quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Islã: Através do coração e mente de um convertido ao Cristianismo Ortodoxo [Parte II]


Parte 1 - Parte 2

Kevin: Bem-vindo ao Ancient Faith Today.

Neste programa, estamos apresentando a segunda parte da fascinante entrevista com "George", um recém-convertido do Islã para Cristianismo Ortodoxo. Ele se converteu aos 14 anos ao Islã e passou a estudar a história, a teologia e a jurisprudência islâmicas com o objetivo de se tornar um Imam. Nesta entrevista discutiremos a jornada pessoal de George do Islã à Igreja Ortodoxa. Bem-vindo de volta George. É muito bom tê-lo aqui no Ancient Faith Today.George: Obrigado Kevin, novamente, é uma grande bênção estar aqui.

Kevin: Então, continuando de onde paramos em nossa primeira parte, seria justo dizer que na sua experiência o Islã não é realmente uma tradição de fé experiencial, mas mais voltada em seguir regras de oração, disciplinas de jejum e a jurisprudência (ou Sharia) e apenas obediência em geral?

George: Sim, definitivamente concordo com isso.  Existem alguns ensinamentos que podem ser encontrados dentro do Islã, aquilo que é conhecido como Sufismo, que falam sobre a experiência de uma união com Deus, no entanto muitas dessas idéias ensinadas no sufismo, em comparação com os ensinamentos ortodoxos tradicionais  do Islã, são questionáveis ​​na melhor das hipóteses e outros ensinamentos são francamente heréticos e até mesmo blasfemos.



Já que no Islã não existe um conceito real de Deus habitando em sua criação através de seu Espírito Santo, experimentar Deus em um sentido real é impossível. Na verdade, quando o Alcorão fala de Deus estar perto de sua criação, isso sempre é entendido num sentido metafórico. Um bom exemplo disso seria no capítulo 50, versículo 16, onde diz: "... e estamos mais próximos dele do que sua veia jugular".



Esta idéia significa apenas que Deus está perto por seu conhecimento ou através de seu conhecimento e de forma alguma significa qualquer presença real, que Deus está perto de sua criação. Mesmo dizer algo como, Deus está em toda parte, tem sido tema muito controverso na teologia islâmica ao longo dos séculos. Tanto é assim que dizer tal coisa deve sempre ser qualificada por frases como "ele está em toda parte somente através de seu conhecimento, mas Deus está estabelecido em seu trono".


Kevin: Mas tendo dito tudo isso, havia aspectos positivos do Islã em sua vida já que você estava praticando o Islã?


George: Sim, eu acredito que o Islã me deu muito sentido necessário em minha vida, como tem dado e ainda dá para muitas pessoas. Dificilmente alguém pode argumentar que ter uma vida centrada em torno de um criador e realizar atos de oração, jejum, caridade, etc, são uma coisa ruim em si. Especialmente se comparamos tal vida com a alternativa que nosso mundo ao redor participa. Uma vida completamente desprovida de qualquer consciência de Deus ou qualquer sentido de uma moralidade superior.



O problema que vejo, porém, é que o Islã impede o crescimento espiritual da pessoa. Sem reconhecer, crer e confessar Deus como Ele realmente se manifestou, isto é, através da Santíssima Trindade, um muçulmano de fato restringe Deus e na verdade cria uma espécie de  ídolo e, por sua vez, essa restrição ou limitação de Deus, fazendo com que o muçulmano leve-a para sua vida e sua visão de si mesmo nos outros. 



Kevin: Eu quero continuar nisto, você mencionou que o Islã não é experiencial. Então, você diria olhando para trás em sua vida como muçulmano que não havia experiência de Deus para você no Islã?



George: Não havia tanta experiência de Deus para mim, apenas um reconhecimento Dele. Eu reconheci que Deus existia, que eu deveria crer e adorá-lo, mas como eu disse recentemente, o meu conceito de Deus como um muçulmano não me permitiu experimentá-Lo.



Eu vejo dessa forma: o Deus de Israel não foi plenamente realizado até a Encarnação da Palavra de Deus, isto é, Jesus Cristo, que foi o maior e mais profundo passo adiante e eu diria o maior divisor de águas na história da humanidade.


Então, cerca de seis séculos mais tarde, você tem Maomé, que voltou atrás o tempo, por assim dizer, e rejeitando a Encarnação e os atos salvíficos do Senhor Jesus Cristo, Maomé, na verdade, devolveu a humanidade para a lei e roubou daqueles que o seguiram a verdade sobre Deus, como revelada por meio de seu Filho unigênito e Seu Espírito Santo.

Kevin: Você disse algo interessante. Você disse que apesar de ter seguido as rubricas externas do Islã, você ainda se sentia como um "monstro" por dentro. Por favor explique.



George: Sim, eu disse. Uma coisa que deve ser entendida é que as práticas externas do Islã são tão enfatizadas que isso geralmente levará uma pessoa a negligenciar e até mesmo negligenciar a necessidade de um desenvolvimento verdadeiro e crescimento espiritual. Esta falta de crescimento espiritual, então, afeta como nós lidamos com aqueles que nos rodeiam. Isso é o que aconteceu comigo, e eu vi isso acontecer com inúmeros outros.



Eu tinha um profundo sentimento de satisfação em mim mesmo, através das minhas práticas dos rituais e leis do Islã, de forma que isso criou um profundo sentimento do que eu chamaria de "farisaísmo" e, depois de um tempo, isso teve tal efeito em mim que eu comecei a diminuir qualquer um que não fosse muçulmano, mesmo aqueles que me amaram e se importaram comigo durante toda minha vida. Isso, por sua vez, transformou-me em um monstro, eu acho.




Kevin: Talvez você possa expandir um pouco o que você disse, que o Islã cria um senso de farisaísmo, que é uma atitude julgadora e crítica nos verdadeiros crentes, em vez de amor.



George: Ok, certamente pode ocorrer e houve muitos casos que eu pessoalmente vi, começando comigo mesmo. O Alcorão afirma na surata 5, versículo 51: "Ó fiéis, não tomeis por aliados e amigos nem judeus nem os cristãos; eles são amigos entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por aliados, certamente será um deles"


Versos como este podem fazer com que as pessoas assumam uma atitude de "nós contra eles", atitude que, diria, se transforma em zelo fanático de permanecer no caminho certo - através do "caminho reto" que é o chamado no Islã - e isso se transforma em um sentimento geral de desconfiança, paranóia e desprezo pelos não-muçulmanos em geral e até mesmo por outros muçulmanos.


Kevin: Falando de paz, como você bem sabe, algumas pessoas falam do Islã como religião de paz e a jihad como tão somente uma luta espiritual, e que os grupos como Al-Queda e ISIS estão, na verdade, seqüestrando a religião - ouvimos muito isso. O que você ouviu sobre jihad e os ensinamentos do Alcorão neste sentido nos por-trás-das-cenas?



George: Primeiro, literalmente, a palavra jihad significa uma luta no sentido genérico do termo. Pode significar uma luta militar, bem como uma luta espiritual. No entanto, na maioria das vezes quando a jihad é mencionada no Islã está falando de uma luta militar ou como é chamado em árabe, "qital".


No entanto, não creio que os grupos que você mencionou estão simplesmente sequestrando o Islã. Há textos e textos apoiando suas ações que não podem ser somente explicadas, como algumas pessoas tentam fazer, alegando que esses textos em particular estão falando de eventos históricos específicos que não têm relevância na vida de um muçulmano hoje. Essa idéia, no entanto, traz um problema doutrinário para quem acredita na natureza divina e eterna absoluta do Alcorão.

Por trás das cenas, eu diria que muitos muçulmanos que encontrei pareciam quase indiferentes aos chamados seqüestradores do Islã. Muitos deles não condenarão as ações dos terroristas. Raramente vejo qualquer condenação pública dos terroristas pelos muçulmanos. Mesmo que a falta de empatia mostrada pelos muçulmanos seja levantada, eles ficarão muito defensivos e evocarão eventos como as cruzadas, como exemplo, para justificar de alguma forma as ações de um grupo terrorista.

Fazendo uma pequena observação. Penso que é muito estranho que ainda tenhamos cristãos pedindo desculpas pelas cruzadas, incluindo o falecido Papa João Paulo II. No entanto, quantas vezes vemos alguma condenação pública por parte dos muçulmanos dos atos horrendos feitos em nome do Islã? Até hoje, por exemplo, o governo turco nega o genocídio armênio e um país como a Arábia Saudita, o centro e local de nascimento do wahhabismo, tem sido citado por violações de humanos uma após outra e nada é feito sobre isso.

Kevin: George, você diria que as chamadas práticas terroristas radicais desses grupos de que estamos ouvindo tanto sobre são causados por extremistas isolados ou isso que você ouviu era a norma no ensino islâmico? Você pode falar um pouco sobre isso?

George: Dada a vasta quantidade de material disponível no Islã tolerando a violência contra os não-muçulmanos, e acrescentando a isso a realidade histórica que mostra que o Islã desde o início usou a força e o terror para espalhar a sua fé, não sei como alguém poderia chegar a uma ou outra conclusão de que isso não seja a norma e sim uma exceção.

Eu diria até mesmo que, para entender melhor o Islã e seus ensinamentos, não se deve olhar para tal enquanto uma religião, mas sim como um movimento político fortemente influenciado pela cultura pagã e beduína do tempo de Maomé com algumas pinceladas de algo judaico-cristão para dar-lhe algum tipo de legitimidade árabe.

Kevin: Bem como nós ja discutimos, o Islã vem juntamente com muitos mal-entendidos que vieram de versões heréticas do cristianismo.

Então, George seguindo em frente com sua experiência de conversão, que sei que nossos ouvintes estão muito interessados , você me disse que sua mãe morreu aos 50 anos, que sua memória ser eterna, quando você ainda era um homem novo. Então, como esse evento afetou seu relacionamento com o Islã?

George: Bem, isso me estremeceu como qualquer se pode imaginar. Forçou-me a me fazer algumas perguntas muito difíceis. O ensino islâmico é bastante curto e seco quando se trata do destino dos não-muçulmanos quando eles morrem. O próprio pensamento de que minha mãe - que amava a Deus e que era uma das pessoas mais amorosas, generosas e gentis que eu já conheci - iria ser condenada à danação eterna só porque não era muçulmana, me aterrorizava .

O que ocorreu nas semanas que se seguiram à morte da minha mãe foi bem desanimador para mim. Lembro-me do dia em que ela faleceu. Naquela noite, fui a uma mesquita para rezar, refletir, encontrar algum consolo. Lá eu encontrei alguns de meus irmãos na fé e disse-lhes o que aconteceu. Em vez de suas condolências, a primeira coisa que me perguntaram foi se minha mãe abraçou o Islã. Quando eu disse, "não, ela não", a resposta geral foi, "oh, lamento ouvir isso, bem, não foi a vontade de Allah, eu acho".

Eu senti aborrecido para dizer o mínimo, mas eu sabia que isso é o que o Islã ensina, assim, como poderia argumentar? Eu só posso tentar dizer a mim mesmo que deve haver algo errado comigo para questionar o Islã. Eu lutei contra tais pensamentos, mas eles ainda permaneceram não importa o quão forte tentei removê-los.

Kevin: Então você começou a se afastar do Islã e da religião em geral?

George: Sim, não foi como se tivesse acordado um dia e dissesse a mim mesmo esqueça tudo isso e desista de praticar o Islã completamente e o renuncie. Foi um processo muito gradual que levou anos.

Por tanto tempo, eu só vi a vida através da lente do Islã. Eu me dediquei inteiramente a seus ensinamentos e seu conceito de Deus. Cheguei mesmo a ir tão longe como para orar às vezes que preferia que minha vida fosse tirada do que morrer como um não-muçulmano.

Assim, passando disso para realmente desprezar o Islã, teve um efeito tão grande em minha mente e alma, que senti que estava as perdendo. Eu estava desistindo de tudo o que tinha me definido. Eu não era apenas um muçulmano praticante, mas tinha passado anos estudando para ser um Imam ou um clérigo islâmico. Eu ensinei o Islã, eu o preguei, convidei outros e agora, eu estava virando as costas para ele. Então, no final, eu fiquei com um gosto muito amargo na minha boca, não só pelo Islã, mas pelas religiões.

Kevin: E o que aconteceu? As coisas, como você mencionou, começaram a escurecer?


George: Sim, sim. Fiquei com um enorme vazio na minha vida. Passei tanto tempo procurando por Deus, pensei que o encontrei, só para chegar à conclusão de que eu estava errado. Senti-me mental e espiritualmente exausto. Na verdade eu sentia-me traído por Deus quando eu o via. Eu estava com o coração partido. Não senti nada além de escuridão por dentro. Eu ainda continuava com uma crença muito superficial em um poder superior, mas minha crença em um Deus real e pessoal foi seriamente danificada. E eu não tinha idéia de como consertar esse dano e ser bastante honesto, nem sabia se eu me importava naquela altura.

Kevin: Então é justo dizer que você estava tendo uma crise de fé muito séria.

George: Ah, sim, de fato.

Kevin: Por que você acha que aconteceu?

George: Bem, depois dos eventos da morte de minha mãe e suas conseqüências e minhas muitas lutas pessoais com o Islã e com a vida em geral, comecei a olhar para o mundo com os olhos crescidos. Onde São Paulo diz no Coríntios 1: "Quando eu era criança, eu falava como uma criança, entendia como uma criança, pensava como uma criança, mas quando eu me tornei um homem, deixei de lado coisas infantis".

Em outras palavras, eu tinha me libertado, crescido do Islã, seus rituais, suas leis, do próprio conceito de Deus islâmico. Eu senti que toda a estrutura e disciplina do mundo não tem sentido se não levar a um fim, e percebi que nem tinha a menor idéia do que era esse fim.

Kevin: Conte-nos sobre o que estava acontecendo dentro de você e como você foi atraído até Jesus Cristo.

George: Eu diria que estava preso em uma espécie de limbo. Espiritualmente, sentia-me morto por dentro. Minha vida pessoal estava cheia de ódio e raiva inexprimível. Eu não tinha orado e nem sabia quanto tempo fazia, mas se orasse, qual era o ponto? O que eu poderia dizer, como eu lidaria com isso e se havia alguém lá ouvindo.

Comecei a ler livros sobre filosofia, como fazia anos antes, quando estava no início da adolescência, tentando encontrar algum sentido e tentando encontrar minhas próprias respostas. Então eu tive um sonho uma noite, e gostaria de dizer que eu não me importava muito com sonhos e visões e nesse tipo de coisa. Eu sempre fui um daqueles, se posso me expressar assim, que não segue muito seus sentimentos ou seu coração, mas sua mente.

Mas uma noite eu tive um sonho no qual senti a presença de Cristo. Não o vi como tal, só senti que ele estava lá. Era como se ele quisesse que eu viesse até ele, mas eu continuava empurrando-o, negando-o, e então eu ouvi um chorar. Quando acordei, não tinha idéia de como entender aquilo. Eu nunca tinha sido uma pessoa que coloca grande valor em sonhos ou visões como eu disse, ou nem pensava que eu era suficientemente importante para ter qualquer experiência espiritual notável.

No começo, eu simplesmente ignorei-o como um sonho estranho, nada mais. Então, algum tempo depois, eu estava caminhando em algum lugar, quando do nada, comecei a recitar o Pai Nosso. A coisa realmente estranha é que eu nunca a memorizei, e muito menos havia recitado a oração antes. Então, um dia, enquanto eu estava em casa, senti esse grande peso me vencer, podia sentir fisicamente, na verdade sentia que me empurrava pra baixo. Comecei a chorar como se não tivesse chorado há anos. Eu caí de joelhos na beira da minha cama, enterrei meu rosto nas minhas mãos. Eu não sabia o que fazer ou dizer, algo simplesmente veio até mim e as únicas palavras que saíram foram: "Jesus Cristo, se você estiver aí, me ajude".

Depois desse evento, alguns meses depois, tive um sonho com São Paulo, o Apóstolo. Eu o vi em seu caminho para Damasco, como é narrado no livro de Atos e então eu vi São Paulo cair no chão. Olhei para o rosto dele, mas em vez de ver o rosto de São Paulo, eu na verdade vi o meu. Foi então que entendi que tudo isso não era apenas uma espécie de coincidência. Eu senti que tinha que fazer algo. Embora minha mente me dissesse que eu havia de afastar-me um pouco e entender racionalmente aquilo tudo, algo mais profundo estava me dizendo: diga sua mente para calar a boca e apenas ouça seu coração pela primeira vez na sua vida.

Kevin: Então, George, conte-nos sobre o que o levou a conhecer o Cristianismo Ortodoxo  e o que o levou à Ortodoxia depois de rejeitar o cristianismo enquanto criança e de ter estado numa religião anti-cristã por mais de 20 anos.

George: Depois de tudo o que tinha experimentado, eu ainda tinha o problema de não saber o que fazer em seguida. Não sabia para onde me dirigir, não estava interessado em uma das milhares de denominações cristãs e também não estava procurando apenas uma experiência emocional. Eu também precisava de algo tangível.

Eu lembro de estar em uma feira do estado onde moro com a minha então namorada que hoje é minha esposa, que devo dizer foi um exemplo incrível para mim como que o amor, paciência, bondade e compreensão cristã pode e deve ser. Paramos em uma tenda de cristã que estava entregando Bíblias. Eu fui lá, contei-lhes o meu passado, eles me deram uma bíblia - a primeira que eu já possuí na minha vida - e então eles me perguntaram se eu gostaria de recitar o que mais tarde descobri que era chamada de Oração do Pecador. As pessoas eram boas, mas simplesmente não parecia certo. Algo dentro de mim disse-me para continuar procurando. Eu continuava me perguntando se havia algum resquício da Igreja histórica que eu comecei a aprender com minha leitura do Novo Testamento.

Todas as denominações ao meu redor afirmavam ser "A" Igreja. Tendo sido muçulmano, conheci o valor da tradição religiosa e da continuidade histórica e simplesmente não vi em nenhuma dessas denominações.

A Igreja Católica Romana foi a única que parecia ter uma conexão real com os apóstolos e com a comunidade cristã original. No entanto, eu tive muitos problemas com a Igreja Católica com a qual eu nunca poderia concordar.

Um dia eu estava pesquisando na internet e comecei a colocar palavras-chave como antiga igreja, os primeiros cristãos. Eu procurei a lista de resultados e um que chamou minha atenção imediatamente foi o site de uma jurisdição específica. No site, havia uma a citação de Atos 11:26, onde diz: "e os discípulos foram primeiro chamados cristãos em Antioquia". Com isso vi uma conexão entre uma comunidade histórica de fiéis em Cristo e um lugar real. Fiquei intrigado e queria saber no que a Igreja acreditava, a conexão com os primeiros cristãos e seu modo de adoração. Comecei a ler mais sobre a Igreja Ortodoxa, seus ensinamentos, práticas e história. Então eu disse a mim mesmo, isso é o que o cristianismo deveria ser e eu disse muitas vezes desde então, que gostaria de ter sabido sobre essa Igreja há muito tempo.

Quanto mais eu aprendia, mais tudo parecia fazer sentido. Tenho que dizer que uma das principais características da fé ortodoxa que realmente me atraiu foi o conceito de "theosis", sendo o principal ponto focal da vida de um cristão. Em seguida, entrei em contato com o padre da minha igreja ortodoxa local, me encontrei com ele e depois de um ano eu me tornei um catecúmeno. Também devo dizer que o Ancient Faith Radio foi e tem sido uma dádiva de Deus que eu conheci quando um dia eu estava procurando por histórias de ex-muçulmanos que se tornaram cristãos e eu realmente encontrei uma entrevista que você tinha feito com um ex-xiita muçulmano que se converteu à Igreja Ortodoxa.

Kevin: certo, Anthony Devar. Então, foi uma experiência espiritual da pessoa de Cristo que atraiu você para Ele ou foi isso juntamente com sua busca intelectual?

George: era uma combinação de ambos, mas a experiência espiritual era definitivamente mais irresistível dos dois na minha conversão ao cristianismo, ao contrário de quando eu me converti ao Islã.

Ao longo da minha vida, sempre fui o tipo de pessoa que tende a pensar demais e e racionalizar as coisas, mesmo as questões espirituais, que pode prejudicar alguém em busca de Deus, eu acho. Isso provou ser um obstáculo real para mim. Acreditar em Deus não pode ser apenas uma espécie de exercício mental.

Um dia, há cerca de um ano, ocorreu algo ao olhar em um ícone da crucificação de Cristo. Eu estava sentado em casa, olhando para este ícone da Crucificação do Senhor. Encontrei-me fixado na postura de seus braços esticados. Então, algo me chamou atenção. Não vi essa postura como uma de dor e sofrimento. Quero dizer, não estou minimizando a dor horrível e a tristeza que cercam esse evento, mas naquele momento eu vi muito mais do que isso. Eu vi algo tão bonito, como se Cristo estivesse me dizendo: "Eu fiz isso por você, e o mundo inteiro, porque eu amo você e eu quero que você venha até mim e me siga". Esse sentimento tomou conta de mim. Algo como quando eu era criança e eu me machucava e então minha mãe ouvia meus gritos e viria correndo para mim, e eu a viria com os braços esticados e então ela me abraçaria, e então essa sensação de calma, o amor e a segurança acabariam de me vencer.

Kevin: Eu esqueci de lhe perguntar isso antes, mas o Islã também rejeita o Espírito Santo como Deus. Isso esta certo?

George: Sim, sim. Na verdade, o Espírito Santo é referido no Alcorão, mas quando menciona o Espírito Santo, ele está se referindo ao arcanjo Gabriel. Esta é a crença islâmica, do que é o Espírito Santo.

Kevin: Ok. Então, você se esforçou com as doutrinas cristãs, mas anti-islâmicas, da Santíssima Trindade, sendo Cristo o Filho de Deus não gerado e o Espírito Santo sendo Deus?

George: Sim, eu definitivamente me esforcei. Não posso exagerar a transformação que tive de sofrer, da minha mente, da alma, da essência de quem sou e do jeito que vejo tudo.

O islã tem no seu núcleo a rejeição de tudo o que a fé cristã tem como fundamental. O exemplo mais profundo disso é a rejeição do Islã à divindade do Senhor e à sua crucificação. Mesmo o nome de Jesus Cristo usado no Alcorão é diferente daquele utilizado por cristãos árabes durante séculos antes do Islã.

A questão sobre como os muçulmanos chamam Cristo e como os Cristãos o chamavam, pode parecer trivial para alguns, mas eu sinto que ela toca num ponto muito mais importante, que o Cristo encontrado no Islã e aquele que conhecemos como Senhor e Salvador do mundo não é o mesmo indivíduo.

Então, hoje, quando ouço um muçulmano dizer que eles acreditam em Jesus Cristo, eu teria que dizer: "não, você não." Existe apenas um Jesus Cristo, não um muçulmano e um cristão, e se uma pessoa não aceita e não acredita nEle, a ser quem Ele é verdadeiramente, então ele não acredita em Cristo e apenas formou um novo indivíduo como o Islã fez.

Enquanto me esforçava, descobri que quanto mais eu lia, estudava, participava da  Divina Liturgia e orava, mais ficava claro pra mim. Eu percebi que não precisava - nem jamais seria capaz - de entender tudo, e que essencialmente Deus é a Santíssima Trindade, um mistério, e eu tinha só que aceitar isso e acreditar e seguir a orientação da Igreja. Isso é o que é a fé.

Devo dizer que dois livros foram extremamente úteis, na minha experiência, um deles o livro de São Atanásio, "Sobre a Encarnação" e outro definitivamente a "Exposição Exata da Fé Ortodoxa" escrito por São João de Damasco. No geral, eu aprendi e, mais importante, experimentei o quão maravilhoso, glorioso e belo Deus, como a Santíssima Trindade, realmente é.

Kevin: Lindo. George, já que estamos chegando ao fim, nos fale sobre sua experiência no culto cristão ortodoxo e compare-o com sua experiência no culto muçulmano.

George: Bem, primeiro digo que nada poderia ter me preparado para primeira vez que assisti a Divina Liturgia. Todos os meus sentidos estavam envolvidos ao mesmo tempo. Era bastante irresistível. Eu me senti como uma criança. Não se assemelhava em nada com o que eu já havia experimentado no islã.

Realmente não há comparação. Não senti que estava apenas participando da adoração de Deus, mas senti que era uma participação mútua. As pessoas cantando e louvando a Deus e, por sua vez, trabalhando com e através das pessoas, se isso faz algum sentido. Não era estagnante. Havia esse tipo de fluxo indescritível em tudo.

Os aspectos exteriores do culto ortodoxo não me eram de todo estranho, no entanto, como se curvar e a prostração. Levei algum tempo para me tornar confortável com o uso de ícones, especialmente vindo de um ambiente tão iconoclástico, então eu li "Sobre as Imagens Sagradas", novamente escrito por São João de Damasco. A maneira como ele defende o uso de ícones me impressionou e depois daquilo não tive mais dúvidas sobre como os ícones não são apenas arte religiosa, mas um componente importante da doutrina da Encarnação do Filho de Deus. 

Kevin: Sim, eu acho um livro muito importante. Fico feliz que você leu os primeiros escritores patrísticos e não apenas interpretações da Ortodoxia. Isso é muito importante.

George, como estamos chegando a nossa última pergunta, sua experiência como cristão, como cristão ortodoxo, mudou você e como você descreveria essa mudança?

George: Bem, me mudou de forma tão profunda que eu sinto que não só me mudou, mas que é um processo contínuo. Eu posso passar um show inteiro apenas falando sobre esta questão. Sinto que até então nem comecei a entender o significado real de morrer, ser enterrado e ressuscitado com Cristo. Eu sei agora que minha vida deve estar centrada em morrer para o meu eu antigo, meu velho processo de pensamento, minha visão antiga da vida, a maneira como eu vejo a mim e aos outros e como lido com meu vizinho.

Tem sido uma experiência maravilhosa de mudança de vida e, para ser sincero, uma das mais terríveis ao mesmo tempo. Ser batizado em Cristo tem sido como ter um espelho colocado diante de mim. Isso me obrigou a me olhar com honestidade, todos os meus pecados e deficiências. Não há Deus enganador e estou aprendendo que ter um relacionamento real com Ele significa que eu tenho que ser honesto comigo primeiro, antes que eu possa me oferecer a Deus.

Pela primeira vez na minha vida, eu sei o que o amor realmente é, e sei que isso parece muito cliché, mas, como diz o Senhor, "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos". Não existe maior amor do que dar a vida, o marido por sua esposa, a esposa por seu marido, um pai por seu filho e assim por diante; morrer e nos esvaziar por causa dos outros é um ato verdadeiramente divino que Cristo fez por todos nós em primeiro lugar. Este é definitivamente o amor verdadeiro. Pela graça de Deus, que eu e cada um de nós coloquemos em prática.

Kevin: Bem George, muito obrigado por compartilhar sua incrível história, nossas orações estarão com você.

George: Muito obrigado Kevin e obrigado a Ancient Faith Radio, que Deus os abençoe a todos.

Kevin: E obrigado a todos por nos ouvir.

Parte 1 - Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário