguém viu o Pai de acordo com as claras palavras de Cristo, e que o filho do homem é descrito como o Ancião dos Dias encarnado. Além disso, todas as Teofanias do Antigo Testamento são revelações do Logos e, é claro, se o Ancião dos Dias é o Pai e não o Filho, então não podemos explicar por que o Filho e não o Pai foi encarnado. 
  
Portanto, a análise interpretativa autêntica da visão do Profeta Daniel é que não são duas pessoas, mas uma e a mesma pessoa, já que o Ancião dos Dias é o Filho e Logos de Deus, que está unido e é coeterno com o Pai e o Espírito Santo; o Filho que no devido tempo se tornou homem e, claro, na Sua Segunda Vinda, julgará a humanidade. 


  Ícone do Ancião de Dias - Mosteiro de Santa Catarina - Sinai



fonte: Ekklesiastiki Paremvasi -
       johnsanidopoulos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário