domingo, 15 de novembro de 2020

Sobre a Veneração dos Santos e Anjos (Ancião Cleopa)


Inquiridor: Por que razão nós Ortodoxos veneramos os anjos e os santos e os colocamos como intermediários diante de Deus para nossa salvação? Certas pessoas dizem que existe apenas um intercessor entre Deus e o homem, Jesus Cristo. O Apóstolo ensina o seguinte a respeito deste assunto: "Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem." (1 Timóteo 2:5) Consequentemente, nem os anjos, nem os santos, nem ninguém, exceto Cristo, é capaz de interceder junto a Deus em favor de nossa salvação.

Ancião Cleopa: É verdade que ninguém, exceto Cristo, é capaz de interceder diante do Pai, pois somente Ele apresenta a Si mesmo como um sacrifício para a salvação do mundo. Portanto, ninguém, exceto Cristo, é capaz de salvar o homem do pecado. No entanto, ao honrarmos os santos, não os colocamos no lugar de Cristo ou mesmo adjacente a Ele. Quando os santos oram por nós, é precisamente a nossa salvação que eles buscam vinda de Cristo. Eles intercedem junto dEle por nossa salvação; dEle, eles rogam por nossa salvação. É isto que queremos dizer quando dizemos que eles intercedem por nós. Por suas orações, os santos peticionam por nossa salvação - não, porém, como se eles próprios tivessem o poder de salvar, pois o único que salva é Cristo. Assim, nós não veneramos os santos e os anjos como fazemos com Deus. (O que prestamos aos santos e anjos é apenas uma veneração [προσκύνησις] de honra e reverência, ao passo que a Deus adoramos [λατρεία] com perfeita adoração [1]) Estimamos os santos de Deus porque eles são amigos e amados de Deus, como está escrito: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (João 15:14) Enquanto que em relação a Abraão também lemos: "Abraão creu em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." (Tiago 2:23) O Apóstolo Paulo escreve para os Efésios: "Conseqüentemente, já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus." (Efésios 2:19) Assim, como amigos e amados de Deus, nós honramos os santos. Sabemos também que os santos têm a aclamação de Deus nos céus. (Lucas 20:36) De fato, eles julgarão o mundo. [1 Cor. 4:2, Mateus 19:23, Hebreus 12:22-23] Enquanto os santos ainda eram encontrados sobre a terra, eles tinham dons proféticos [1 Reis 14:1-17] (por exemplo, a profecia de Eliseu a Geazi [2 Reis 5: 25-27]). Da mesma forma, enquanto ainda estavam nesta vida, eles oravam a Deus pelo benefício dos homens, como Abraão, que orou a Deus por seu povo.

Inquiridor: Como é que os santos e os anjos são capazes de mediar junto a Deus em favor da salvação dos homens, já que devemos esperar nossa salvação de Cristo, que é o Salvador e mediador de nossa salvação? Assim está escrito: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:12) Não há necessidade, portanto, de recorrer aos santos se quisermos herdar a salvação.

Ancião Cleopa: Pelo contrário, este trabalho dos santos é de grande importância. Eles têm a capacidade de orar diante de Deus em favor do homem e de sua salvação. Isto é esclarecido pela passagem do Livro do Apocalipse, que afirma: "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos." (Apocalipse 5:8) 

Os santos oram pelos homens não só nos céus depois de seu repouso, mas também enquanto estão neste mundo, como indicamos anteriormente. Assim, Abraão orou por Abimeleque, Moisés por seu povo, e também o apóstolo Paulo por seus discípulos. Assim ele escreveu: "Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações; lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé... diante de nosso Deus e Pai." (Tessalonicenses 1:2-3) E em outro lugar: "Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação." (2 Tessalonicenses 1:11) E também: "Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: para que Deus... vos dê um espírito de sabedoria..." (Efésios 1:16-17) Ainda em outro lugar: "E até oramos por vossa perfeição." (2 Coríntios 13:9) E a Timóteo ele escreve: "Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia." (2 Timóteo 1:3). Além disso, no Antigo Testamento, está escrito: "E o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó." (Jó 42:8) 

Observe que a partir de tudo isso, fica claro que os santos têm o poder de interceder junto a Deus para nossa salvação, revelando o fato de que, tanto nesta vida como também depois de sua morte, eles oram no céu pelos que estão na terra, intercedendo para o benefício de nossas almas, de acordo com o que está escrito nas Sagradas Escrituras: "Este é um homem que ama os seus irmãos e ora muito a favor do povo e da cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus." (II Macabeus 15: 12-14) Daniel em oração rogou a Deus (Daniel 10: 11-21).

Da mesma forma, Deus envia Seus anjos para ajudar aqueles que oram a Ele. (Gênesis 24:7) Deus enviou Seu anjo a Daniel para livrá-lo da boca dos leões. (Daniel 6:22) E o grande Apóstolo Paulo diz que os anjos estão a serviço de Deus, são aqueles que Ele enviará a fim de ajudar aqueles que herdarão Sua salvação. (Hebreus 1:14) Todo aquele que recebe os anjos recebe a Cristo. (Mateus 10:40-41) Assim, a partir de todos os testemunhos escritos acima, sabe-se que os anjos e os santos são capazes de interceder junto a Deus por nós através de suas orações, pois são amigos, amados e queridos a Deus.

Inquiridor: Tenho ouvido alguns dizerem que os Ortodoxos, pela veneração e reverência que prestam aos santos e aos anjos, eclipsam a glória e a honra que pertence somente a Deus. O apóstolo Paulo repreende e castiga severamente os Colossenses que fizeram isso, abandonando a adoração a Deus e venerando os anjos. Eis o que ele escreveu: "Ninguém vos roube a seu bel-prazer a palma da corrida, sob pretexto de humildade e culto dos anjos... ao invés de manter-se unidos à Cabeça (Cristo), da qual todo o corpo, pela união das junturas e articulações, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus." (Colossenses 2:18-19) 

Ancião Cleopa: Nenhum eclipse ou depreciação da glória de Deus resulta da reverência e veneração de Seus anjos. Isto é assim, antes de tudo, porque a veneração (adoração) que oferecemos a Deus é uma coisa e a veneração (honra)  que prestamos aos anjos e santos de Deus é outra. O mesmo Espírito Santo nos exorta a glorificar a Deus com Seus santos, dizendo: "Louvado seja Deus em Seus santos".  (Salmos 150:1) [2] Assim, também glorificamos a Deus quando buscamos em oração a ajuda e a mediação dos anjos e dos santos, pois os santos, em sua sucessão, levam nossas súplicas e pedidos juntamente com suas próprias orações a Deus. (Atos 9:32-42, Atos 20:36, Atos 28:3-9, Apocalipse 5:8) O próprio Deus glorificou (Romanos 2:10) Seus santos e os vestiu com sua glória: "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um."(João 17:22) Em outro lugar Ele diz: "Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo." (Mateus 10:40-41) Esses testemunhos provam até onde vai as blasfêmias e erros daqueles que, abandonando a veneração dos Santos e Anjos - que são servos amados de Deus - não percebem que, abandonam o próprio Deus, o Criador de Todos. Infeliz é a blasfêmia e loucura deles.

Inquiridor: Por que os santos, então, se são realmente capazes, não suplicam a Deus por nossa salvação? Por exemplo, Abraão não teve nenhum desejo de suplicar a Deus em favor do homem rico e impiedoso. Foi talvez porque ele não pediu insistentemente?

Ancião Cleopa: Abraão não intercedeu pelo homem rico porque durante o tempo de sua vida o homem rico nunca procurou a ajuda dos santos, nem mesmo elevou sua mente para Deus. Nos Atos dos Apóstolos, vemos que o Apóstolo Pedro se opôs à adoração que Cornélio lhe prestou, visto que ele é apenas um homem. (Atos 10:25-26) O centurião romano havia se familiarizado com a noção de Deus desde que se afastou dos ídolos. Consequentemente, era bastante natural para ele acreditar que Pedro, como um homem enviado por Deus, fosse como Deus ou certamente como um homem superior aos outros ou como um semideus que não merecia reverência, mas adoração como aos deuses. Por esta razão, Pedro rejeitou a adoração que Cornélio procurou oferecer a ele.

Em uma passagem dos Atos dos Apóstolos (Atos 14:3-15), os Apóstolos Paulo e Barnabé repreenderam aqueles que lhes ofereciam adoração pela mesma razão dada acima, visto que os consideravam deuses e estavam se preparando para adorá-los. A partir destas passagens, vemos que os habitantes da cidade de Listra, maravilhados com a cura milagrosa que Paulo realizou do homem coxo desde seu nascimento, clamaram a uma só voz: "Deuses em figura de homens baixaram a nós! Chamavam a Barnabé Zeus e a Paulo Hermes, porque era este quem dirigia a palavra." (Atos 14:8-12) Assim, é fácil entender a rejeição dos Apóstolos a serem adorados como deuses, pois eles pregavam contra os falsos deuses e conduziam todos à adoração do único Deus. "Apesar dessas palavras, eles tiveram dificuldade para impedir que a multidão lhes oferecesse sacrifícios." (Atos 14:18) Em outra passagem (Apocalipse 19:10), o anjo que explica o sonho apocalíptico rejeita a adoração que o Apóstolo e Evangelista João lhe oferece, fundamentando assim: "Eu sou teu companheiro servo..." Isto é, "sou como tu, servo de Deus, como tu és. Estamos em uma relação de igualdade e não devo receber a adoração de você sobretudo, pois você também está aqui, não no corpo, mas no espírito (Apocalipse 1:10) - isto é, num estado angélico; nisso, você é como eu com o "espírito de profecia" que procura dar testemunho de Cristo".

Motivos adicionais para recusa são encontrados representados pelas palavras do anjo: "Adora a Deus". Deus estava no meio deles e o anjo revelador O teria ofendido se tivesse recebido a adoração de João para si mesmo. Mesmo entre os homens, é ofensivo prestar muito respeito a um alto funcionário de um líder de um país, quando esse líder está presente. De fato, quando ele está presente, a cortesia e a honra em todas as coisas é atribuída a ele, que é superior aos outros. No entanto, isto não significa que aqueles ao seu redor não sejam também dignos de honra.

Além disso, em uma passagem posterior (Apocalipse 22:8-9), o anjo expressa - desta vez mais claramente - sua igualdade com o apóstolo João e a negligência e impiedade que ele teria demonstrado se tivesse recebido a adoração.

Assim, a invocação das passagens acima por alguns para justificar seus falsos ensinamentos, a saber, a renúncia de prestar veneração aos santos e anjos, mostra-se como sendo uma interpretação inteiramente deles e de sua própria autoria. Os apóstolos Pedro, Paulo e Barnabé proibiram o povo de adorá-los como deuses porque, como homens santos, só era apropriado que eles recebessem uma veneração de honra e reverência de outros homens. Da mesma forma, o anjo revelador recusou a veneração de João em virtude da igualdade que ele partilhava com ele, já que João também era um servo de Deus. Não é difícil demonstrar em muitas passagens das Escrituras a honra e a reverência manifestadas pelos homens aos santos e anjos de Deus, assim como a aceitação destes últimos de tal veneração.

Similar ao primeiro exemplo, relatamos o seguinte: O rei Acazias enviou um terceiro capitão de cinquenta com seus cinquenta homens para ajoelhar-se diante de Elias e implorar-lhe. Quando chegaram a ele, o capitão falou com ele e lhe disse: "Peço-te, ó homem de Deus, que a minha vida tenha algum valor aos teus olhos e a destes cinqüenta homens teus servos." (2 Reis 1:13) E um pouco mais tarde: "...os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó... vieram-lhe ao encontro, e se prostraram (επροσκύνησαν)  diante dele em terra." (2 Reis 2:15) Mais uma vez, em outro lugar: "Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e prestou honra (επροσκύνησε) a Daniel." (Daniel 2:46) Também testemunhamos que Balaão, inclinando seu rosto, venerou (επροσκύνησε) o anjo do Senhor: "Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face." (Números 22:31) O anjo do Senhor aceitou a veneração de Ló. (Gênesis 19:1) O anjo do Senhor recebeu a veneração de Manoá e sua esposa, que caíram em terra sobre seus rostos (επροσκύνησαν), enquanto o anjo do Senhor ascendia na chama do altar. (Juízes 13:18-21) O anjo do Senhor recebeu a veneração de Davi e dos sacerdotes do povo. (1 Crônicas 16-18) E também o anjo do Senhor aceitou a veneração do profeta Daniel. (Daniel 10:9-15)

Eis que, em tudo o que lhe respondi, em tudo o que você teve dificuldade de crer, os santos e os anjos de Deus não recebem adoração (λατρεία) dos homens. Leia com cuidado as passagens relevantes das Sagradas Escrituras e você entenderá claramente que tanto os santos de Deus como Seus anjos recebem honra dos homens sem que esta honra desperte qualquer ira em Deus. Pois como é possível que Deus fique irado ao ver Seus preciosos e amados amigos sendo magnificados em Seu Nome, quando Ele mesmo os glorificou (Romanos 2:10), os dotou com poder de maravilhas e lhes concedeu dons espirituais excepcionais?

Inquiridor: Quais são esses dons espirituais e poderes excepcionais com os quais Deus honrou Seus santos? 

Ancião Cleopa: Desde o início, Ele lhes deu o poder de realizar milagres, como está escrito: "Maravilhoso é Deus em Seus santos, o Deus de Israel" (Salmo 67:36) e "Nos santos que estão em Sua terra, o Senhor tem sido maravilhoso; Ele tem feito neles todos os Seus desejos". (Salmo 15:3) Certamente, com a mão do profeta Moisés, Deus não feriu o Egito, [Êx. 10:12] transformou água em sangue, [Êx. 7:20-21] trouxe rãs, [Êx. 8:6] mosquitos, [Êx. 8:12] pestilência para os animais, [Êx. 9:3] úlceras, saraiva e fogo, [Ex. 9:9,18,23] gafanhotos, [Êx. 10:4-6] escuridão, [Êx. 10:21] morte para os primogênitos, [Êx. 12:29-30] passagem dos israelitas através do Mar Vermelho, [Êx. 14:16] destruiu o Faraó e seu exército, [Êx. 14:27] e levou a derrota de Amaleque, [Êx. 17] adoçou as águas de Mara, [Êx. 15] e jorrou água da rocha em Horebe, [Êx. 17:6] fez a terra engolir Corá e Datã, [Nm 16:28,31] enviou uma cura através da serpente de bronze, [Nm. 21] e fez a água brotar da rocha em Cades? [Nm. 20]

Em seguida, com Josué, o filho de Nun, Ele fez estes milagres: a contenção das águas do Jordão [Josué 3:11-17], o colapso dos muros de Jericó. [Josué 6:6-20] E com Gideão: a destruição dos habitantes de Midiã. Com Sansão: o despedaçamento do leão e a derrubada da casa do deus Dagom. [Juízes 14,16:28-31] E com Samuel: os relâmpagos e os trovões com a ceifa na hora da colheita [1 Samuel 12:16-18]. Com o profeta Elias: a grande seca, [1 Reis 17:1] a farinha e o óleo da viúva, [1 Reis 17:4] a ressurreição do filho da viúva em Sarepta, [1 Reis 17:17-23] fogo do céu sobre o sacrifício, [1 Reis 18:36-38] a abertura do céu e a grande chuva. [1 Reis 18:41-46]

Além disso, vemos a punição de Acazias com a morte [2 Reis 1:16], a separação das águas do Jordão com o manto de Elias. Então, com Eliseu temos: a separação das águas do Jordão, [2 Reis 2:14] a purificação das águas de Jericó, [2 Reis 2:19-22] os filhos de Betel despedaçados por duas ursas, [2 Reis 2: 23] a ressurreição do filho da Sunamita, [2 Reis 4:32-35] a cura de Naamã, [2 Reis 5:10-14] Geazi atingido pela lepra, [2 Reis 5:20-27] a ressurreição de um homem através dos ossos de Eliseu. [2 Reis 13:21] e com Isaías: a cura de Ezequias. [2 Reis 20:1-7] Os Doze Santos Apóstolos dão testemunho de que eles realizaram várias curas. [Mateus 10:1; Marcos 3:14-15; Marcos 6:7-13; Lucas 9:1-6]. Assim também os Setenta Apóstolos realizaram diversos milagres. [Lucas 10:9,17] Ainda mais, inumeráveis milagres são mencionados como realizados pelos Apóstolos [Marcos 16:20; Atos 2:43; Atos 5:12-16] - como a cura do homem coxo desde nascimento, [Atos 3:2-8] a morte de Ananias e Safira, [Atos 5:1-10] a cura dos doentes, [Atos 5:16] a cura do acamado Enéas, [Atos 9: 34] a ressurreição de Tabita, [Atos 9:36-41] a recuperação da visão de Saulo Paulo, [Atos 9:17-18] a cegueira de Elimas o Mago, [Atos 13:11] a ressurreição do jovem Êutico, [Atos 20:9-12] a cura do pai de Públio, [Atos 28:8] e muitos outros inúmeros milagres, sinais e maravilhas dos quais não há espaço aqui para recontá-los todos.

Observa, meu irmão, com que poder e dons cheios de graça Deus dotou Seus santos, tanto no Antigo como no Novo Testamento! Portanto, agora, no fundo de sua mente, a respeito dos milagres dos santos de Deus, reveja o que foi dito pelo Espírito Santo: "Maravilhoso é Deus em Seus santos, o Deus de Israel". [Salmo 67: 35]

Se também honrarmos os anjos de Deus da mesma maneira em relação a Seus santos, devemos confessar que Deus tem mostrado ao mundo muitos milagres extraordinários através de Seus santos anjos. Temos muitos exemplos: o anjo do Senhor que conduziu os israelitas para fora do Egito, [Êx. 14:19, 23:20, 32:34, 33:2; Nm. 20:16] a destruição de Sodoma e Gomorra, que foi efetuada por anjos, [Gn. 19:13] a peste em Jerusalém, [1 Cr. 21:14-16] a destruição do exército dos assírios, [2 Reis 19: 35] Herodes atingido pela morte, [Atos 12: 23] o anúncio do anjo do nascimento de Jesus Cristo [Mt. 1,20-21] e João Batista, [Lc. 1: 31] da Ressurreição de Cristo, [Mt. 28: 5-7] e da Ascensão e Segunda Vinda de Cristo. [Atos 1:10] Além disso, os anjos ministraram ao próprio Jesus Cristo, [Mt 4: 11, Mc 1: 13] eles anunciaram aos pastores Seu nascimento, [Lc 2: 9] e separarão os justos dos injustos no Dia do Juízo. De fato, inúmeros sinais e maravilhas milagrosas aconteceram através dos santos anjos de Deus, estão sendo realizados, e ainda serão mostrados até o fim dos tempos.

Estas obras do amor de Deus são realizadas por Ele através do serviço de Seus santos anjos. (2 Pe. 2:11) Portanto, temos o dever de honrar os santos anjos, pois, com amor e obediência, eles servem à obra de nossa salvação. (Jd 1:9; Sl 67:17, 90:11, 102:21 etc.)

Traduzido a partir da versão em inglês. Capítulo 4 do livro The Truth of Our Faith

Nenhum comentário:

Postar um comentário