sábado, 2 de outubro de 2021

Ancião Ieronymos de Egina sobre os pré-requisitos de uma pregação efetiva

Ancião Ieronymos de Egina


Então o Ancião [Ieronymos] se voltou para seu outro visitante:

"Como você está? Como está indo a vida espiritual"?

"Graças a Deus, Ancião, estou tentando. Fui nomeado recentemente para pregar e não sei o que fazer. O que você me aconselha?" 

"Deixe-me dizer-lhe. Se sua vida é tal que está de acordo com o que você ensina e você é um exemplo, então assuma o compromisso. Os santos experimentaram o que eles escreveram e ensinaram. E aqueles que escrevem ou falam pelos Santos Padres, devem ter uma vida semelhante. A pregação é boa. A lebre não tem tanto medo do trovão do céu quanto o diabo tem medo da pregação dos apóstolos. No entanto, você só deve ensinar o que você mesmo faz. 

Se você não provar açúcar, você pode dizer como ele é doce? Certamente que não. Certifique-se de estudar muito. E qualquer que seja o livro espiritual que você leia, pense: 'Estou fazendo isto?' Se você não o fizer, o conhecimento não lhe servirá de nada. A teologia não é estudada, ela é experimentada. Você é um teólogo? Então você conhece os textos. Você não tem o temor de Deus? Você apenas aprendeu uma arte. Há teólogos que têm palavras, mas não têm Deus. Não deixe de ler diariamente, mesmo que seja uma página, os comentários de Abba Isaque, o Sírio. Depois do Evangelho, ele será seu guia. E quando tiver terminado o livro inteiro, comece tudo de novo". 

"Que outro livro espiritual eu deveria ler, Ancião?" 

"Abba Isaque". 

"Certo, você me falou sobre Abba Isaque. Você tem outro livro para me recomendar?" 

"Abba Isaque. Eu nunca estive saciado com o bem-aventurado. Se eu pudesse aplicar mesmo 10% do que ele escreve, eu ficaria satisfeito. Outro dia um pregador veio de Atenas e quando ele viu o livro que eu tenho [o Ancião tinha as obras de Abba Isaque em uma tradução grega moderna, feitas pelo monge Kallinikos Pantokratorinos] ele me disse: 'Isto não é bom, é uma tradução, não nos oferece como o original'. E eu respondi: 'Deixe-me entender bem e deixe-me aplicar o que é oferecido por este e me será suficiente'". 



Traduzido do site https://www.johnsanidopoulos.com/2021/09/elder-ieronymos-of-aegina-on-empirical.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário