sábado, 16 de maio de 2020

Um sermão sobre a Leitura de Obras Espirituais (Arcebispo Platon de Kostroma)

Este é o mandamento dado pelo santo Apóstolo [Paulo] ao seu amado discípulo, bispo Timóteo. A leitura de escritos sagrados proveitosos para a alma é um dos principais meios de êxito na vida espiritual. Seguindo o Apóstolo, os Santos Padres também nos mandam ler continuamente os escritos sagrados, pois este é um meio importante para a perfeição espiritual. Tal leitura é absolutamente necessária, especialmente na época atual, quando a educação e os hábitos mundanos ameaçam sufocar o gosto por tudo o que é espiritual, e os falsos ensinamentos e idéias estão se espalhando rapidamente.

Irmãos, sem dúvida vocês lêem muitos livros, mas com que frequência lêem livros sobre assuntos espirituais? Essa leitura é uma ocupação respeitada, benéfica e gratificante.

Primeiro, a leitura de livros espirituais é louvável. Pois que leitura pode se comparar com ela? Qual é a honra em ler história, as obras de filosofia e de escritores famosos do passado pagão? Se a verdadeira honra e glória consiste em nos sentirmos próximos a Deus e Seus santos, então é através da leitura espiritual que alcançamos esta honra e glória, pois através dela Deus fala conosco; através dela os grandes santos conversam conosco, e através dela entramos em comunhão com todo o Reino Celestial. Que honra para um ser humano mortal e mera criatura!

Deus fala conosco quando lemos a Sagrada Escritura, pois o que ela contém, se não a própria Palavra de Deus? Nela está a Sua verdade, os Seus ensinamentos, os Seus mandamentos. Mas será que ouvimos quando Ele fala, ou quando lemos? Independentemente de quando essas palavras foram escritas, o mesmo Deus fala conosco. "Se lermos as Sagradas Escrituras com fé", diz São Basílio o Grande, "sentiremos que vemos e ouvimos o próprio Cristo. Do que precisamos, de uma voz real ou Daquele que nos fala através das Escrituras? É tudo o mesmo. Na Sagrada Escritura, Deus fala conosco tão verdadeiramente como quando falamos com Ele através da oração". Por esta razão, a oração e a leitura de livros sagrados devem ser a nossa ocupação contínua. Ore ou leia continuamente se quiser estar com Deus em todos os momentos.

Por que não queremos usar para leitura e oração o tempo que despendemos fora da igreja? Por que não queremos nos encontrar com Cristo, falar com Cristo, ouvir Cristo? Nós falamos com Ele quando oramos; nós O ouvimos quando lemos a palavra divina. Por que negligenciamos a Palavra de Deus e lemos livros que só alimentam nossa curiosidade e às vezes são perniciosos e prejudiciais? Pois um dos males da época atual é a leitura não seletiva.

Os santos falam conosco quando lemos os seus escritos. Através de seus escritos, eles nos guiam e falam conosco e nós, por assim dizer, ressuscitamos através de seus escritos após a morte deles a fim de falarmos com eles. Assim, não temos motivos para invejar os contemporâneos de Crisóstomo, Basílio o Grande, Gregório o Teólogo, Atanásio o Grande, Ambrósio e outros. Das santas fileiras dos Padres podemos escolher com quem é melhor para conversarmos. Não há maneira melhor, mais alegre e mais benéfica de passarmos o tempo que temos do que lendo os escritos dos Santos Padres.

Por fim, ao ler livros que são proveitosos para a alma, entramos em comunhão com todos os habitantes do Paraíso. "Quando leio livros sobre Deus", diz o hieromártir Timóteo, "então os anjos de Deus rodeiam-me". Os escritos sagrados falam da glória dos santos, de sua bem-aventurança, de suas virtudes e de seus esforços ascéticos, através dos quais eles foram reconhecidos como herdeiros do Reino de Deus. Nós mesmos, por assim dizer, nos tornamos cidadãos de um mundo diferente e habitantes do Céu. Ouvimos apenas o que diz respeito ao Paraíso, para que possamos dizer: "A nossa cidade está nos céus" (Fil. 3:20), "Vós não sois mais estranhos ou estrangeiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus". Não é uma grande honra entrar em comunhão e conversar com os embaixadores do Rei Celestial? O que pode nos dar mais honra do que conversar, através da leitura de livros espirituais, com os santos anjos, com as almas dos bem-aventurados, e com o próprio Deus?

Em segundo lugar, o exercício da leitura de livros proveitosos para a alma não é apenas um estudo louvável, mas também um benéfico. Que tipo de benefício pode trazer a leitura de outros livros? Eles trazem a mera satisfação da nossa curiosidade, a mera aquisição de conhecimento. Mas muitos livros, especialmente aqueles que contrariam os ensinamentos da Igreja Ortodoxa, só podem trazer males. O Senhor Jesus Cristo, nossa Luz e nosso Rei, diz que "por seus frutos os conhecereis" (Mt. 7:16). Quais são os frutos bons dos livros que contrariam a fé e a moral? Eles nos afastam da Lei do Senhor, ou mais ainda, de Deus, o próprio Legislador. Eles são a morada dos demônios e do seu príncipe, o diabo. Eles não levam aqueles que os lêem à luz, mas apenas à escuridão. Não despertam o temor de Deus, mas apenas mais êxito na pecaminosidade. Estes são os joio que o inimigo semeou no campo do proprietário da casa. Estas são as ervas daninhas que cresceram na terra, amaldiçoadas por Deus, o Mestre. Eles são mentira, escuridão e engano. Fuja deles, especialmente você que é jovem, para que o ensinamento deles não se enraíze em seu coração. Fuja dos livros que despertam as paixões, para que você não afaste de ti os Anjos de Deus e do Espírito Santo. Fuja dos livros nocivos, pois secam lágrimas de compunção, obscurecem o coração, e destruíram, destroem e destruirão muitas pessoas.

 "Mas, quando leio livros sagrados", diz São Gregório Teólogo sobre os livros de São Basílio o Grande, "então o espírito e o corpo são iluminados e eu me torno o templo de Deus e a harpa do Espírito Santo, tocada por poderes divinos e por meio deles sou corrigido e através deles recebo uma espécie de mudança divina e sou transformado numa pessoa diferente". O grande Hierarca Gregório diz isso sobre a leitura de escritos sagrados com base em sua própria experiência. Eles transfiguram completamente uma pessoa, transformando-a em um santo e deificando-o.

Você se lembra como foi alcançada a conversão de Bem-aventurado Agostinho? Durante muito tempo a graça de Deus já havia tocado seu coração. Ele não podia suportar o tormento da alma causado por sua vida pecaminosa e, ao mesmo tempo, não conseguia abandoná-la. Ele tanto a queria quanto não a queria. Mas assim que ouviu as palavras: "Tome, leia", e leu várias palavras, ele resolveu imediatamente abandonar sua vida pecaminosa. O que causou tal mudança? O conselho que se ouve com frequência, mas que raramente recebe a atenção que merece: "Toma e lê."

Portanto, dedique-se à leitura dos escritos espirituais. Isso o levará a essa maravilhosa mudança que ocorreu em tantos santos. Através dessas obras recebemos uma grande e santa iluminação. Através delas aprendemos sobre o caminho da salvação, aprendemos que tipo de tentações nos esperam nesse caminho, e sobre os meios pelos quais podemos ser libertados delas. Quem não lê livros espirituais se separa de Deus, pois cai em pecados cometidos anteriormente, por ignorância das Escrituras. Esta é a fonte da heresia e da negligência da verdadeira vida espiritual. Aqueles que não lêem os escritos sagrados caminham na escuridão profunda e são como os cegos que não têm ninguém que os guie, que se precipitam e caem em uma vala. Que nossos olhos sejam iluminados pela luz da palavra de Deus, pois a Sagrada Escritura ilumina mais brilhantemente do que o sol aqueles que lêem com amor e que guardam os mandamentos de Deus.

Em terceiro lugar, que deleite, alegria e conforto há de se obter através da leitura de obras que beneficiam a alma. Não há nada mais agradável do que esta ocupação. O salmista diz: "Quão doces são as Tuas palavras, ó Senhor" (Sl. 118:103), "São mais doces que o mel à minha boca." (Sl. 108). Este alimento agrada a todo paladar. Este é o verdadeiro maná, o alimento celestial, o pão angélico que foi preparado pelo Céu sem trabalho de nossa parte, e que tem nele todo tipo de doçura e todo tipo de fragrância, satisfazendo todas as necessidades do homem. O que pode ser mais agradável do que isso? Se você não sabe isso por experiência própria, então acredite na experiência dos inúmeros santos que encontraram na leitura da palavra de Deus toda a sua alegria e o maior conforto. Por quantas vezes e com quanta força consolou os santos Macabeus em meio às suas grandes tristezas. Não foi na leitura dos livros sagrados que eles encontraram sua alegria? O santo apóstolo Paulo aconselha os romanos a buscar consolo nas Sagradas Escrituras (Rm. 15:4). Com o que São Paulo se consolou na prisão? Ele pede ao seu amado discípulo Timóteo que envie os livros que deixou para trás, a fim de usá-los durante seu confinamento na prisão (2 Tim. 4).


Será que nós, como os santos, encontramos nossa alegria na leitura de livros sobre a salvação da alma? Lamentavelmente encontramos nosso conforto, nossa glória e nossa comida em coisas vãs. Nós lemos livros que só alimentam a curiosidade e que muitas vezes são muito prejudiciais. O dia parece curto demais para adquirir conhecimento e passamos noites inteiras lendo livros,  quando nada pode nos distrair. O que dizer daqueles que passam dia e noite na leitura de livros nocivos e tentadores, que asfixiam a fé e que despertam e alimentam as paixões? "Abandone-os rapidamente, meu irmão", diz um grande asceta, "para que tu não cerques o teu próprio coração com o fogo diabólico, para que no lugar do grão não sejam semeados esses joio no teu campo e no lugar da vida tu recebas a morte, e... (por que desperdiço palavras?) para que no lugar de Cristo tu não aceites em ti o diabo. Não te atrases nisto, mas salva-te como o fez Ló em Sodoma" (São Barsanúfio, p. 607).

Não sejam indolentes, ó cristãos! Leia as obras espirituais para que sua alma não morra faminta de ouvir a palavra de Deus, com a qual Deus nos avisa através dos profetas. Lembrem-se que a nobre Rainha Candace, sentada em uma carruagem no caminho, leu as Sagradas Escrituras e por isso foi concedida a ser chamada ao Reino de Jesus Cristo. Leiamos continuamente as Sagradas Escrituras, os escritos dos Santos Padres da Igreja, e outras obras benéficas para a alma. Mas quando nos aproximamos da leitura desses livros, devemos primeiro orar com todo o nosso coração ao Senhor Deus para que Ele possa abrir os olhos do nosso coração e para que não apenas compreendamos o que está escrito, mas o façamos. Pois aquele que lê e não faz o que está escrito, despreza as Escrituras Divinas.

Retirado de Orthodox Life, Vol. 34, No. 3 (Maio-Junho de 1984), pp. 30-34.
http://orthodoxinfo.com/praxis/onreading.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário