quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Cartas a dois Filhos Espirituais - Sobre o Mundo (Ancião Ephraim de Philotheou e Arizona)




Que um anjo de Deus, meu filho, siga você e mostre o caminho de Deus e de sua salvação. Amém; que assim seja. Rezo para que Deus lhe dê saúde de alma, pois este é um dom especial de filiação que é concedido apenas sobre as almas que foram completamente dedicadas ao culto e ao amor a Deus.

O mundo atrai a juventude como um ímã; as coisas mundanas têm grande poder sobre a alma recém-iluminada, que acaba de encontrar seus rumos, que vê seu propósito na vida e tem o dever chamando-a. "A amizade com o mundo é inimizade com Deus. Quem, portanto, quer ser um amigo do mundo, se torna um inimigo de Deus". [1] Deus guardou prazeres para a eternidade, pois tanto Ele quanto nossa alma são eternas. Não há comparação entre os prazeres do mundo e os prazeres puros de Deus.

Os prazeres do mundo são obtidos com trabalho e despesas, e após o seu gozo momentâneo, são seguidos de várias consequências, de modo que são incorretamente chamados de prazeres. Os prazeres de Deus, no entanto, não têm tais consequências, porque os prazeres espirituais aqui na Terra são as primícias de uma série eterna de prazeres e deleites no reino de Deus. Ao passo que, ao contrário, alguém que foi corrompido pelos prazeres do mundo, é obrigado a submeter-se à condenação eterna junto com o primeiro instigador da corrupção, o diabo.

O tempo de nossa vida, meu filho, nos foi dado como uma soma em dinheiro para que possamos, cada um de nós, negociar pela nossa salvação e, dependendo do tipo comércio que negociamos, nos tornaremos ricos ou pobres. Se aproveitarmos o "dinheiro" do tempo negociando para aumentar nossa riqueza espiritual, então seremos realmente comerciantes especializados, e ouviremos a voz abençoada: "Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."[2]

No final de nossa vida, será exigida uma conta exata de cada um de nós: como e onde gastamos o "dinheiro" do tempo, e ai de nós, se o tivéssemos desperdiçado nos cinemas, nos entretenimentos, na devastação, em fúteis sonhos, prazeres carnais. Então, que defesa nossa língua amarrada será capaz de proferir, e como poderemos levantar nossos olhos e ver o nosso Cristo, quando Ele enumera as inúmeras benfeitorias que Seu amor ilimitado e abundante derramou sobre nós?

Agora que temos tempo, agora que o "dinheiro" do tempo ainda não foi gasto completamente e ainda o temos à nossa disposição, reflitamos sensivelmente sobre o mundo indolente que procura roubar-nos. Deixe-nos empurrá-lo como um cão morto, putrefato, e com esse "dinheiro", vamos nos dirigir para comprar obras preciosas que, quando tentadas pelo fogo, se tornarão muito brilhantes, presentes dignos de nosso Deus Santo, aptos a ser usados como uma decoração na Santa Jerusalém do céu. Não devemos comprar palha, isto é, obras puníveis da escuridão, pois iremos descer com eles no eterno fogo da condenação, onde a multidão de pessoas que desviaram os dons de Deus, colherão tudo o que semearam. Semeie bom trabalho com lágrimas, e então, em um momento de provação, você colherá e aproveitará os feixes de vida eterna!

2. É por Deus que você está sendo testado, porque Ele está treinando você para a batalha; Ele está exercitando você, assim como os soldados que são treinados através de trabalhos severos, em seus campos de treinamento. Lá, primeiro eles aprendem a teoria da guerra, e depois, ao som da trombeta da guerra real, como eles já foram treinados, eles se apressam na batalha com a garantia interior de que sabem lutar e estão prontos para sacrificar-se por uma causa e ideal.

Você também está em uma situação semelhante: desde que você foi chamado para se tornar soldado de Cristo e lutar contra o inimigo dele, ele treina você para determinar seu amor para com Ele: "Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama"[3] Tomem coragem, meus filhos; permaneçam leais e dedicados a Ele, que os amou com amor perfeito.

Participe da oração; persevere na oração, e isso colocará tudo em ordem. Não se renda; permaneça firme em seu objetivo sagrado. Permaneça ao lado de Jesus para viver com a felicidade espiritual. Não há felicidade em nenhum outro lugar, exceto em Cristo. A chamada "felicidade" fora de Cristo é incorretamente chamada de felicidade, uma vez que é obtida com meios repreensíveis, acaba rapidamente e leva o homem à eterna infelicidade.

Lute, meu filho; Os anjos estão tecendo coroas de flores do paraíso. Nosso Cristo considera a luta como um martírio - o que é mais excelente do que ser um mártir por Cristo!

3. Recebi sua carta, meu filho, e todos nos regozijamos com seu desejo firme e maravilhosa aspiração pelo monaquismo. "Eu escolhi ser um pária na casa de meu Deus, em vez de habitar as tendas dos pecadores". [6] Que nenhum outro amor o separe do amor de Cristo; considere todo o resto o como lixo, para que você possa ganhar Cristo. Os sofrimentos desta vida presente não merecem ser comparados com a futura glória que será dada àqueles que lutam. [7] Agora é o tempo para lutas, aflições e trabalhos para Deus; o futuro é o tempo para as coroas de glória eterna, recompensas, louvores e convivência com os santos anjos ao lado do trono supremo de Deus.

A juventude passa silenciosamente; os anos rolam silenciosamente, imperceptivelmente, como a água em um riacho; as horas desaparecem como fumaça no vento. É assim que a vida presente passa e desaparece. Os lutadores de Deus avançam em prol de prêmios eternos de glória, enquanto os indolentes e os amantes do mundo, seguem em direção a uma condenação eterna com os demônios.

As seduções do mundo e seus prazeres se transformarão em aflição e dor eternas para aqueles que se deleitam com eles, se não se arrependerem. Ao contrário, para o povo de Deus, uma pequena privação será recompensada por uma eterna felicidade e bem-aventurança de Deus.

Não permita que o afeto familiar o impeça; reflita que você estará sozinho na hora da morte, e então você precisará ter Deus como um ajudante. Então, se você O ama mais do que eles, você O terá. Mas se você sucumbir, você colherá os remédios amargos por sua conta. Então, pelo amor de nosso Cristo, tome a decisão e comece sua nova vida.

+++

4. (Para uma filha espiritual)

Tudo depende da sua vontade. Rogue a nossa Panagia com muito fervor, para aquecer seu desejo de santidade, para que você decida com abnegação, renunciar ao mundo voraz junto com esse sonho que se chama vida e seguir a Cristo, o Noivo, que lhe dará a Si mesmo e Seu amor mais amável, e você considerará digna de se tornar uma herdeira de seu reino. Rogue a Panagia para ajudá-la a tomar a decisão sagrada, e quando ela fizer, faça o sinal da cruz e siga a voz salvífica de Jesus, dizendo: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. "[8]

Na hora terrível da morte, ninguém nos ajudará; apenas as boas obras que fizemos para Deus e nossa alma nos ajudarão. Portanto, uma vez que a vida monástica em geral consiste em Obras de Deus que são muito favoráveis à salvação de nossa alma, por que não devemos sacrificar tudo para viver uma vida que nos tornará ricos no reino de Deus? "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" [9]

A vida do homem passa por um fio; a cada passo, nossa vida se equilibra. Quantos milhões de pessoas acordaram de manhã, para nunca mais ver a noite? Quantos milhões de pessoas adormeceram e nunca acordaram? Na verdade, a vida do homem é um sonho. Em um sonho, vemos coisas que não existem: ele pode ver que ele é coroado de um rei, mas quando ele acorda, ele vê que, na realidade, ele é apenas um indigente.

Nesta vida em que vivemos, o homem trabalha para tornar-se rico, tornar-se educado, ter uma vida fácil, tornar-se grande; mas, infelizmente, a morte vem e frustra tudo. Então, pelo que ele trabalhou por toda a sua vida é tomado por outros, enquanto ele deixa a vida com uma consciência culpada e uma alma suja. Quem é sábio e entenderá estas coisas, renunciará a elas e seguirá a Cristo, o Noivo, de modo que todas as obras que ele fará serão recompensadas infinitamente em Seu reino?

Sempre, minha filha, lembre-se da morte e do julgamento de Deus que inevitavelmente sofreremos. Tenha em mente o temor de Deus e o choro pelos seus pecados, porque as lágrimas conspiram a favor alma do que chora.

5. Minha filha espiritual, rezo para que a paz e a alegria divina possam acompanhar sua vida. Amém.

Recebi sua carta e vi sua alegria. Rezo para que essa alegria seja o primogênito de uma colheita espiritual contínua, de uma nova vida totalmente dedicada ao amor incomparável de Deus. Agora você experimentou os frutos do Espírito. Se você está tão revigorada por experimentar um pouco, quanto mais será revigorada quando você se encontrar em um ambiente completamente espiritual!

Em todo lugar e até o fim de nossa vida, sofreremos tentações: mesmo em um mosteiro, mesmo no deserto, se acontecer de estarmos lá. No entanto, se estamos longe do mundo, teremos liberdade para lutar a batalha em um lugar aberto, onde poderemos reunir reforços espirituais para nos ajudar, com grandes esperanças de ganhar eternamente o prêmio, pelo qual seremos chamados ao céu. [10] Aqui não temos uma estadia contínua, mas buscamos um futuro, eterno e glorioso! [11] A forma deste mundo está passando, [12] enquanto aquele que faz boas obras habita nos séculos. 

Luta, minha filha, com toda a sua força. Não dê alegria a Satanás, negligenciando seus deveres, mas dê-lhe amargura, executando-os com precisão e avidez. Satanás não vai parar de disparar flechas envenenadas contra você, com vários pensamentos, especialmente com pensamentos sujos. Mas prepare-se para batalhar valentemente para obter a coroa incorruptível. Assim que um mau pensamento aparecer, destrua imediatamente a fantasia e diga a oração imediatamente, e eis que sua libertação virá!

Não tenha medo quando você vê a batalha, para que não perca a moral; mas invoca o Deus Todo-Poderoso e humilhe-se muito. Repreenda-se com os piores nomes e convença-se de que é assim que você realmente é. E então, a partir deste ponto, comece a batalha com a oração. Tenha cuidado, pois a batalha que conduzimos não é leve; temos que lutar com principados e poderes, e é preciso prudência e cautela para lutar bem, pois algo bom não é bom, se não for feito corretamente.

Rezo para que você tenha uma boa luta e tenha cuidado com as pessoas com as quais você mantém companhia ...

Com muitas orações e bênçãos,
Seu humilde ancião.


Counsels from the Holy Mountain - Ancião Ephraim de Philotheou

Notas:

1.Tg. 4: 4
2. Mt. 25:23. OCIC Ed .: Compare com esta passagem da conversa de São Seraphim de Sarov com Nicholas Motovilov:
"O que você quer dizer com a aquisição do Espírito de Deus?" Eu perguntei ao padre Seraphim. "De alguma forma, eu não entendo isso".


"Adquirir é o mesmo que a obtenção", ele respondeu. "Você entende, é claro, o que significa ganhar dinheiro? Adquirir o Espírito de Deus é exatamente o mesmo. Você sabe bem o que significa em um sentido mundano, sua piedade, como adquirir. O objetivo na vida das pessoas mundanas comuns é adquirir ou ganhar dinheiro, e para a nobreza é isso e receber honras, distinções e outras recompensas por seus serviços ao governo. A aquisição do Espírito de Deus também é capital, mas gratificante e eterno, e é obtido de maneiras muito semelhantes, quase das mesmas maneiras que o capital monetário, social e temporal.

"Deus, o Verbo, o Deus-Homem, nosso Senhor Jesus Cristo, compara nossa vida com um mercado e a obra de nossa vida na Terra, ele chama de comércio e diz a todos: Negociai até que eu venha (Lc. 19:13 ), redimindo o tempo, porque os dias são maus (Efésios 5:16). Ou seja, aproveite ao máximo o seu tempo para obter bênçãos celestiais através dos bens terrestres. Os bens terrestres são as boas obras feitas por amor de Deus e nos conferem a graça do Espírito Santo.


"Na parábola das virgens sábias e tolas, quando as tolas não tinham óleo, diziam: "Vá e compre no mercado".

3. cf. JN. 14:21
4. cf. ROM. 11:33
5. 1 Cor 2: 9
6. Ps. 83:11
7. cf. ROM. 8:18
8. Mt. 16:24
9. Mc 8:36
10. Phil. 3:14
11. Heb. 13:14
12. 1 Cor. 7:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário